Como calcular o tempo de download de um arquivo

Como calcular o tempo de download de um arquivo? Conheça os fatores que influenciam a taxa e como estimar o tempo de download.

28/11/2019 19:00
Como calcular o tempo de download de um arquivo

Tem como saber quanto tempo um arquivo levará para ser baixado? O tempo de download depende exclusivamente da velocidade da internet? Afinal, como calcular o tempo de download de um arquivo?

A palavra download, em inglês, significa baixar e é isso que os usuários fazem quando fazem o download de um arquivo. 

Fazer um download, significa transferir os dados que estão na “nuvem” para o seu computador e ficará disponível em seu sistema para uso posterior.

Pode ser um software, imagens ou outros arquivos. Esse processo também é chamado de downstream.

Mas como é possível calcular o tempo de download de um arquivo? Vamos te ajudar a entender todo esse processo nesse artigo. Conheça os fatores que influenciam a taxa de download e como estimar o tempo para baixar um arquivo. Confira!

Quais fatores interferem no tempo de download?

Existem muitos fatores que podem interferir no tempo de download de um arquivo.

Alguns dos mais comuns incluem: 

1. A idade do seu computador: Muitos dispositivos mais antigos não têm memória suficiente para obter as melhores velocidades de download, mesmo quando você tem disponível a melhor conexão e serviço da Internet. 

computadores mais velhos interferem em como calcular o tempo de download
A idade do computador interfere no tempo de download

2. Conexão com o site/navegador que você está usando: As velocidades que você pode obter ao baixar documentos, arquivos ou fotos são afetadas pela distância entre o seu computador e um site. Outros fatores que interferem no desempenho são o caminho, velocidade e capacidade da conexão do site à sua própria rede.

3. Tráfego do site: Sites populares podem ser os mais difíceis quando se trata de atingir velocidades mais altas. Muitas vezes, isso nem é um problema com sua conexão, mas o resultado de um site sobrecarregado. 

4. Vírus: Se houverem vírus, aplicativo malicioso ou software aberto e sem uso em segundo plano no seu dispositivo ele poderá perder parte do poder de processamento, bem como a velocidade disponível para enviar e receber dados pela Internet. 

5. Programas em seu PC: Quando foi a última vez que você atualizou o sistema operacional do seu computador, do seu smartphone ou o próprio navegador de Internet? Se você estiver executando um sistema operacional mais antigo, poderá não alcançar as velocidades mais altas para fazer o download desejado. 

O que é a obstrução de sinal?

Tanto para conectividade de desktop quanto móvel, faz a diferença de onde o sinal de celular é proveniente. 

Se você estiver em sua casa, no seu computador desktop ou laptop, onde está localizado o seu roteador ou gateway WiFi? Se você estiver usando seu telefone celular em qualquer lugar, onde é a antena mais próxima? 

É importante entender que os materiais de construção mais comuns são notórios bloqueadores de sinais celulares. Quando um sinal é obstruído, certamente pode afetar as velocidades de download em seus dispositivos móveis. 

Você pode entender um pouco mais sobre como funciona a internet banda larga clicando aqui.

obstrução de sinal interfere no tempo de download

Qual a diferença entre Megabyte e Megabit?

Para calcular o tempo de download é importante saber que 1 megabyte é igual a 8 megabits, mas os termos são usados ​​de maneiras específicas:

  • Megabits por segundo (Mbps) são geralmente usados ​​para descrever a velocidade de uma conexão com a Internet;
  • Enquanto megabytes (MB) geralmente se referem ao tamanho de um arquivo ou espaço de armazenamento.

Em termos práticos:

  • 1 Mbps por segundo é uma Internet de banda larga lenta, mas utilizável. 

  • Cinco a dez páginas da web, um minuto de música ou meio minuto de vídeo são cerca de 1 MB de dados.

Como calcular o tempo de download de um arquivo?

A velocidade da sua conexão com a Internet é geralmente expressa em Kilobits ou Megabits por segundo (Kb/s ou Mb/s - observe: MB ou KB referem-se ao tamanho do arquivo, não à velocidade).

Para determinar a rapidez com que seu acesso à Internet pode baixar dados por segundo, você deve converter a velocidade Mb/s (Megabits por segundo) ou Kb/s (Kilobits por segundo) em Megabytes (MB).

Digamos que a velocidade da sua conexão com a Internet seja de 5 Mb/s (Megabits por segundo). 

Isso significa que você pode fazer o download a 625 Kilobytes por segundo (KB/s) ou 0,625 Megabytes por segundo (MB/s). 

