Como configurar o Wi-Fi? 6 dicas para configurar o roteador

Deseja configurar seu roteador sem fio, mas não sabe por onde começar? Você não está sozinho! Conheça 6 dicas para configurar o wi-fi.

27/02/2020 19:00
Como configurar o Wi-Fi

Deseja configurar seu roteador sem fio, mas não sabe por onde começar? Você não está sozinho! Conheça 6 dicas para configurar o wi-fi.

Fazer isso pode parecer confuso. A variedade de cabos, portas e outros componentes deixa a maioria das pessoas coçando a cabeça. 

Para tornar as coisas mais difíceis, cada roteador é diferente e as etapas específicas para configuração, dependendo do seu modelo. No entanto, as etapas gerais deste guia podem ajudar a esclarecer as coisas. 

Vamos te explicar o processo da maioria dos roteadores no mercado hoje e também podem ajudar se você estiver tentando configurar um roteador usado.

6 dicas para configurar o roteador Wi-Fi

Antes de começar, você precisa considerar onde colocará seu roteador. Encontrar um espaço aberto em direção ao centro de sua residência é a melhor maneira de garantir uma cobertura ideal. 

Esteja ciente de que paredes e pisos impedirão os sinais Wi-Fi; portanto, quanto mais obstruções você tiver entre seus dispositivos e seu roteador, mais fraco (e potencialmente mais lento) o sinal será.  

Tente evitar a proximidade de objetos grandes de metal, vidro, tijolo ou concreto.

1. Conecte o roteador ao computador via cabo

Primeiro, você precisa conectar seu roteador ao seu modem. 

Para isso, você precisará de um cabo Ethernet, que deseja conectar à porta WAN (rede de área ampla) na face traseira do seu roteador. 

Essa porta pode parecer um pouco diferente de roteador para roteador, mas geralmente terá uma cor distinta das outras portas e será rotulada como "WAN", "Internet" ou algo semelhante. 

Na porta WAN, conecte a outra extremidade do cabo Ethernet à porta Ethernet na parte traseira do seu modem. 

Verifique se o modem está ligado e você estará pronto para se conectar à Internet. Então, é claro, você precisa conectar seu roteador a uma tomada e ligá-lo. Muitos roteadores modernos podem ser configurados completamente a partir do seu smartphone. 

Os fabricantes terão seu próprio aplicativo de configuração exclusivo; portanto, consulte o guia de início rápido do roteador para garantir o download do correto. 

Porém, nem todos os roteadores têm um aplicativo móvel. Alguns têm um URL de site dedicado que carrega a página de configuração interna do roteador. 

Você pode encontrar esse URL conectando seu computador a qualquer uma das portas LAN do roteador via cabo Ethernet e inserindo 192.168.1.1 ou um endereço semelhante (conforme especificado na documentação do roteador) na barra de pesquisa do navegador.

Conecte o roteador ao computador via cabo

2. Conecte-se no painel de administração do roteador

O primeiro passo para colocar sua rede em funcionamento será configurar um nome de usuário e senha para acessar a central de controle. 

Se você possui um roteador usado, o nome de usuário e a senha podem ser redefinidos para os padrões de fábrica, mantendo um botão embutido em algum lugar do roteador (geralmente na parte traseira). 

Frequentemente, esses padrões são algo como "admin" e "admin", que todos os possíveis hackers conhecem, portanto, certifique-se de alterá-los imediatamente. 

Certifique-se de usar uma senha segura que inclua uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Com o nome de usuário e a senha definidos, você pode prosseguir para definir as configurações do seu roteador. 

Não há uma maneira "certa" de instalar um roteador, e é provável que todos os modelos tenham suas próprias etapas, dependendo de seus recursos. Por isso, tentar descrever todos os caminhos de configuração possíveis aqui seria exaustivo e inútil. 

É altamente recomendável consultar o manual do seu roteador para obter detalhes.

Dito isto, temos apenas um conselho: Use o assistente de configuração fácil. A maioria dos roteadores fornece algum tipo de rotina de configuração breve que exige pouco mais do que o SSID e a senha. Em caso de dúvida, comece com isso. 

O SSID é o nome Wi-Fi do seu roteador. Pode ser algo como "asus" ou "netgear" pronto para uso, mas fique à vontade para mudar isso para algo criativo.

Você pode sempre faça login novamente no aplicativo ou na página do navegador do roteador para acessar opções mais avançadas para aprimorar sua experiência.

3. Crie um login e senha para a sua rede

Seu aplicativo roteador deve orientá-lo automaticamente pelos procedimentos de configuração, para responder às perguntas e preencher os formulários conforme necessário. 

Para a maioria dos novos roteadores, você será solicitado a criar um nome de aplicativo (novamente, isso é chamado de SSID) e senha. 

Certifique-se de que essa senha seja única e segura, porque qualquer pessoa que a possua pode fazer todo tipo de coisas desagradáveis ​​à sua rede.

É altamente recomendável aplicar pelo menos a criptografia WPA2 à sua rede Wi-Fi normal, mas convém deixar sua rede de convidados "aberta" para facilitar o acesso

Embora conveniente, isso também pode incentivar as conexões de vizinhos e pessoas perdidas que estacionam no seu meio-fio. 

