O que é ataque DDoS e como se proteger

Hoje nós vamos explicar o que são os ataques DDoS, quem pode ser e já foi atingido por ele. Além disso, vamos dar algumas dicas para que você se proteja desse tipo de ameaça.

04/12/2020 13:21
Foto: Shutterstock.

Depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi hackeado no último domingo (15), dia do primeiro turno das eleições municipais, muita gente se deparou com um termo pela primeira vez: ataque DDoS. Infelizmente, grandes instâncias jurídicas como o TSE não são as únicas vítimas desse tipo de investida.

 

Os ataques de negação de serviço distribuído (chamados de “Distributed Denial of Service”, ou DDoS, em inglês) são muito comuns e podem afetar qualquer servidor de web, inclusive você e sua empresa. Um ataque como esse pode ameaçar o seu negócio, uma vez que gera interrupção da produção, perda da receita e danos a sua marca.

 

Por isso, hoje nós vamos explicar o que são os ataques DDoS, quem pode ser e já foi atingido por ele. Além disso, vamos dar algumas dicas para que você se proteja

desse tipo de ameaça.

 

O que são os ataques DDoS?

 

Os ataques de negação de serviço distribuído são gerados pela sobrecarga em um determinado servidor da web. Normalmente, essa sobrecarga acontece quando uma "rede zumbi" de computadores, gerenciada por um computador mestre, envia múltiplas solicitações de acesso para o servidor, ultrapassando o seu limite de capacidade. Quando isso acontece, o servidor pode ficar muito lento ou indisponível.

 

Se isso acontecer com o site da sua empresa, por exemplo, o cliente pode não conseguir utilizá-lo corretamente ou mesmo não conseguir acessá-lo. Isso gera prejuízo e descredibilidade ao negócio. O invasor também pode solicitar um pagamento para interromper o ataque.

 

O ataque DDoS é mais avançado do que o ataque DoS (“Denial of Service, em inglês), que conta com apenas um computador atacante. Nesse último, apenas servidores fracos e computadores comuns, com pouca banda larga e baixas especificações técnicas, podem ser atingidos. Enquanto isso, os DDoS conseguem atacar servidores mais complexos e são mais difíceis de detectar. O ideal é se proteger contra ambos.

 

Quem pode ser e quem já foi afetado pelos ataques DDoS?

 

Os alvos comuns de ataques DDoS são sites de compras virtuais, cassinos online e, de modo geral, qualquer empresa ou organização que dependa do fornecimento de serviços online.

 

Esse tipo de atividade criminosa era mais comum do início à metade dos anos 2000, mas, desde 2010, com o impulsionamento do hackativismo, os ataques DDoS passaram por grandes inovações em suas ferramentas, alvos e técnicas. Hoje, eles podem segmentar aplicativos, ultrapassar a infraestrutura de segurança das empresas e enganar firewalls.

 

Muitas empresas, instituições e blogs já foram vítimas desse tipo de ataque. Entre eles, estão o GitHub, o MiraiKrebs, o OVH, a BBC, a Amazon Web Services (AWS) e seis bancos dos EUA, incluindo o JP Morgan Chase % Co. e o Citigroup.

 

No caso recente do TSE, a investida foi assumida pelo grupo CyberTeam, liderado pelo hacker português conhecido na internet como Zambrius, que já praticou atos semelhantes na Polícia Judiciária e na Procuradoria Geral da República de Portugal. Embora o grupo não tenha conseguido violar a segurança do sistema do TSE, dados antigos foram vazados.

 

De acordo com a Cisco, foram registrados 8 milhões de ataques DDoS apenas em 2018. Eles se tornarão ainda mais comuns nos próximos anos, podendo chegar a 15 milhões de casos até 2023.

 

Como se prevenir dos ataques DDoS?

 

Foto: Shutterstock.

Foto: Shutterstock.

 

1 - SAIBA DETECTÁ-LOS:

 

Esse é o primeiro passo. Para detectar os ataques DDoS, basta ficar atento ao tráfego da rede no qual o seu computador ou servidor está conectado. Se perceber que a Internet está muito lenta, que o servidor está sobrecarregado e que o número de visitantes subiu repentinamente, você pode estar sob ataque.

 

Ao mesmo tempo, se você perceber que o computador está enviando pacotes sem que o usuário acesse serviços na Internet, pode ser que o seu computador faça parte de uma rede zumbi. Para se prevenir contra esse tipo de situação, evite entrar em sites duvidosos, abrir anexos de e-mails desconhecidos, instalar softwares piratas e ficar sem antivírus no seu computador.

 

2 - INVISTA EM BANDA LARGA:

 

Um caminho fácil para evitar ataques DDoS é investir em largura de banda na conexão da sua empresa com a Internet. Quanto mais larga for a banda, menor é o risco de cair em ataques de baixa escala. Além disso, é importante manter uma conexão backup com um conjunto separado de endereços de IPs. Dessa maneira, se o seu primeiro circuito ficar sobrecarregado, é só trocar a rede.

 

3 - INSTALE SISTEMAS DE DETECÇÃO DE INTRUSOS

 

Instalar sistemas de detecção de intrusos é uma boa opção porque eles protegem de forma automática o seu servidor em caso de ataques DDoS, verificando constantemente a conexão e impedindo a chegada de determinadas solicitações em sua rede.

 

4 - UTILIZE SERVIÇOS DE PROTEÇÃO REMOTA DE DDoS

 

Utilizar serviços de proteção remota de DDoS é ainda mais indicado, pois eles ocultam o seu IP real e enviam todo o tráfego a uma rede de mitigação, sem comprometer o seu site.

 

Os servidores CloudFlare são recomendados para atuarem enquanto domínio do seu site, pois impedem solicitações indevidas, evitando lentidão e sobrecargas. Ou aplicativos úteis são o Akamai e o Huge Networks.

-

 

Se você gostou do nosso conteúdo e quer evitar ataques DDoS, compre um plano de internet de banda larga na Konnet Telecom! E não se esqueça de nos seguir no Facebook e no Instagram!