Lembre-se, 8 bits equivalem a 1 byte, portanto, para calcular isso, é necessário dividi-lo por 8. 

Portanto, nossa equação é: 5 Megabits por segundo / 8 = 0,625 Megabytes por segundo.

Então, para baixar um arquivo de 10 Megabytes (MB) em uma conexão de 5 Mb/s, em 16 segundos download será concluído, quando em condições ideais. 

(10 Megabytes / 0,625 Megabytes por segundo = 16 segundos para baixar o arquivo)

Tudo o que você precisa lembrar é esta fórmula simples:

  • Tamanho do arquivo em megabytes / (velocidade de download em megabits / 8) =  tempo em segundos.

  • Um arquivo de 15 MB, baixado a 10 Mb/s: 15 / (10/8) = 12 segundos.

Nem todas as conexões são iguais

Só porque sua conexão tem um máximo de, digamos, 24 Mbps (como ADSL2 +), não significa que um determinado arquivo será baixado nessa velocidade. 

Fatores como distância da central, cabeamento interno, dispositivos de rede e suas configurações, o site que você está acessando, outros usuários em sua rede ou até um alto número de usuários em sua área (conhecida como contenção), que competem por largura de banda, podem diminuir a velocidade de download que você recebe.

como calcular o tempo de download
Nem todas as conexões de internet são iguais

4 exemplos de calculadoras para tempo de download

Já existem ferramentas online que podem calcular o tempo de download de um arquivo, com base nas informações preenchidas por você.

Selecionamos as melhores disponíveis de forma gratuita, para facilitar a sua decisão antes de baixar um arquivo.

1. Projeto de Redes

Com uma interface leve e um sistema simples de utilizar, a Calculadora de Download do Projeto de Redes pode facilitar na hora de calcular o tempo necessário para ter o arquivo em seu dispositivo.

Nele, você só precisará inserir informações básicas, como tamanho do arquivo e a velocidade da sua conexão com a internet para que ele te informe o tempo necessário para o download.

A ferramenta está disponível em português. Você pode calcular o tempo para baixar o arquivo com a calculadora da Projeto de Redes clicando aqui.

2. CalcTool

CalcTool é uma ferramenta gratuita para calcular o tempo de download, disponibilizada gratuitamente na internet.

Apesar de ser totalmente em inglês, o design simples deixa o site intuitivo, facilitando o uso. Você pode acessar a ferramenta para calcular o tempo de download da CalcTool clicando aqui.

3. Calculadora de Downloads Brasileira

Com uma interface mais simples e um sistema detalhado, a Calculadora de Downloads Brasileira mostra o tempo estimado de download em diversos tipos de conexão e de uma só vez.

Basta inserir o tamanho do arquivo na caixa que fica no canto esquerdo da tela para obter as respostas com as estimativas.

Será necessário saber qual o tipo de conexão utilizada na sua casa ou trabalho para saber a estimativa exata para o seu sistema. Você pode acessar a calculadora de downloads brasileira clicando aqui.

4. Calculadora de Downloads do Windows

Para os usuários do sistema da Microsoft, a empresa disponibiliza gratuitamente um aplicativo para calcular o tempo de download de um arquivo.

Ela tem as funções de cálculo de download e utiliza como base para o cálculo as informações cedidas pelo usuário.

Você pode acessar a página de download do aplicativo para Windows clicando aqui. O sistema é compatível com Windows 10 e Xbox One.

Conclusão

Mesmo com as calculadoras online que facilitam a nossa vida, diversos fatores devem ser considerados na hora de calcular o tempo de download de um arquivo.

Fatores como idade do computador, distância ou pontos de interferência do Wi-Fi, quantidade de pessoas conectadas à uma rede, vírus ou programas em execução em segundo plano podem afetar o tempo e a velocidade do download.

Calcular o tempo de download de um arquivo não significa certeza de um download dentro do tempo obtido, mas uma estimativa, para que você não tenha nenhum transtorno e possa contornar eventuais imprevistos que atrapalhem seu planejamento.

É importante que você faça esse cálculo e se planeje para fazer o download, principalmente quando se trata de arquivos mais pesados.

Assim, você evita os horários de pico e não corre o risco de ter de dormir com o computador ligado.

Agora que você já sabe como calcular o tempo de download estimado para a sua conexão, saiba como dar um upgrade em sua internet. Clique aqui para conhecer a internet de fibra óptica!

Já sabe qual é a velocidade ideal para você? Entre em contato com um de nossos especialistas!