Conheça a gamificação, uma técnica que alia Educação à Tecnologia

Já pensou aprender sobre qualquer coisa e desenvolver habilidades por meio de jogos eletrônicos? Hoje em dia, isso é possível - e ainda traz benefícios enormes!

01/03/2021 19:34
...

Você já ouviu falar de gamificação - ou ludificação?

 

Nos últimos anos, essa técnica se tornou cada vez mais presente no nosso cotidiano, especialmente na área da Educação.

 

Mas, afinal, o que é gamificação? Como ela se aplica na Educação? E quais são os benefícios que ela trouxe para o dia-a-dia das pessoas? São essas perguntas que a Konnet Telecom responde no texto de hoje.

 

Confira:

 

 

O que é gamificação?

 

A gamificação, também chamada de ludificação, é uma técnica que utiliza a lógica, a regra e o design de jogos analógicos e eletrônicos para atingir outros fins que não sejam apenas os de entretenimento.

 

Isso significa que elementos comuns dos jogos são utilizados para engajar pessoas, resolver problemas, motivar ações e melhorar o aprendizado.

 

Mas que elementos são esses? Pode ser a presença de um adversário, sistemas de pontuação e ranking, metas a serem alcançadas, recompensas ao completar missões e/ou condições de vitória, empate e derrota!

 

A gamificação pode ser aplicada em diversos segmentos, como a Saúde, a Economia e o Marketing. Entretanto, é na área da Educação que ela vem fazendo mais sucesso. Vamos entender por que.

 

 

Gamificação e Educação

 

...

 

A gamificação é uma excelente aliada da Educação porque dinamiza e facilita o conhecimento de diversas áreas, como Letras, Matemática, Física, Química, Biologia, Filosofia, História… e até Relações Internacionais e Ciências Políticas!

 

Essa dinamização é conquistada graças à interatividade, à definição de avatares, às restrições de tempo, à descoberta, à exploração, às regras e ao estilo de narrativa que o jogo propicia.

 

É possível conquistar uma série de habilidades com a gamificação… Desde aprender inglês, espanhol, italiano ou qualquer outra língua até desenvolver o raciocínio lógico!

 

Tantos aprendizados só são possíveis porque a gamificação aumenta o interesse dos estudantes em aprender. Ela também traz outros benefícios, que nós vamos listar no próximo tópico.

 

 

Quais são os benefícios da gamificação na Educação?

 

Uma pesquisa realizada pela Game Brasil em 2018 indicou que 75,5% dos brasileiros gostam de jogos eletrônicos, utilizando plataformas como celulares, consoles e computadores. Diante disso, a gamificação tem tudo para dar certo, não é?

 

Com certeza! A gamificação é uma das estratégias mais eficazes para potencializar o aprendizado e gerar engajamento dos estudantes.

 

Além de ser instigante para os alunos, ela desenvolve competências socioemocionais (como a socialização e a habilidade de lidar com vitórias e derrotas), aumenta a participação, melhora a criatividade, gera autonomia, promove o diálogo e capacita os estudantes a resolverem problemas.

 

E tem mais: a gamificação na Educação estimula o trabalho em equipe, permite a segmentação do conteúdo, oferece um feedback rápido do aprendizado e colabora com a fixação do conhecimento por meio de canais multissensoriais.

 

Em tempos de pandemia e de aulas remotas, a gamificação é uma alternativa interessante para os professores e gestores que querem inovar as técnicas de conhecimento, não é mesmo? Fica a dica!

 

 

Você gostou do nosso artigo e quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre Tecnologia, Educação, Saúde, Economia, Segurança e Arte? É só acessar o site ou as mídias sociais da Konnet Telecom!

 

Mais conteúdos que podem te interessar:

O que é Robótica e por que é importante aprender sobre ela na escola

10 aprendizados em “O Dilema das Redes”

Quais são os impactos da pandemia na Educação - e como eles podem afetar o futuro