Qual a diferença entre Internet ADSL e fibra óptica?

Confuso sobre qual a diferença entre Internet ADSL e fibra ótica? Confira este artigo e saiba qual é o melhor serviço para você! 

06/02/2020 19:00
diferença entre Internet ADSL e fibra ótica?

Confuso sobre qual a diferença entre Internet ADSL e fibra ótica? Confira este artigo e saiba qual é o melhor serviço para você! 

Os provedores de Internet de banda larga oferecem diferentes opções de conexão aos assinantes, como ADSL, VDSL e UFB ou fibra, sendo opções populares em muitas partes do mundo. 

Compreender as diferenças entre essas opções ajudará você a escolher a cobertura que melhor suporta seu uso da Internet. Até agora, todos nós sabemos que a Internet de fibra está trazendo velocidades de download mais rápidas para os usuários brasileiros. 

Mas qual é exatamente a diferença de velocidade entre o ADSL e a Internet por fibra  e, mais diretamente, o que significa essas terminologias?

O que é a Internet ADSL?

ADSL é uma abreviação do nome Asymmetric Digital Subscriber Line (Linha de Inscrição Digital Assimétrica). O ADSL é uma tecnologia que oferece velocidades de conexão mais rápidas do que a Internet tradicional via linhas telefônicas dial-up. 

ADSL é a tecnologia que conduz muitas conexões com a Internet em todo o mundo. Embora a nova tecnologia de fibra permita uma conexão mais rápida à Internet, o ADSL ainda é uma escolha popular devido à sua flexibilidade.

A Internet ADSL usa as linhas telefônicas para o tráfego, mas como a divide com as ligações telefônicas, precisa reservar boa parte da sua capacidade para que elas possam ocorrer.

Um modem ADSL pode oferecer velocidades muito mais altas que seu antecessor, o dial-up.

  • O ADSL utiliza uma frequência mais alta das linhas que a telefonia fixa;

  • ADSL é um desenvolvimento de seu antecessor, o dial-up;

  • As soluções modernas de ADSL podem oferecer velocidades muito mais rápidas em comparação com sua tecnologia antecessora;

  • A letra A em ADSL significa "assimétrica";

  • A técnica ADSL foi produzida para enviar dados através da rede de telefonia;

  • Atualmente, a maioria das conexões de banda larga usa a técnica ADSL, mas está competindo cada vez mais com as fibras ópticas;

  • A velocidade máxima da conexão depende da distância do escritório de comutação mais próximo, o gabinete que pode ser encontrado em pontos estratégicos nas ruas das cidades.

vantagens da Intenet ADSL
ADSL é uma abreviação do nome Asymmetric Digital Subscriber Line

Quais as vantagens da Intenet ADSL?

O ADSL oferece várias vantagens e desvantagens quando comparado a outros métodos comuns de conexão com a Internet, como acesso discado ou modem a cabo.

Uma vantagem que o ADSL possui sobre uma conexão discada à Internet é que ele não ocupa o telefone. Isso pode ser um benefício importante se você opera uma empresa em que precisa de acesso simultâneo ao telefone e à Internet. 

Além disso, o ADSL está sempre "ativado", para que você não precise se preocupar em se conectar como faz com a conexão discada. 

A cobrança pelo acesso à linha da companhia telefônica também é relativamente barata. Uma conexão ADSL utiliza sua fiação telefônica existente, para que você não precise pagar por atualizações caras no sistema telefônico. 

Além disso, o ADSL usa linhas extras dos seus canais telefônicos, para que você não precise ter outra linha instalada. Uma vantagem que o ADSL possui sobre o cabo é que ele oferece maior segurança. Na maioria dos casos, você terá acesso à uma rede separada. 

As redes a cabo geralmente são compartilhadas por outros usuários de computador, portanto sua privacidade pode estar em risco.

E quais são as desvantagens?

Uma grande desvantagem do ADSL é que sua eficácia depende da proximidade. Quanto mais longe você estiver do provedor ADSL, menos eficiente será o seu serviço. 

Se você estiver a mais de 100 km do fornecedor, talvez não tenha acesso ao serviço. Como o ADSL utiliza linhas telefônicas sobressalentes, você pode ter uma conexão irregular se o uso do telefone se tornar intenso. 

Sua companhia telefônica será forçada a usar as linhas ADSL extras para lidar com o volume extra de chamadas. Assim, você não terá dificuldades durante as férias ou em momentos em que as tarifas de longa distância são mais baixas, dada a possível sobrecarga da rede telefônica.

No entanto, saiba: uploads são mais lentos que downloads com ADSL. E isso pode ser um problema dependendo do seu uso.

Se sua empresa ou outras atividades exigirem o upload frequente de um grande volume de arquivos ou arquivos grandes, você poderá achar que o ADSL é impraticável de usar. Nesse caso, seria melhor usar um modem a cabo para o seu acesso à Internet.

O que é a Internet de fibra óptica?

Uma conexão à Internet por fibra usa luz para transmitir dados através de cabos de fibra óptica, permitindo velocidades mais rápidas da Internet, maior largura de banda, transporte mais longo e menor perda de qualidade. 

Com a Internet de fibra óptica, as empresas podem otimizar aplicativos baseados na nuvem, permitir que usuários remotos se comuniquem e colaborem mais facilmente e garantir que os funcionários de toda a empresa tenham as informações oportunas de que precisam.

