Acelerador de Internet funciona? Saiba mais aqui!

Quando você usa um acelerador de Internet, ele implanta um tipo diferente de protocolo que ajuda a melhorar o desempenho da rede... 

19/03/2020 19:00
Acelerador de Internet funciona

Os aceleradores de Internet são softwares projetados para acelerar sua experiência de navegação.

Eles foram, originalmente, projetados para conexões discadas mais lentas. Mas agora muitos usuários de banda larga usam um acelerador de Internet como o Google Web Accelerator para acelerar sites e gráficos que tendem a baixar lentamente.

Os primeiros aceleradores de Internet pareciam falsos, pois tendiam a fazer mais mal ao seu PC do que bem. Muitos dos aceleradores de Internet mais antigos prometeram uma conexão com a Internet mais rápida. 

Mas uma vez que você começava a usá-lo, baixavam adware, pop-ups e outros aborrecimentos que realmente diminuíam o desempenho do seu PC em vez de melhorar sua experiência de navegação.

A nova geração de aceleradores de Internet é uma melhoria em relação aos programas mais antigos e a maioria deles realmente funciona e ajuda a acelerar sua experiência de navegação. 

A maioria dos novos aceleradores de Internet trabalha com uma ampla variedade de tipos de conexão e não contém anúncios de adware e pop-up. 

Alguns dos programas chegam ao bloqueio de pop-ups, oferecendo recursos adicionais, como aprimoramento de tarefas de e-mail e abertura de anexos.

Então, o que exatamente é um acelerador de Internet e como ele funciona?

O que é um acelerador de Internet?

Embora a maioria dos aceleradores de Internet seja confiável e faça o que eles dizem que farão, ainda é importante fazer sua lição de casa antes de escolher e instalar um acelerador de Internet. 

Como qualquer outra coisa que você baixa da Internet, ainda há uma chance de que ela possa conter malware. 

Portanto, dedique um tempo para ler as críticas e conversar com outras pessoas antes de escolher um acelerador de internet.

Uma vez instalado no seu PC, ele permanece na bandeja do sistema e funciona com o navegador para acelerar sua experiência de navegação na web. 

Os aceleradores de Internet estão disponíveis nas versões gratuita e paga e foram projetados para funcionar com uma ampla variedade de sistemas operacionais.

Existem várias tecnologias diferentes que podem ser usadas para acelerar o seu navegador. O tipo mais popular é o que é comumente chamado de cache ou um acelerador de antecipação, que também oferece tecnologia que otimiza sua conexão de rede.

Quando você usa um acelerador de Internet, ele implanta um tipo diferente de protocolo que ajuda a melhorar o desempenho da rede. 

O protocolo é conhecido como PTP ou Proprietary Transport Protocol e usa uma abordagem personalizada que se ajusta automaticamente ao tipo de rede que você está usando, o que resulta em uma navegação mais rápida na web.

O que é um acelerador de Internet
Quando você usa um acelerador de Internet, ele implanta um tipo diferente de protocolo que ajuda a melhorar o desempenho da rede

Afinal, o acelerador de Internet funciona?

Quando você usa um acelerador de Internet, ele implementa a tecnologia de compactação que aproveita ao máximo os dados da imagem, compactando-os para carregamento mais rápido. 

O resultado final são páginas da web que podem ser acessadas em segundos após o download e sem sacrificar a qualidade da imagem.

Os componentes típicos que podem ser compactados para carregamento mais rápido incluem texto da página da web, elementos da página da web, como codificação HTML e JavaScript, gráficos e vários componentes de e-mail. 

Os dados online que não podem ser compactados incluem páginas seguras que utilizam criptografia SSL (Secure Socket Layer), como a página de login da sua instituição financeira, streaming de vídeo e áudio e certos arquivos que contêm mídia.

acelerador de Internet funciona
O acelerador de Internet implementa a tecnologia de compactação para carregamento mais rápido.

Como testar a velocidade da conexão?

O processo real de medir a velocidade da sua conexão é simples. O padrão ouro para isso é o Speedtest.net, mas você pode encontrar outros testadores de velocidade de Internet clicando aqui.

