Da MPB ao Rock and Roll: 7 músicas sobre tecnologia

A tecnologia está cada vez mais presente nos conteúdos das canções, independentemente do gênero musical ao qual ela pertença.

09/02/2021 13:00
...

A música é uma das formas de expressão da cultura. Além de exercer importante função na construção de identidades e acompanhar as pessoas em diversos momentos, assumindo um grau alto de importância em suas vidas, ela retrata os anseios e os questionamentos de um tempo histórico.

 

Por isso, desde o final do século XX, com a ascensão e a velocidade cada vez maior das inovações tecnológicas, a tecnologia vem ganhando um espaço progressivo nos conteúdos das canções.

 

Esse fenômeno enquadra todos os gêneros musicais, perpassando pela Música Popular Brasileira (MPB), pelo Reggae, pelo Sertanejo, pelo Rock and Roll, pelo Funk, pela Eletrônica, pelo Pop…

 

Hoje, a Konnet Telecom apresenta 7 músicas sobre a tecnologia que você precisa conhecer. Confira:

 

 

  1. MPB: Em 1997, quando a Internet ainda era uma criança, Gilberto Gil, um dos maiores cantores e compositores do Brasil, mostrou que a tecnologia não está diretamente ligada à idade. Na época, somando 56 anos, ele lançou a música “Pela Internet”, um show de expertise sobre o assunto. Além de fazer jogos de palavras comuns da web, como home-page, gigabytes e hot-link, ele celebra as facilidades que a Internet permite, como a acessibilidade da informação, a rapidez das mensagens e a conexão entre pessoas de diversos países. Aludindo ao primeiro samba gravado no Brasil, denominado “Pelo Telefone”, “Pela Internet” foi a primeira música a ser transmitida ao vivo pela web no país.

 

 

 

  1. Reggae: Gilberto Gil não para. Em 2018, ano em que celebrou 76 anos de vida, o cantor e compositor lançou uma continuação para a música “Pela Internet”. “Pela Internet 2”, nascida 21 anos depois da canção primogênita, retratou mudanças profundas na presença da tecnologia no cotidiano das pessoas. Dessa vez, o artista faz referência aos sites de viagem, às lojas digitais, ao iPhone e a aplicativos como o iTunes, WhatsApp, Instagram, Facebook, FaceTime, Google Maps e Waze. Tudo isso embalada por um ritmo de reggae que combinou com o álbum no qual a música foi lançada, “OK OK OK”.

 

 

  1. Sertanejo: A terceira dica da Konnet é para os sertanejos do Brasil. “Senha do Celular”, de Henrique & Diego, quebra o coração dos ouvintes ao retratar a traição conjugal pelo celular. “Eu descobri a senha do seu celular / E machucou tudo que eu vi / Eu fui na sua página e no seu Whatsapp / Vi suas mensagens todas”, canta a dupla cuiabense. Ah, é triste como a tecnologia pode auxiliar ações imorais como a traição, mas é sempre bom lembrar que invadir a privacidade do parceiro nunca é uma boa ideia, okay?

 

 

  1. Rock and Roll: Uma coisa é certa: todo mundo que gosta (nem que seja um pouquinho!) de Rock and Roll conhece The Rolling Stones, uma das bandas britânicas de maior sucesso de todos os tempos. Acontece que, em 1981, o grupo lançou a música “Start Me Up”, que ganhou destaque na mídia e no público. Com o refrão dançante “If you start me up / If you start me up / I’ll never stop” referindo-se à tecnologia das máquinas, a canção chamou a atenção até da Microsoft, que pagou cerca de R$ 3 milhões para usá-la em sua campanha de marketing do Windows 95. Quer mais tecnologia do que isso?

 

 

  1. Funk: A tecnologia não está atrelada apenas ao universo da informática. Na verdade, ela atinge todas as áreas da atuação humana, como o Direito, o Jornalismo, a Administração e a Medicina. Por isso, a gente não poderia deixar de fora uma das músicas mais emblemáticas do atual cenário brasileiro: “Bum Bum Tam Tam”, do MC Fioti. Remix da canção original, de mesmo nome, o funk faz referência à vacina CoronaVac, do Instituto Butantan, um exemplo de tecnologia aplicada à medicina.

 

 

  1. Eletrônica: Junto de “Start Me Up”, está na hora de mais uma música do século passado. Dessa vez, a dica é “Computer Love”, dos Kraftwerk, os pais da música eletrônica. Lançada em 1981, a música parecia prever que os seres humanos matariam a solidão nas telas de suas televisões e que acabariam “apaixonados” por seus computadores. Quase psicodélico, o clipe brinca com imagens do futuro que se imaginava na época e, neste, a tecnologia é cada vez mais presente na vida das pessoas. O que os Kraftwerk não imaginavam é que, com o decorrer do tempo, os aparelhos ficariam cada vez menores.

 

 

  1. Pop: A última dica da Konnet é muito nostálgica para quem gostava de navegar no YouTube em 2015. Naquele ano, o youtuber Whindersson Nunes, à época pouco conhecido, postou uma paródia da dramática canção “Hello”, de Adele. O vídeo foi um dos impulsionadores da carreira de Whindersson, que, com o clássico refrão “Qual é a senha do Wi-Fi?”, conquistou (por enquanto!) 76 milhões de visualizações. Não é pouco!

 

 

 

 

Você gostou do nosso artigo e quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre Tecnologia, Saúde, Educação, Economia, Segurança e Arte? É só acessar o site ou as mídias sociais da Konnet Telecom.

 

Mais conteúdos que podem te interessar:

3 plataformas para consumir Arte sem sair de casa

Conheça 10 robôs lançados recentemente pela indústria da tecnologia

10 aprendizados em “O Dilema das Redes”