Clique aqui para saber mais sobre como funciona a internet de fibra óptica.

Internet de fibra óptica
Uma conexão à Internet por fibra usa luz para transmitir dados.

Quais as vantagens da Internet fibra óptica?

A Internet por fibra oferece aumentos significativos na largura de banda em relação a outras soluções da Internet. Isso significa que a Internet fibra óptica pode te dar suporte para executar diversas tarefas ao mesmo tempo, sem perder a qualidade da Internet.

À medida que as empresas incorporam soluções mais intensivas em dados para tecnologia de voz, vídeo e nuvem, a largura de banda de fibra óptica garante que essas tecnologias tenham a energia e o suporte necessários para serem eficazes.

E quais são as desvantagens?

A primeira e a desvantagem mais comum da fibra óptica é que é muito caro implantar. Com o aumento da demanda de cabos de fibra óptica, haverá uma queda no preço. 

Ainda assim, não é acessível usar longamente apenas o segmento total de fibra óptica para dar algum suporte à produção. A fibra óptica em si é cara, mas o grande problema é que sua implantação também gera custos muito altos. Os conectores e outros componentes não são tão acessíveis e, portanto, impedem a instalação em larga escala.

Outra questão importante no uso de cabos de fibra óptica é sua implantação. Somente um técnico poderia tornar possível implantar os cabos de fibra óptica. 

Uma pessoa deve ser altamente proficiente no campo da fibra óptica para que a instalação seja satisfatória. Isso porque existem complicações decorrentes da implantação de cabos de fibra óptica na forma de placas de rede que podem ser tratadas apenas por uma equipe técnica. 

Se você estiver inclinado para optar pela rede de fibra óptica, é recomendável encontrar um técnico que possa fazer o trabalho de cabeamento de forma correta.

Quais são as diferenças entre Internet ADSL e fibra óptica?

Na verdade, é extremamente simples de entender a diferença entre as duas.

A banda larga padrão (ADSL) usa as linhas telefônicas de cobre, já existentes, para transferir dados. Enquanto a fibra usa uma rede mais nova de cabos de fibra óptica de alta velocidade, que são mais capazes de fornecer dados em distâncias maiores, resultando em um fluxo muito mais rápido. 

As opções de fibra amplamente disponíveis são cerca de dez vezes mais rápidas do que as velocidades de banda larga padrão mais vendidas.

Embora os valores típicos de Internet de fibra já tenham sido extremamente caros em comparação com as demais opções mais lentas e com disponibilidade bastante limitadas, a cobertura cada vez maior e os preços cada vez menores estão rapidamente tornando a fibra o novo padrão.

A Internet ADSL e fibra óptica são banda larga?

Tanto a Internet ADSL, quanto a Internet de fibra óptica são consideradas banda larga. 

Isso porque, diferentemente da conexão dial-up, as conexões ADSL e fibra podem transportar diversos dados de uma única vez, em direções variadas, sem riscos de sobrecarga da linha.

Qual o melhor: ADSL ou fibra óptica?

A fibra é a melhor opção da Internet, se você conseguir. A maioria das famílias escolhe a Internet por cabo, uma vez que é amplamente disponível. 

Se você não conseguir, ADSL é uma opção de backup viável. O ADSL é melhor para clientes rurais que, de outra forma, estão presos à Internet via satélite.

O serviço de Internet a cabo é a melhor opção para pessoas que não têm acesso à fibra ou não têm uso para velocidades extremamente rápidas. Também é uma ótima opção para os telespectadores que podem se beneficiar dos planos de redução de custos de pacotes de cabos.

A fibra é a melhor opção para usuários pesados ​​da Internet, especialmente para jogadores ou aqueles que planejam transmitir vídeos em vários dispositivos simultaneamente.

Ou mesmo para grandes empresas, que necessitam de links de velocidade maiores e precisam fazer múltiplas conexões sem que percam sua qualidade na transmissão de dados.

Se você acha que não há opções suficientes de Internet na sua área, não está sozinho. Se as conexões de cabo ou fibra ainda não estiverem disponíveis, saiba que os serviços estão se expandindo a cada ano. 

Além disso, novas tecnologias, como os satélites de baixa órbita terrestre da próxima geração, poderão em breve fornecer conexões robustas aos consumidores rurais. 

Felizmente, dentro dos próximos anos, a Internet de alta velocidade estará quase universalmente disponível.

Qual o melhor: ADSL ou fibra óptica
A fibra é a melhor opção da Internet, se você conseguir.

Conclusão

Embora a fibra ainda não esteja prontamente disponível para os consumidores na mesma escala que o cabo e o ADSL, ela já é a infraestrutura de Internet dominante da perspectiva geral. 

Ele lida com a maioria do tráfego de dados a longas distâncias, comum entre os clientes de banda larga de cidades grandes. 
A Internet é uma "rede de redes" e a mistura de tipos de conexões com a Internet provavelmente fará parte da nossa sociedade nos próximos anos.

Podemos esperar que a fibra continue a crescer a ponto de, um dia, estar tão disponível quanto a Internet a cabo. 

Aqui em Governador Valadares a Internet de fibra óptica já está disponível com a Konnet. Clique aqui para falar com um de nossos especialistas e verificar a disponibilidade de sinal para a sua região!