3 plataformas para consumir Arte sem sair de casa

Conheça ferramentas digitais que trazem o cinema, o teatro e o museu até você

30/12/2020 13:16
...

Desde que o período de quarentena e de isolamento social começou, quem nunca sentiu saudade de ir ao cinema, ao teatro e ao museu? Ou, ainda, de assistir a shows, musicais e stand-up?

 

Sim, nós sabemos que a saudade de consumir Arte e Cultura é enorme e, por isso, hoje, a Konnet Telecom apresenta três plataformas para apreciar cinema, teatro e exposições museais através da internet. Assim, é possível ampliar o repertório cultural sem sair de casa!

 

Confira:

 

  1. Saudades do Cinema? Conheça a MUBI.

 

...

 

Todo mundo já conhece a Netflix e a Amazon Prime Video, mas poucos conhecem a MUBI. A plataforma de streaming de filmes conquistou o coração dos amantes da Sétima Arte ao aproximar o Cinema dos internautas por meio da Internet.

 

Mas não é qualquer tipo de Cinema, não! A MUBI oferece filmes “cult”, ou seja, produções que estão fora da rota comercial e são consideradas originais e conceituais. Além disso, a MUBI trabalha com curadorias, ou seja, todos os dias, especialistas em Cinema selecionam um filme para seus usuários assistirem.

 

Os filmes podem se estender a diferentes gêneros, países e épocas. Alguns exemplos de produções já selecionadas são o longa estadunidense “Farewell, Meu Amor” (2020), o chinês “So Long, My Son” (2019), o brasileiro “Central do Brasil” (1998) e o norueguês “The Wayward Girl” (1960).

 

A plataforma também disponibiliza informações sobre os filmes selecionados, como a composição do elenco e da equipe, os prêmios recebidos, os filmes relacionados e as opiniões dos críticos de cinema e do público em geral. Além disso, ela possui uma seleção de “Especiais”, na qual inclui double features, retrospectivas de cineastas e destaques dos maiores festivais de Cinema.

 

E, para os que são muito cinéfilos, a MUBI oferece o Notebook, serviço que seleciona notícias, reportagens, artigos de opinião e outros conteúdos jornalísticos sobre os filmes.

 

As produções selecionadas por curadores ficam disponíveis por 30 dias após sua publicação e depois saem do ar, instigando o usuário a consumir os filmes em tempo.

 

A assinatura do MUBI custa R$ 27,90 por mês, mas, se o usuário decidir pagar por um ano inteiro antecipadamente, cada mês custa R$ 19,90. Além disso, é possível fazer um teste gratuito de 7 dias.

 

Hoje, a plataforma conta com quase 11 milhões de assinantes ao redor do mundo e está disponível em mais de 190 países.

 

 

  1. Saudades do Teatro? Confira o Espetáculos Online.

 

...

 

A plataforma gratuita e colaborativa Espetáculos Online reúne um acervo de centenas de peças de teatro brasileiras. Aliás, não somente peças de teatro, mas também performances, apresentações circenses, musicais e stand-up.

 

O usuário pode escolher entre peças de conteúdo infantil ou adulto. Além disso, artistas e produtores também podem enviar seus materiais para publicação no site, após análise dos organizadores.

 

Algumas peças em cartaz são as infantis “A bruxinha que era boa” e “A Borralheira” e as adultas “A Arte da Comédia” e “A Invenção do Amor”.

 

 

  1. Saudades dos museus? Explore no Google Arts & Culture.

 

...

 

A plataforma Google Arts & Culture é uma ótima opção para quem quer adquirir conhecimento e explorar novas culturas. Gratuita, ela disponibiliza uma série de recursos, como visitas em museus a partir da tecnologia de Street View e acesso a exposições virtuais.

 

É possível, por exemplo, fazer um tour pelo Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) e pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio). Ou, se quiser viajar para mais longe, o usuário pode explorar exposições no Museu da Cidade de Nova Iorque ou no Museu Nacional de Tóquio. São mais de dois mil museus ao redor do mundo, contando com seis mil exposições e seis milhões de artefatos e obras de arte.

 

Com a pandemia de Covid-19 e o fechamento de museus e centros culturais, os acessos ao Google Arts & Culture mais do que dobraram. E não é para menos: além de visitas e exposições, a plataforma oferece uma série de projetos paralelos. O usuário pode, por exemplo, montar quebra-cabeças de obras de arte famosas, descobrir qual é o objeto de sua casa que se parece com um objeto pintado por Vincent Van Gogh ou explorar mais de 100 mil trabalhos artísticos a partir das suas cores predominantes.

 

Além disso, o Google Arts & Culture oferece ferramentas de exploração, dividindo as seções por artista, material, movimentos de arte, eventos históricos, figuras históricas e lugares. É possível, também, descobrir os museus mais próximos do usuário.

 

 

Gostou das nossas dicas e quer ficar por dentro de outras produções da Konnet Telecom? Fique ligado no site e nas mídias sociais.

 

Confira mais conteúdos que podem te interessar:

Quais são os impactos da pandemia na Educação - e como eles podem afetar o futuro