3 museus sobre a Internet (e na Internet!) para conhecer

História da Internet, Web Design, Arquivos Multimídia… Tudo isso está colecionado e acessível em museus digitais sobre a Internet.

31/03/2021 18:34
...

Você conhece a História da Internet? Já parou para pensar em quantos arquivos multimídia estão disponíveis na rede? E em como era o design dos sites das maiores empresas do mundo, como a Netflix e o Google, antigamente?

 

Felizmente, existem museus que reúnem informações incríveis e contam com acervos gigantescos, que nos ajudam a compreender esse enorme fenômeno chamado Internet. E o melhor de tudo é que eles estão (é claro) acessíveis na rede.

 

No artigo de hoje, a Konnet Telecom apresenta três museus sobre a Internet (e na Internet!) para você conhecer. Confira!

 

 

  1. Symbolics.com: O Symbolics.com é o primeiro site registrado com o domínio “.com” na História da Internet e, não por acaso, os seus criadores desenvolveram uma série de iniciativas para celebrá-la. Uma delas é um museu digital, que faz uma viagem no tempo, abordando desde a criação da ARPAnet, do HTML, do e-mail e dos emoticons, até tempos mais recentes, com a chegada do Wi-Fi, do Google, do YouTube, do Twitter e do Minecraft. Às gerações mais velhas, é um ótimo recurso para revisitar a História da Internet e, às mais novas, para conhecê-la. O Symbolics.com também desenvolveu um e-book gratuito sobre a História da Internet, que aborda a tecnologia por trás da Internet, a criação da World Wide Web, o Sistema de Nome de Domínio (DNS), os bens imóveis digitais como classe de ativos e o blockchain e a economia digital.

 

...

 

 

  1. Web Design Museum: Os designers ficam loucos com o Web Design Museum, que exibe uma seleção criteriosa de mais de 1.600 sites da Web, mostrando as tendências do Web Design entre os anos de 1991 e 2006. Netflix, Microsoft, Skype, Nintendo, Apple, Yahoo!, Wikipedia, Facebook, Twitter, Spotify… Os sites oficiais das grandes empresas (e das menores também!) estão disponíveis neste museu digital, cujo objetivo é criar um acervo de tendências do Web Design para estudo, inspiração e incentivo dos designers atuais. É possível acessar galerias, timelines e exibições como “Bad and Ugly Websites”, “Web Banners in the 90s” e “Hollywood Movies Websites”. Confira!

 

...

 

  1. Internet Archive Wayback Machine: A Internet Archive Wayback Machine é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1996. Localizada em São Francisco, Califórnia, ela também conta com uma biblioteca digital formada por arquivos multimídia de informações. São 25 anos de coleta ininterrupta, contabilizando 475 bilhões de páginas da Web; 28 milhões de livros e textos; 14 milhões de gravações de áudio, incluindo 220 mil shows ao vivo; 6 milhões de vídeos, incluindo 2 milhões de edições de telejornais; 3,5 milhões de imagens e 580 mil programas de software. O objetivo maior da organização é acessibilizar o conhecimento para todos e todas, provendo acesso livre para pesquisadores, historiadores, estudantes, pessoas com deficiência e o público em geral.

 

...

 

 

Você gostou do nosso artigo e quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre Tecnologia, Educação, Saúde, Economia, Segurança e Arte? É só acessar o site ou as mídias sociais da Konnet Telecom.

 

Mais conteúdos que podem te interessar:

3 plataformas para consumir Arte sem sair de casa

 

Vamos falar sobre cultura do cancelamento na Internet?

 

Conheça 6 mulheres que fizeram (e fazem) diferença na Tecnologia