Entendendo a proteção de dados: você sabe o que é criptografia?

Entenda melhor este recurso de segurança dos dados, utilizado por empresas como o WhatsApp e o Telegram.

01/04/2021 12:46
Imagem: Pixabay.

“As mensagens e as chamadas são protegidas com a criptografia de ponta a ponta e ficam somente entre você e os participantes desta conversa. Nem mesmo o WhatsApp pode ler ou ouvi-las.”

 

Quem nunca se deparou com uma mensagem dessas ao abrir o WhatsApp para conversar com alguém?

 

Hoje, a criptografia de ponta a ponta é utilizada por grandes empresas como o WhatsApp, o Telegram e o Microsoft Outlook para garantir a proteção dos dados. No entanto, o que muitos não sabem é que este é apenas um dos modelos de criptografia existentes.

 

Você sabe o que é criptografia e como ela funciona? Conhece os tipos de criptografia que existem na Internet? Hoje, a Konnet Telecom responde a todas essas perguntas.

 

Confira:

 

 

 

O que é criptografia?

 

O termo “criptografia” vem das palavras gregas Kryptós (que significa “secreto” ou “oculto”) e Graphein (que significa “escrito”). Dessa forma, o termo “criptografia” pode ser traduzido por “escrita oculta”.

 

As primeiras mensagens criptografadas datam de 1.900 antes de Cristo, período em que detinham um papel essencial nas guerras. Hoje, com o advento da Internet, elas ainda têm importância em operações militares, mas seus principais objetivos estão associados à segurança de dados como transações financeiras, informações pessoais e conversas privadas.

 

Assim, a criptografia é a prática de codificar e decodificar dados. As suas principais funções são: (1) impedir que dados armazenados sejam lidos e (2) permitir que dados sejam transmitidos seguramente em canais inseguros. Em outras palavras, a criptografia serve para garantir confidencialidade, integridade e identidade aos dados.

 

 

Como a criptografia funciona?

 

Imagem: Pixabay.
Imagem: Pixabay.

Imagem: Pixabay.

 

A principal base da criptografia moderna é a grande capacidade de cálculos dos computadores. Eles usam algoritmos matemáticos para “embaralhar” as mensagens e criar códigos indecifráveis, ou seja, geram chaves que codificam e decodificam os arquivos em servidores.

 

Já que, em computadores, todos os tipos de arquivos são armazenados, processados e transmitidos em Bits, eles geram a criptografia baseada em um determinado número de Bits. Quanto maior o número de Bits, maior o número de combinações que uma chave pode ter.

 

Por exemplo: utilizando uma criptografia de 8 Bits, o sistema vai gerar uma chave de 8 caracteres, que resultam em 256 combinações diferentes.

 

Esse processo serve para dificultar que uma pessoa que não tenha acesso à chave teste todas as combinações até encontrar a correta e acessar seus arquivos.

 

Há dois tipos de proteção criptográfica: (1) a simétrica, também chamada de “chave secreta” ou “chave privada”, e (2) a assimétrica, também conhecida por “chave pública” ou “criptografia de ponta a ponta”.

 

 

Entendendo a criptografia simétrica

 

A “criptografia simétrica”, “criptografia de chave secreta” ou “criptografia de chave privada” utiliza a mesma chave para cifrar e decifrar a mensagem. Em outras palavras, tanto o emissor quanto o receptor da mensagem compartilham a mesma chave.

 

A sua vantagem é que ela tem uma boa performance e garante comunicação contínua e simultânea entre várias pessoas. Ela é mais indicada para a garantia de confidencialidade de um volume grande de dados, visto que o seu processamento é mais rápido.

 

Hoje, a criptografia simétrica é utilizada pelos dois protocolos mais usados para proteção de dados na Internet: o Secure Sockets Layer (SSL) e o Transport Layer Security (TSL).

 

 

Entendendo a criptografia assimétrica

 

A “criptografia assimétrica”, “criptografia pública” ou “criptografia de ponta a ponta” utiliza duas chaves diferentes e complementares para codificar e decodificar a mensagem: a chave pública e a chave privada.

 

O algoritmo de criptografia utiliza a chave pública para criptografar os dados e a chave privada para descriptografá-los. Assim, o nome “criptografia assimétrica” se origina da diferença entre as duas chaves.

 

A criptografia assimétrica é mais lenta do que a simétrica, entretanto, garante mais segurança nas trocas de dados. Ela é utilizada por grandes empresas como WhatsApp, Telegram, iMessage, Skype, ProtonMail e Microsoft Outlook.

 

 

E então, entendeu melhor o que é criptografia e quais são as tecnologias de proteção de dados que nos cercam?

 

Se você gostou do nosso artigo e quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre Tecnologia, Educação, Saúde, Economia, Segurança e Arte, basta acessar o site ou as mídias sociais da Konnet Telecom.


 

Mais conteúdos que podem te interessar:

A revolução tecnológica já está acontecendo: saiba tudo sobre a Internet das Coisas

 

Conheça 6 mulheres que fizeram (e fazem) diferença na Tecnologia

 

Vamos falar sobre cultura do cancelamento na Internet?