Armazenamento em nuvem: o que é, como funciona, quem inventou e quais aplicativos usar

O armazenamento em nuvem está cada vez mais presente no nosso cotidiano. Mas você já sabe tudo sobre essa tecnologia?

22/03/2021 22:48
...

Você quer um aplicativo que armazene todos os seus arquivos, libere espaço nos seus dispositivos, não dependa de pen-drives ou HDs externos e ainda te permita trabalhar remotamente? Tudo isso com a única condição de estar conectado à Internet?

 

Os aplicativos de armazenamento em nuvem te permitem tudo isso. Com essa tecnologia, os tempos de armazenar fotos, vídeos, músicas, games, textos e planilhas em pen-drives e HDs externos acabou. É possível acessar arquivos até mesmo fora do país em que você reside - e sem nenhum dispositivo de armazenamento.

 

Talvez tudo isso não seja novidade para você. Mas você sabe o que é armazenamento em nuvem? Como ele funciona? Quem o inventou? E quais são os melhores aplicativos para você?

 

A Konnet Telecom preparou um material especial para você. Confira:

 

 

O que é armazenamento em nuvem?

 

...

 

O armazenamento em nuvem é a tecnologia que armazena um ou mais arquivos em um servidor on-line.

 

Isso significa que, hoje, pessoas e empresas não precisam fazer back-ups e guardar arquivos importantes em computadores, celulares, pen-drives ou HDs externos. Todos os vídeos, fotos, áudios e documentos podem ser armazenados com segurança via Internet.

 

Assim, os dispositivos ficam bem mais vazios e as pessoas e empresas podem acessar, editar, compartilhar e excluir os seus arquivos em qualquer momento e em qualquer lugar.

 

Ah, e isso tudo sem contar que, atualmente, com o avanço da tecnologia, também podemos armazenar contatos, games, aplicativos e softwares na nuvem. Muito bom, não é?

 

 

Como o armazenamento em nuvem funciona?

 

Todos os serviços providos pela web são armazenados em servidores, ou seja, um conjunto de HDs ligados em rede.

 

Com o armazenamento em nuvem, isso não é diferente: o conteúdo da nuvem é armazenado em um servidor on-line.

 

Os servidores ficam instalados em data centers, locais físicos com alto nível de segurança digital que estão espalhados em diversos países. Eles pertencem a uma determinada empresa, como Google Drive ou iCloud Drive. Nós falaremos delas mais adiante.

 

Os servidores se conectam com os PCs dos usuários usando portas, protocolo (HTTP) e nome do domínio.

 

A segurança é garantida através do login e da senha - e, em servidores mais avançados, também através da criptografia.

 

 

Quem inventou o armazenamento em nuvem?

 

Tudo começou com o cientista da computação estadunidense John McCarthy, que esboçou o conceito inicial de Cloud Computing (em português, Computação em Nuvem) em 1957.

 

McCarthy acreditava que, no futuro, tecnologias como a computação por tempo compartilhado (ou seja, um computador sendo utilizado por várias pessoas ao mesmo tempo) seria possível. Ele também acreditava que a computação seria considerada uma utilidade pública.

 

Joseph McCarthy. Foto: Época Negócios.
Joseph McCarthy. Foto: Época Negócios.

 

O conceito esboçado por McCarthy tomou forma ao longo dos anos, até que, na década de 1960, o físico Joseph Carl descobriu uma forma de conectar pessoas, permitindo o compartilhamento de dados e a comunicação em escala global com a ARPANET, a predecessora da Internet.

 

Inclusive, o termo “nuvem” já era utilizado para se referir à Internet, como algo que estava “no ar”. Os termos “computação em nuvem” e “armazenamento em nuvem”, portanto, foram inspirados no símbolo da Internet.

 

Não há consenso sobre quem aplicou a tecnologia de armazenamento em nuvem pela primeira vez. O que sabemos é que ela passou a ser comercializada para pessoas e empresas entre 2006 e 2008 e que, desde então, cresce cada vez mais no mercado.

 

 

Quais são os melhores aplicativos de armazenamento em nuvem?

 

Atualmente, os melhores e mais conhecidos aplicativos de armazenamento em nuvem são:

 

 

 

Você gostou do nosso artigo e quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre Tecnologia, Educação, Saúde, Economia, Segurança e Arte? É só acessar o site ou as mídias sociais da Konnet Telecom.

 

Mais conteúdos que podem te interessar:

Quem foram os inventores das tecnologias que mais usamos hoje?

 

Da MPB ao Rock and Roll: 7 músicas sobre tecnologia

O que é Robótica e por que é importante aprender sobre ela na escola

10 aprendizados em “O Dilema das Redes”