Da História da Internet no Brasil à relação dos adolescentes com a Web: 5 livros de não-ficção sobre a Internet

A lista reúne livros sobre a história, os aspectos técnicos e o futuro da Internet… e muito mais! Confira.

06/04/2021 15:04
Foto: Pixabay.

Gosta de ler e está interessado em obras que dissertem sobre as tecnologias digitais - mais especificamente, sobre a Internet e suas consequências? Então, esse é o texto certo para você.

 

A Konnet Telecom preparou uma lista com cinco livros de não-ficção sobre a rede mundial de computadores, este recurso tão presente em nossas vidas.

 

A lista contém livros sobre a História da Internet no Brasil, sobre os seus aspectos técnicos, sobre as motivações ideológicas de grandes empresas, sobre a relação dos jovens com a Web e até sobre o sucesso nos negócios digitais.

 

Confira!

 

  1. Pássaros voam em bando: Este é o livro certo para quem se interessa pela relação entre a história da Internet e a história do Brasil. Por meio de uma apuração bem-feita, a jornalista e escritora Márcia Dementshuk e o físico e empresário Percival Henriques fizeram um recorte tecnológico da história da Internet no Brasil entre os séculos 18 e 21. Pesquisando diversos documentos e entrevistando mais de 90 pessoas, como Vint Cerf, Steve Crocker, Demi Getschko, Tadao Takahashi e Michel Stanton, os autores retornam às primeiras conexões, ao Marco Civil da Internet no Brasil, à Ditadura Militar, ao monopólio da Embratel e a outros momentos marcantes da História nacional, abordando-a em seus contextos políticos, culturais, econômicos e técnicos.

 

Foto: Reprodução / ANID.
Foto: Reprodução / ANID.

 

  1. Tubos - O mundo físico da Internet: Bem como o primeiro livro da lista, “Tubos” também se dedica à História da Internet, mas focaliza em seu aspecto técnico. Na obra, o jornalista e escritor Andrew Blum, que já escreveu sobre tecnologia para a “Wired”, o “The New York Times” e outros veículos de comunicação, pesquisou sobre os cabos de fibra óptica, os backbones, os armazéns de dados e as outras tecnologias (físicas) que fazem funcionar o mundo (aparentemente abstrato) da Internet. Durante a investigação, ele se viu diante dos primeiros processadores de mensagem de interface, na Universidade da Califórnia (UCLA); registrou as primeiras confluências das grandes empresas de tecnologia no mercado; e, assim, dispôs de um recorte temporal e geográfico que ligou o ciberespaço e o mundo real.

 

Foto: Reprodução / Rocco.
Foto: Reprodução / Rocco.

 

  1. Quando o Google encontrou o WikiLeaks: Neste livro provocativo, o jornalista, escritor, ativista, programador e fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, conta o seu encontro com o presidente do Google, Eric Schmidt, em 2011. Ambos discutiram sobre temas emergentes na época, como a Primavera Árabe e o Bitcoin, e chegaram a conclusões opostas sobre o futuro da tecnologia, da Internet e a sua relação com os dilemas sociopolíticos. Dessa maneira, o autor discute as consequências da acumulação de poder pelo Google ao longo do século 21 e a natureza ambivalente das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

 

Foto: Reprodução / Boitempo Editorial.
Foto: Reprodução / Boitempo Editorial.

 

  1. O Adolescente e a Internet - Laços e Embaraços no Mundo Virtual: Este livro é indicado para quem se interessa por Psicologia, Sociologia e debates relacionados à infância e à adolescência. Na obra, são apresentados os resultados de uma pesquisa empírica sobre a relação dos adolescentes com a Internet. Utilizando, como base, a Psicanálise e a Teoria Crítica, a pesquisadora Cláudia Prioste analisa os efeitos possíveis do uso das TICs na construção da subjetividade contemporânea, realiza um percurso etnográfico da cibercultura, procura desvendar os interesses econômicos e ideológicos dos ambientes virtuais e estuda de que maneira as redes sociais, os jogos on-line e o sexo virtual interferem na vida dos jovens.

 

Foto: Reprodução / Edusp.
Foto: Reprodução / Edusp.

 

  1. Conectado pelas Ideias - Como o cérebro está moldando o futuro da Internet: Em “Conectado pelas Ideias”, o escritor Jeffrey M. Stibel liga duas áreas aparentemente desconectadas: a Neurociência e os Negócios. Com uma teoria ousada sobre o futuro da Internet, Stibel afirma que, para entender a rede mundial de computadores, é preciso compreender como o cérebro humano funciona e, assim, conquistar sucesso trabalhando na Internet. Por meio de exemplos como o Google, o MySpace e o The Search Agency, o escritor e ex-funcionário da empresa desenvolvedora da tecnologia utilizada no Google Adsense oferece conselhos e previsões para empreendedores e inovadores.

 

Foto: Reprodução / DVS.
Foto: Reprodução / DVS.

 

Você gostou do nosso artigo e quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre Tecnologia, Educação, Saúde, Economia, Segurança e Arte? É só acessar o site ou as mídias sociais da Konnet Telecom.


 

Mais conteúdos que podem te interessar:

A revolução tecnológica já está acontecendo: saiba tudo sobre a Internet das Coisas

 

Conheça 6 mulheres que fizeram (e fazem) diferença na Tecnologia

 

Vamos falar sobre cultura do cancelamento na Internet?