Como funciona a internet fibra óptica e quais as suas vantagens

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre essa tecnologia e saber, definitivamente, como funciona a internet fibra óptica. Confira!

07/11/2019 14:23
Como funciona a internet fibra óptica

A internet fibra óptica funciona a partir do princípio físico de transmissão de dados digitais, a partir da variação dos feixes de luz conduzidos através de cabos de fibra óptica.

Como funciona a internet fibra óptica? Essa é uma dúvida comum à muitos usuários de internet, movidos pela curiosidade pelo funcionamento dessa tecnologia.

Para muitos, quando começamos a falar de fibra óptica, parece que estamos falando de uma coisa saída dos filmes de ficção científica. 

Pequenos fios de plástico ou vidro, menores que um cabelo humano, são presos em cabos e transmitem sinais codificados na velocidade da luz. 

Mas, na realidade, não há nada de ficção científica nessa tecnologia e o que esses cabos de fibra óptica fazem é oferecer o serviço de Internet mais rápido disponível no mundo hoje.

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre essa tecnologia e saber, definitivamente, como funciona a internet fibra óptica. Confira!

Qual a diferença entre a internet comum e a de fibra?

Existem dois tipos principais de conexão física à internet disponíveis hoje: o cobre e a fibra. 

Eles se diferenciam em sua estrutura e isso influencia na funcionalidade, confiabilidade e até na velocidade do serviço oferecido.

A internet via cabo utiliza o mesmo tipo de conexão da TV, por exemplo. É o chamado cabo coaxial, que tem um núcleo de cobre, isolado por alumínio, com uma blindagem de cobre e um revestimento externo de plástico.

O cabo coaxial pode conectar, ao mesmo tempo, o seu telefone fixo, a internet e a sua TV. Para isso, basta que você tenha um modem e um decodificador e tudo funcionará bem.

Já a internet de fibra, funciona de forma um pouquinho diferente. As fibras de vidro ou plástico transmitem luz modulada com informações digitais por longas distâncias.

Ao pensar em como funciona a internet fibra óptica, é importante saber que existem dois tipos de fibra óptica para a internet: a fibra de acesso direto à Internet (DIA) e a fibra de banda larga (FiOS, FTTB etc.)

Embora ambos os serviços o conectem à Internet, eles foram projetados para diferentes necessidades. 

O DIA foi projetado para empresas que dependem da disponibilidade da rede sem interrupções, para que possam realizar seus negócios. Essa é a chamada rede de missão crítica.

Já a fibra de banda larga é considerada uma rede de “melhor esforço”. Ela é ideal para as necessidades residenciais e empresas que buscam um baixo custo. Você pode conhecer os nossos tipos de conexão clicando aqui.

Como funciona a Internet por fibra óptica?

Os cabos de fibra óptica são constituídos por cabos extremamente finos, feitos de vidro ou plástico. Um único cabo pode ter um ou dois fios, mas também pode conter centenas deles.

Um cabo simples de fibra óptica é composto por um fio de fibra de vidro ou plástico, de aproximadamente 60 micrômetros (µm), envolto por uma camada de refração feita de vidro e um revestimento. 

O fio é finalizado com fibras de fortalecimento do cabo e um revestimento externo plástico.

Cada fio de fibra óptica possui um décimo da espessura de um fio de cabelo e pode realizar o equivalente a 25 mil chamadas telefônicas, ao mesmo tempo. Um cabo inteiro pode transportar milhões de dados, sem perder nada no caminho.

Em resumo, podemos descrever o processo de como funciona a internet fibra óptica com os seguintes passos:

  • A informação é transportada pelo cabo por meio da luz – e daí vem o seu nome. 

  • Os dados são transformados em impulsos de luz e enviados através dos cabos.

  • Os impulsos de luz são jogados dentro do cabo e viajam “quicando” repetidamente nas paredes da fibra óptica. 

  • Podemos imaginar esses pulso de luz como um feixe de laser sendo refletido por um túnel de espelhos. Esse fenômeno é chamado de reflexão interna total e é o que garante que os impulsos de luz permaneçam dentro do cabo de fibra óptica para que nenhum dado fique para trás.

  • Para a conversão de luz em dados elétricos para o computador, o receptor deverá ter um conversor com células fotoelétricas.

  • Essas células transformam a luz em impulsos elétricos novamente e fazem com que a rede funcione.

Qual a velocidade média da internet por fibra óptica?

Ao pensarmos em como funciona a internet fibra óptica, uma das dúvidas mais comuns diz respeito à velocidade deste tipo de tecnologia.

Como qualquer serviço de internet, a velocidade de download e upload da sua rede de fibra óptica dependerá do plano contratado

No entanto, diferentemente dos fios de cobre, a internet de fibra óptica não é sensível à distância e acaba sofrendo menos oscilações que a internet de cabo coaxial.

Enquanto a internet via cabo consegue manter uma velocidade de download entre 50 e 500 megabits por segundo (Mbps), com o upload variando entre 5 e 50 Mbps, o cabo de fibra óptica mantém uma velocidade de 250 a 1.000 Mbps nas duas direções.