Certifique-se de escolher também uma senha longa, diferente da senha de administrador definida anteriormente e, idealmente, não inclua palavras do dicionário ou um nome fácil de adivinhar (como o nome do seu animal de estimação). 

4. Conecte a sua rede no roteador

É bem comum encontrar roteadores Wi-Fi que já tenham o modem incluído no aparelho. Nesse caso, basta conectar o cabo RJ12 (bem parecido com o fio de telefone) no modem/roteador.

Verifique se a luz de controle da porta de entrada acendeu. Se estiver tudo certo, é só começar a configurar o seu acesso à rede de Internet.

Conecte a sua rede no roteador
É bem comum encontrar roteadores Wi-Fi que já tenham o modem incluído no aparelho.

5. Configure a conexão de sua rede

Em alguns casos, é possível deixar que o roteador encontre o servidor sozinho, apenas deixando no modo automático - a própria empresa modifica o servidor conforme a necessidade.

Esse método é chamado IP dinâmico.

Já nos casos em que a empresa entrega ao assinante um login e senha para a instalação da rede, é necessário que o usuário faça o login na hora da instalação do modem/roteador.

Esse método de instalação é o chamado PPPoE e permite que você utiliza uma determinada configuração cedida por seu ISP. Para essa configuração, você deverá acessar o painel de controle do seu roteador e encontrar as configurações de ISP.

Dentro do painel, você poderá encontrar a opção de IP dinâmico ou PPPoE/PPPoA para configurar. No caso de IP dinâmico nenhuma senha será pedida. Já nas configurações de PPPoE você precisará ter em mãos o login e senha para a sua rede.

Depois de finalizar, basta salvar as configurações e navegar na Internet normalmente.

6. Teste a conexão e a velocidade da Internet

Depois de terminar todas as configurações, é chegada a hora de testar a Internet. Você pode medir a velocidade da sua Internet banda larga utilizando alguns recursos online, como o SpeedTest ou nPerf.

A maioria dos aplicativos para medir a internet funcionam do desktop e no celular. Por isso, recomendamos que você faça a medição de um computador ligado ao roteador por cabos e por um celular, conectado apenas pelo Wi-Fi.

E no celular, como configurar uma rede Wi-Fi?

Os passos para configurar o seu roteador pelo celular são bem parecidos com os passos para configurar pelo computador.

Primeiro, você deverá conectar todos os cabos no roteador novo, inclusive o cabo de Internet.

Verifique se o fabricante do seu roteador disponibiliza algum aplicativo de configuração. Caso o fabricante não ofereça, você poderá fazer tudo pelo navegador do celular, acessando o número de IP padrão do roteador.

Para roteadores com aplicativos de instalação:

  1. Baixe o aplicativo em seu smartphone

  2. Conecte o seu celular à rede Wi-Fi do modem novo

  3. Ao abrir o aplicativo, coloque o nome e senha de usuário para acessar o roteador. Geralmente, o padrão “admin” para login e senha permanecem.

  4. Basta seguir os passos indicados pelo próprio aplicativo.

  5. Salve as configurações e verifique o funcionamento da Internet.

Para roteadores sem aplicativo de instalação:

  1. Conecte o seu celular à rede Wi-Fi do modem/roteador novo

  2. Abra o navegador de Internet e digite o endereço padrão de configuração (192.168.0.1 ou 192.168.1.1)

  3. Digite login e senha para acessar o painel de controle (a maioria das empresas mantém o padrão “admin” para ambos)

  4. Dentro do painel, escolha a opção de “configuração rápida” ou siga os passos anteriores separadamente.

  5. Salve as configurações e verifique o funcionamento da Internet.

como configurar uma rede Wi-Fi?
Os passos para configurar o roteador pelo celular são parecidos com os para configurar pelo computador.

Como melhorar o desempenho de uma rede Wi-Fi?

Vamos falar sobre por que a velocidade da sua conexão Wi-Fi é lenta. Barreiras físicas, como paredes e pisos, podem afetar os sinais sem fio, assim como a distância entre o dispositivo e o ponto de acesso e o número de dispositivos que usam sua rede Wi-Fi. 

Três coisas principais afetam a velocidade da sua conexão com a Internet:

  • O posicionamento do roteador;

  • A tecnologia; e,

  • Os dispositivos conectados a ele.

Mesmo coisas simples, como ajustar a altura do seu roteador do chão, podem afetar seu desempenho. Certifique-se de conversar com o seu provedor de serviços de Internet para garantir que você está pagando pela velocidade necessária. 

Fornecedores diferentes oferecem velocidades diferentes e talvez você não tenha o pacote mais adequado às suas necessidades de conectividade.

Conclusão

Viu só como é simples configurar a sua rede Wi-Fi? Basta seguir todos os passos para ter Internet em todos os seus dispositivos.

É muito importante conferir se todos os cabos estão conectados corretamente ao roteador, para que a Internet funcione corretamente.

Caso a sua Internet continue sem funcionar após a instalação, entre em contato com o suporte da empresa contratada para pedir as informações de configuração adicional.

Em alguns casos, é possível que a empresa envie um técnico especializado para te ajudar na configuração da sua rede Wi-Fi.

A Konnet oferece o melhor serviço de suporte de toda a região! Ao assinar o plano ideal para você, ganhe configuração e suporte técnico grátis.