É só vislumbrar as árvores decoradas, as guirlandas, os sinos, os presépios e outros itens tradicionais do período natalino que muita gente corre para comprar presentes para familiares e amigos queridos e acaba perdendo o controle das finanças.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), dois em cada 10 consumidores gastam mais do que podem com as compras de Natal.
As maiores vítimas desses atos impensados são as mulheres (23%) e as pessoas de classe C, D e E (22%). A mesma pesquisa mostra que 5% dos consumidores brasileiros adiam despesas para gastar em compras natalinas.
Para baixar ainda mais esses índices, hoje, a Konnet Telecom apresenta 5 aplicativos de consumo consciente. Confira:
- Zoom: Não, não estamos nos referindo ao Zoom Meetings, a plataforma de videoconferência, mas ao Zoom, um aplicativo de comparação de preços. Com ele, é possível comparar preços de produtos de diversas categorias, desde Moda e Acessórios até TV e Eletrônicos. O app acumula funções, como a de favoritar produtos preferidos, filtrar especificações e conferir histórico de oscilações de preço no mercado. Ah, e é bom ficar ligado no Cata-Pechincha, seção que reúne as melhores ofertas do site, e no Zoom Garante, que promete a devolução do dinheiro em até 5 mil reais caso o produto não chegue na casa do cliente. Ele está disponível para Android, iOS e web.
- Cuponeria: Fundado em 2011 pelos empresários Nara Iachan, Thiago Brandão e Lionardo Nogueira, o Cuponeria reúne cupons disponíveis em diversas lojas, como Casas Bahia, Submarino, O Boticário, Americanas, Habib’s e Marisa. Ele também permite filtrar os resultados de acordo com a localização do usuário. Com tantos descontos em lojas físicas e virtuais, dá para economizar muito dinheiro. O app gratuito está disponível para Android, iOS e web, sendo possível adicionar a extensão do Cuponeria no Google Chrome.
- Escambo: E, afinal, quem disse que precisamos gastar dinheiro no Natal? No Escambo, os usuários são incentivados a trocar produtos, mercadorias e serviços ao invés de comprá-los. Óculos, carteira, bicicleta, computador… Tudo valendo! O aplicativo funciona como o Tinder: a negociação só começa depois que os produtos de dois usuários derem match. Fácil e intuitivo, ele está disponível para Android. Bondsy, Scambits e Tradr são aplicativos semelhantes.
- Creative Ideas – DIY & Craft: Esse aplicativo é para quem quer sair da caixa e se aventurar pelo Do It Yourself, ou DIY, um método de construção, modificação ou reparação das coisas sem ajuda direta de especialistas (a tradução direta para português é “Faça Você Mesmo”). Com o Creative Ideas – DIY & Craft, o usuário pode visualizar ideias interessantes, entender o modo de colocá-las em prática e compartilhar seus experimentos. Além disso, é possível fazer presentes personalizados para quem se ama, gastando pouco ou nenhum dinheiro. O app está disponível para Android.
- Moda Livre: Consumo consciente tem tudo a ver com cidadania. E ninguém quer financiar uma empresa antiética nesse Natal, né? Por isso, é sempre importante averiguar se as empresas envolvidas na produção e distribuição do produto estão envolvidas em casos de corrupção ou outras atitudes criminosas. O Moda Livre informa o usuário se as principais varejistas de roupas do país tomam medidas para evitar a mão de obra escrava, por exemplo. As empresas são classificadas em verde, amarelo e vermelho, com base em quatro critérios: políticas, monitoramento, transparência e histórico. O app foi desenvolvido pela ONG Repórter Brasil. Ele está disponível para Android, iOS e web.
Você gostou do nosso artigo e quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre Tecnologia? É só acessar o site ou as mídias sociais da KONNET.