Isso significa que muitas pessoas podem acessar a mesma rede de fibra óptica sem sofrer interferências ou oscilações – o que não acontece na rede de cabo coaxial.

Qual a distância máxima da fibra óptica?

Um único cabo de fibra óptica pode transportar uma informação em alta velocidade e sem deixar passar nada, por aproximadamente 100 quilômetros de distância. 

Para manter a qualidade na transmissão de informações, as distribuidoras de internet de fibra óptica mantém cabanas de retransmissão a uma distância segura.

Isso faz com que a informação chegue ao novo segmento com força total e nada se perca no caminho.

5 vantagens da internet fibra óptica

Se você leu o texto até aqui, já deve ter percebido que podemos citar bem mais do que cinco vantagens no uso da internet de fibra óptica. 

Aqui, separamos apenas 5 das melhores vantagens, para que você não tenha dúvidas na hora de escolher a melhor solução para a sua casa ou para o seu negócio.

1. Menor latência do sinal

Latência é o termo utilizado para descrever os atrasos que ocorrem durante o processamento dos dados em uma conexão com a internet.

Quanto maior a latência no sinal da sua internet, significa que mais dados estão sendo perdidos no caminho.

A internet de fibra óptica elimina muitos dos problemas de latência que os usuários enfrentam na internet via cabo, principalmente ao baixar ou fazer upload de dados em alta definição.

No uso doméstico, a internet de fibra óptica pode eliminar as travas no carregamento de filmes e jogos em 4K, realizar chamadas de vídeo e melhorar a qualidade das ligações em VoIP.

Já no uso comercial, a internet de fibra óptica pode aumentar a capacidade de mover e remover arquivos da nuvem, otimizar a comunicação e colaboração entre os funcionários e fazer o download e upload de arquivos sem interrupções. 

2. A capacidade de transmissão é maior

A fibra óptica é conhecida por sua alta capacidade de transmissão de dados. A largura de banda dos fios de fibra óptica podem chegar a 1 terabit por segundo, enquanto a capacidade do fio de cobre permanece pela metade.

Outro ponto positivo é a capacidade de múltiplas conexões na fibra óptica sem a perda de largura de banda entre os dispositivos.

Isso significa que você poderá assistir um filme em alta definição enquanto seus filhos jogam videogames de última geração, sem que um interrompa o sinal do outro.

3. A instalação da fibra óptica é mais fácil

A internet de fibra óptica é boa por ser melhor para instalar do que a internet via cabo coaxial. 

Por causa da distância máxima dos cabos coaxiais, as centrais de distribuição precisam de mais cabines de transmissão de sinal, o que deixa a internet mais lenta e mais propensa a oscilação.

Já a internet de fibra óptica possui uma distância máxima de transmissão de sinal muito maior, sem perda de dados. Isso permite uma economia de 70% para as distribuidoras e um sinal muito mais seguro para você.

Além disso, a manutenção dos cabos de fibra óptica é mais rápida e mais barata, o que faz com que você não sofra com problemas comuns de quedas de sinal como na internet via cabo coaxial.

4. Há uma menor degradação do sinal

Com a internet banda larga tradicional, que utiliza a conexão via cabo de cobre, o sinal diminui à medida que o cliente se afasta do provedor. 

Nas grandes cidades isso pode representar um problema. Quando os provedores estão localizados no centro, as áreas periféricas sofrem com sinais fracos de internet. 

O mesmo pode acontecer com as áreas centrais, quando os provedores ficam localizados nas periferias.

Já o sinal da fibra óptica não se degrada tão rapidamente com a distância. Isso significa que, independentemente de o provedor estar perto ou longe de você, a sua internet não sofrerá com o sinal fraco.

5. A fibra óptica não sofre com interferências eletromagnéticas

A Internet por cabo de cobre que suporta banda larga é sensível à interferência eletromagnética, que pode ser causada pela proximidade de máquinas pesadas ou de um simples micro-ondas. 

Os sinais de internet via fibra óptica não se degradam ou desaparecem devido à interferência eletromagnética e por consequência você tem mais estabilidade no sinal.

Conclusão

Para quem busca por uma internet mais confiável e estável, a internet de fibra óptica pode ser a solução. 

A internet de fibra óptica suporta demandas de larguras de banda maiores, com transmissão mais rápida de dados e não sofre com interferências. Além disso, ela possui uma velocidade média que pode chegar a 1Tb para download e upload.

Com a fibra óptica, você pode usar a internet para aplicativos de vídeo e voz, hospedagem de servidores e hospedagem de aplicativos, sem sofrer com interrupções. 

Você está pronto para a conectividade de fibra óptica? Clique aqui e conheça o plano ideal para você.

Para saber mais sobre os benefícios da fibra óptica e encontrar a solução ideal para a sua casa ou o seu negócio, entre em contato com a nossa equipe de especialistas.