Como fazer live na Twitch e garantir qualidade na sua stream

Vive assistindo as lives na Twitch mas não sabe como entrar na onda? Acompanhe o nosso guia e faça transmissão dos seus games favoritos!

18/09/2020 17:44
como fazer live na Twitch

Que 2020 é o ano das transmissões online, isso já está mais do que certo. Mais tempo em casa, tem transformado a rotina de muita gente e até mesmo os mais tímidos entraram na onda.

 

E não podemos falar em lives e streaming, sem falar na Twitch! A rede social queridinha dos gamers do mundo inteiro, abraça os mais diversos níveis de jogadores, de todos os tipos de jogos. 

 

Além de ser uma excelente distração, as transmissões também ajudam muitos jogadores iniciantes e até dão aquele gostinho de viver a experiência dos games, mesmo sem ter um console em casa.

 

A Twitch, que surgiu em 2011 como um desdobramento da antiga Justin TV, ganhou muitos adeptos nos últimos anos e, em 2019, representava cerca de 70% do mercado de streaming de games.

 

Este ano, a rede social cresceu ainda mais, com transmissão de shows, stand-ups e programas ao vivo. Quer aprender a fazer sua live na Twitch? Leia até o final!

 

Descubra qual a velocidade ideal de upload para fazer streaming.

 

Qual a diferença entre live e stream?

Para entender a real diferença entre live e stream, precisamos entender a origem desses nomes. 

 

Uma live - em inglês, chamada de live Broadcast ou Broadcast stream - envolve o uso de um único sinal direcionado a vários receptores. 

 

Nesse caso, cada dispositivo individual recebe o mesmo sinal simultaneamente. As velocidades de conexão de transmissão são próximas à velocidade da luz. 

 

Os meios de transmissão mais conhecidos são a televisão e o rádio, mas nos últimos anos ela tem se popularizado nas redes sociais, como Instagram, Facebook e Twitch, com as transmissões ao vivo. 

 

Já um stream - em inglês, chamado de livestream - por outro lado, envolve uma relação de 1 para 1, pois envia diferentes sinais para diferentes usuários simultaneamente. 

Em uma stream, o provedor terá que enviar vários sinais para diferentes espectadores, mesmo se eles começarem a assistir ao mesmo tempo. 

 

Por exemplo, um grupo de pessoas assistindo a um vídeo do YouTube ou Netflix em diferentes lugares ao mesmo tempo receberá diferentes cópias de um pacote que compõe o quadro do vídeo, cada um seguindo um caminho direcional diferente para determinado endereço e o pedido dispositivo.

 

É por isso que você consegue “comandar” os vídeos da Netflix ou do YouTube, assistindo do início, voltando, pausando, mas não consegue fazer o mesmo nas lives do Instagram ou do Twitch, por exemplo.

 

Como fazer live na Twitch

O primeiro passo para fazer live na Twitch é criar uma conta. Mesmo sendo liberado para o público espectador sem a necessidade de um cadastro, a plataforma exige que você crie um perfil para começar uma transmissão.

 

Para criar a sua conta, basta clicar no botão “cadastre-se”, no canto superior direito da tela e preencher o pop-up com seus dados.

 

 

Além disso, você deve ler os termos de serviço e avisos da plataforma, para saber quais conteúdos você poderá compartilhar, sem correr o risco de ter a conta bloqueada ou excluída pela plataforma.

 

Conta criada? Agora é só seguir os passos abaixo, de acordo com o seu equipamento!

 

Stream pelo computador

Ao transmitir no Twitch de um computador desktop, o ideal é que os iniciantes comecem com codificadores de software, a menos que tenham codificadores de hardware disponíveis. 

 

Existem muitos motivos para isso , mas eles realmente se resumem à facilidade de uso e acessibilidade.

 

Cada codificador de software vem com seus próprios conjuntos de prós e contras. Você deve examiná-los mais de perto ao escolher. 

 

Se você estiver interessado em algumas das opções mais populares, elas são:

 

  • OBS Studio - A melhor escolha para muitos criadores de conteúdo novatos, o OBS Studio é um software de streaming gratuito e de código aberto com compatibilidade entre plataformas.

  • Streamlabs - A versão Streamlabs do OBS tem alguns recursos excelentes que podem ajudá-lo a monetizar seu canal. Só está disponível no Windows, no entanto.

  • XSplit - Uma solução comum para emissoras que desejam experimentar um software pago, ele só brilha se você estiver disposto a investir na versão paga.

  • vMix - Considere esta opção quando decidir que está pronto para se tornar um streamer profissional.

 

Você também pode utilizar o Twitch Studio, o software de streaming próprio do Twitch que está atualmente em versão beta. Para ainda mais opções, você também deve verificar as sugestões de software de streaming do Twitch.

 

Se você deseja transmitir para outras plataformas além do Twitch simultaneamente, precisará inscrever uma solução de software adicional para sua lista.

 

Restream, é software de multitransmissão que integra transmissão, bate-papo e análise, pode ajudá-lo nesses casos.

 

É fácil de configurar, começa com um plano gratuito e pode ser um aliado valioso mesmo se você se tornar um afiliado do Twitch e estiver sujeito à cláusula de exclusividade da plataforma.

