Como evitar que sua conta no Instagram seja hackeada

Além de ameaçar a privacidade da vítima, o hackeamento da conta do Instagram gera situações embaraçosas. Por isso, hoje nós vamos dar algumas dicas de como proteger a sua conta.

01/12/2020 12:37
Foto: Shutterstock.

Milhares de pessoas ao redor do mundo já tiveram a sua conta do Instagram hackeada. A lista de vítimas é extensa e engloba desde jornalistas, como Hélter Duarte e Giulianna Morrone, até celebridades, como Marina Ruy Barbosa, Selena Gomez, Ademara Barros, Luíza Sonsa, Ariana Grande, Robert Downey Jr. e Cid Moreira. Nem Mark Zuckerberg, proprietário do Instagram, ficou de fora das invasões.

 

Além de ameaçar a privacidade da vítima, o hackeamento da conta do Instagram gera situações embaraçosas. Por isso, hoje nós vamos explicar o que acontece depois que as contas do Instagram são hackeadas, esclarecer quem pode ser afetado por essa situação e dar algumas dicas de como proteger a sua conta.

 

O que acontece depois do hackeamento da conta?

 

De acordo com a Symantec, fabricante do Norton Antivírus, a maior parte das contas hackeadas são modificadas para gerenciar sites de conteúdo sexual.

 

Nesses casos, já nos primeiros minutos após a invasão são alterados o nome do usuário, o nome completo do perfil e a imagem do perfil. No feed, são adicionadas fotos de mulheres sexualizadas. Além disso, um link encurtado é acrescentado na bio, direcionando o visitante a um site pornográfico.

 

Pode ser, também, que o hacker não mude o seu nome de perfil nem exclua as fotos já postadas por você no feed. Ele pode enviar imagens de conteúdo sexual para o direct dos seus seguidores.

 

O hackeamento é lucrativo para os invasores, pois, quando o navegador é redirecionado para o site, ele entra num esquema de spam de afiliados. Isso significa que, depois que o navegador aceita o acesso às fotos sexualizadas e se inscreve no site, o hacker recebe um pagamento.

 

Outra prática comum depois do hackeamento é a extorsão digital. Nesses casos, o hacker força a vítima a resgatar a conta em troca de fotos sexualizadas ou de pagamento em bitcoins ou criptomoedas.

 

Quem pode ser afetado?

 

As maiores vítimas do hackeamento no Instagram são os usuários que não autenticam o acesso em duas etapas, utilizam senhas fracas e reutilizam senhas de outras contas.

 

Também entram na lista os usuários que usam as suas credenciais em sites de phishing, aplicativos não certificados e réplicas de sites autênticos em busca de dados de audiência ou recursos adicionais.

 

Como se proteger?

Foto: Shutterstock.

 

1 - ATUALIZE SEU APLICATIVO

 

Normalmente, o celular atualiza automaticamente os aplicativos. Porém, é importante confirmar se você está utilizando a última versão dele. É nela que estão as mais recentes funções de proteção.

 

Para conferir, siga os passos abaixo:

 

  1. Entre no aplicativo “Google Play”;

  2. Pesquisa por “Instagram” na barra de pesquisa;

  3. Veja se existe alguma atualização disponível. Se tiver, clique em “Atualizar”. Se não, ótimo!

 

2 - ATIVE A AUTENTICAÇÃO DE DOIS FATORES

 

Esse recurso auxilia muito ao impedir que os invasores assumam a conta no usuário. Para ativá-lo, basta seguir os passos abaixo:

 

  1. Acesse seu perfil no Instagram;

  2. Clique no menu de três linhas, no canto superior direito;

  3. Clique em “Configurações”;

  4. Clique em “Segurança”;

  5. Clique em “Autenticação de dois fatores”;

  6. Clique em “Começar”;

  7. Escolha se você prefere que a autenticação seja realizada por meio de um aplicativo especializado ou de uma mensagem SMS;

  8. Caso você escolha o aplicativo (mais recomendado), o Instagram verificará se ele já está instalado no seu celular. Caso esteja, aparecerá um código de autenticação no aplicativo. Use-o no Instagram e clique em concluir. Caso não esteja, ele recomendará um app para você instalar. Clique em “Instalar aplicativo” e baixe-o. A partir daí, é só utilizar o código de verificação e clicar em “Concluir”. E pronto!

  9. Caso você escolha a mensagem SMS, o Instagram solicitará o seu número de telefone. Adicione-o e clique em “Avançar”. Você receberá um código de verificação na mensagem SMS. Adicione-o e clique em Avançar. Depois, em “Concluir”. Fim!

  10. Não se esqueça de realizar uma captura de tela para salvar os seus códigos de reserva.

3 - USE UMA SENHA DIFÍCIL

 

O maior erro dos usuários do Instagram é utilizar dados pessoais na senha, como a data de nascimento ou o nome dos animais de estimação.

 

Números sequenciais também são um grande erro. Em 2018, a empresa de segurança SplashData avaliou que as senhas mais utilizadas do mundo eram “12345”, “123456”, “12345678” e “123456789”. Também entravam na lista: “password” (“senha”, em inglês”), “sunshine” (luz do sol, em inglês), “princess” (princesa, em inglês) e “admin” (um diminutivo para “administrador”).

 

Portanto, evite senhas óbvias. A melhor opção é combinar letras, números e caracteres especiais. Uma boa alternativa é utilizar o site Teste da Senha, que avalia a dificuldade da sua senha.

 

Além disso, não reutilize a mesma senha em todas as suas contas. Assim, se descobrirem uma, vão descobrir todas.

 

4 - NÃO ACEITE SOLICITAÇÕES DE PERFIS ESTRANHOS

 

Essa é uma regra básica de segurança. O ideal é aceitar a solicitação somente de amigos, familiares e conhecidos. Além disso, evite solicitações de perfis que não têm nenhum seguidor e nenhuma foto. Ou, ainda de perfis que têm milhares de seguidores e poucas fotos.

 

Também evite mensagens de estranhos solicitando fotos para agências de modelo e não clique em links enviados por pessoas estranhas via direct. Além disso, não compre seguidores no Instagram. Sempre verifique a sua lista de seguidores.

 

Normalmente, perfis desse gênero são programados para seguir você e depois te mandar mensagens com links carregados de vírus. Esses links podem acessar as suas informações pessoais e, depois, te hackear.

 

5 - REALIZE A “VERIFICAÇÃO DE AUTENTICIDADE”

 

Se você tiver um negócio, é importante manter a credibilidade da empresa e evitar plágios por meio da “Verificação de Autenticidade”. Com ela, você consegue manter um selo azul ao lado do seu nome, o que confirmará que a sua empresa, entidade ou marca é autêntica.

 

Para ativá-lo, basta seguir os passos abaixo:

 

  1. Acesse seu perfil no Instagram;

  2. Clique no menu de três linhas, no canto superior direito;

  3. Clique em “Conta”;

  4. Clique em “Solicitar verificação”;

  5. Complete as informações: “Nome completo”, “Conhecido como” e “Categoria”;

  6. Anexe uma foto do seu documento de identidade com foto (como RG, CPF, carteira de motorista ou passaporte) ou uma foto de documentos comerciais oficiais (como declaração de impostos, conta de serviços públicos recente e artigo de incorporação);

  7. Clique em “Enviar”;

  8. A sua solicitação será analisada e, dentro de alguns dias, você será autenticado.

 

--

 

Você gostou do nosso texto? Então, não se esqueça de seguir a Konnet Telecom no Facebook e no Instagram e ficar dentro dos nossos conteúdos!