Para obter resultados mais próximos da realidade da sua Internet, o recomendado é que seja feito em um computador conectado por cabo ao roteador.

Depois, basta clicar em “iniciar” ou “start” para começar o teste e obter os resultados.

Conheça outros metodos para testar a velocidade de sua conexão!

5 dicas para melhorar a qualidade de sua Internet

1. Otimize a sua máquina

Existem muitos aplicativos no seu computador que podem estar usando a Internet, possivelmente alguns sem que você saiba.

Atualizações do Windows, verificações e atualizações de segurança, pop-ups do media player, aplicativos de bate-papo instantâneo, Skype e abas de sites abertos podem afetar a velocidade da sua banda larga.

2. Atualize o seu roteador

O equipamento antigo pode ser a causa direta da sua conexão lenta à Internet. E não estamos falando apenas de um roteador ou modem sem fio antigo. 

Também queremos dizer computadores antigos e desatualizados, laptops, dispositivos móveis ou outros equipamentos. Um roteador sem fio antigo, por exemplo, pode não estar usando os mais recentes padrões de Wi-Fi. 

A tecnologia do seu roteador Wi-Fi permite suportar taxas de bits de streaming mais altas. O padrão 802.11ac mais amplamente adotado pode suportar uma taxa de bits muito mais alta que a geração anterior, 802.11n.

3. Avalie os aplicativos que consomem a sua rede

Para aumentar sua velocidade, desligue os aplicativos que você não está usando ativamente, bem como quaisquer serviços de streaming com muita largura de banda, como o Netflix e o Spotify.

Para fazer isso:

  • No PC, pressione ALT + CTRL + DEL para abrir o gerenciador de tarefas para ver todos os programas em execução e fechar os que você não deseja;

  • Abra o Log de atividades para ver uma lista de tudo o que está sendo executado. Feche os que não são essenciais.

4. Posicione o seu roteador de maneira correta

Os roteadores sem fio funcionam enviando sinais de rádio para todas as direções. No entanto, como esses sinais são de frequência muito alta, eles têm um alcance relativamente curto. 

Além disso, como em todos os sinais de rádio, eles podem diminuir a velocidade ou serem bloqueados por objetos em seu caminho, degradando a qualidade do sinal e reduzindo a velocidade da Internet sem fio.

Uma maneira de aumentar sua velocidade é realocar seu roteador. Se você normalmente usa a Internet perto do roteador, provavelmente está bem. 

Mas se o seu roteador estiver localizado atrás de objetos e no canto da sua casa, os problemas de velocidade podem estar relacionados à distância ou obstáculos.

5. Aumente a velocidade de sua conexão

Se você já tentou de tudo e nada parece estar aumentando a velocidade da sua conexão com a Internet, sua última opção pode ser comprar mais largura de banda do seu ISP.

O ideal é que você fale com um especialista da empresa, para entender os planos e preços disponíveis e as condições para o upgrade.

Aqui na Konnet, por exemplo, oferecemos planos fixos de velocidade, com preços fixados para todos os nossos clientes. 

Conclusão

A velocidade da Internet pode sofrer interferências de diversos lados. Desde softwares desatualizados aos navegadores carregados de cache, tudo pode ser uma barreira para o seu pacote de dados.

Os aceleradores de Internet funcionam de forma bem simples e podem ser uma opção prática para eliminar dados inúteis do seu computador. 

No entanto, ele sozinho, pode não funcionar.

O ideal é que você verifique seus dispositivos e roteador em busca de atualização. à medida que a tecnologia de informação muda, o transporte e decodificação de dados precisa mudar também.

Por último, o ideal é que você busque planos de Internet que abraçam as suas necessidades de navegação, com velocidade, estabilidade e preços mais agradáveis.

Conte com a Konnet para ter os melhores planos disponíveis em Governador Valadares! Fale com um de nossos especialistas e saiba como melhorar a sua banda larga ou faça o upgrade para a conexão de fibra óptica!