 

Além disso, você precisará de um microfone, fones de ouvido e uma câmera, para compor a sua live. Em alguns casos, é recomendável um anel de luz para melhorar a iluminação da transmissão.


 

Stream pelo celular

Para fazer uma live no Twitch pelo celular, você precisará obter o aplicativo diretamente na sua App Store.

 

Você poderá baixar as versões mais atuais do aplicativo para Android ou IOS. Depois de instalado, você poderá criar uma nova conta ou fazer login com uma conta já existente.

 

Aqui, fizemos os passos utilizando o sistema IOS, em um iPhone 6s, mas os passos são os mesmos em outros modelos de celulares e até mesmo em tablets ou iPads.

 

Dentro do aplicativo, basta clicar na sua foto de perfil no canto superior esquerdo (ou direito, dependendo do dispositivo), para acessar o seu perfil.

 

   

 

Na página principal do seu perfil, você verá o painel de controle da sua conta, seus vídeos e a opção para entrar ao vivo. Clique em entrar ao vivo e leia as diretrizes da comunidade, antes de começar a sua transmissão.

 

Depois, basta escolher se deseja transmitir um vídeo ao vivo, capturado pela câmera do seu celular ou seus jogos favoritos! Ah… e não se esqueça de ajustar a qualidade do seu vídeo antes de iniciar.

 

     

 

Stream pelo console

Se você é fã dos jogos do PlayStation 4 ou do Xbox One, também poderá transmitir os seus jogos diretamente do seu console.

 

Nos modelos mais atuais de ambos os consoles, já é possível encontrar a opção de compartilhamento na Twitch diretamente no “share”. 

 

No entanto, se o seu console é mais antigo e não apresenta essa opção, você precisará baixá-lo.

Transmitir jogos no PlayStation 4

 

  • Abra o seu jogo favorito;

  • Pressione o botão “share” no lado esquerdo seu Dualshock;

  • Clique em “Transmitir Partida” e selecione o Twitch;

  • Depois, basta dar um nome para a sua transmissão e indicar a qualidade desejada para iniciar a transmissão.

Transmitir jogos no Xbox One

 

  • Baixe o aplicativo Twitch;

  • Abra o aplicativo e faça login;

  • Ative-o para que você insira um código de 6 dígitos;

  • Selecione a opção “Compartilhar conteúdo feito usando Kinect” definido para Permitir;

  • Em Configurações em Preferências, certifique-se de que “Permitir transmissões e uploads de DVR de jogos” esteja marcado;

  • Edite suas configurações de acordo com sua preferência (microfone, câmera, chat);

  • Dê um nome à sua transmissão na janela “Título da transmissão” e selecione o jogo que você gostaria de transmitir ao vivo;

  • Por fim, selecione “Iniciar transmissão”.

 

Qual a melhor ferramenta para live na Twitch?

Por mais que existam diversas ferramentas para fazer uma live na Twitch, o OBS Studio continua sendo o melhor deles.

 

A maioria dos streamers já o usou pelo menos uma vez e muitos ainda estão usando por um bom motivo. 

 

OBS Studio é um aplicativo gratuito e bastante simples, que permite que você vá ao vivo em plataformas de streaming como Twitch e YouTube. 

 

Para você ter uma ideia, o Restream está totalmente integrado ao OBS Studio , o que significa que você pode fazer multistream facilmente para várias plataformas ao mesmo tempo.

 

Como ganhar dinheiro fazendo live na Twitch

Assim como em qualquer outra rede social, para ganhar dinheiro na Twitch, você precisa construir o seu público.

 

O ideal é que você tenha uma rotina para começar as suas transmissões, sempre nos mesmos dias e horários. Também é válido sempre configurar um nome e uma boa descrição para as suas lives.

 

Você precisará de, no mínimo, 500 horas de transmissão, sete dias de transmissões exclusivas na Twitch, 50 seguidores e pelo menos 3 visualizações simultâneas de média para se tornar um Afiliado da Twitch.

 

Os Afiliados da Twitch possuem vantagens exclusivas, como um programa de assinaturas para os seus seguidores, que traz vantagens exclusivas, os gritos virtuais ou bits, que podem ser utilizados no seu chat e até mesmo venda de jogos.

 

Sim! Você poderá vender jogos das marcas parceiras e até mesmo complementos, diretamente na sua live!

 

Enquanto você cresce o seu público, poderá tentar algumas formas alternativas para ganhar dinheiro na Twitch, como aplicar um botão de doações pelo PayPal nas suas lives, fechar parcerias com marcas e até mesmo vender os seus produtos. 

 

Conclusão

Fazer uma live na Twitch não é tão difícil quanto parece ser! Você só precisará planejar bons conteúdos, escolher os melhores horários e preparar o seu dispositivo para iniciar a live. 

 

Não importa se você prefere transmitir jogos do seu computador, do celular ou do seu console favorito, o importante é garantir total qualidade na transmissão.

 

Por isso, além do planejamento, você deverá ficar atento às configurações de transmissão e à sua Internet. 

 

Dê preferência para transmissões em 720p ou 1080p e garanta uma conexão estável, acima de 25 Mbps, para não ter travamentos!

 

Conheça os planos da Konnet e garanta uma Internet mais rápida