Como estudar para o Enem pela Internet

Conheça técnicas que vão te ajudar a se preparar para a prova mais esperada do ano.

10/12/2020 15:50
Foto: Shuttestock.

Depois de um ano de turbulências e mudanças profundas na Educação, muitos estudantes estão ansiosos porque faltam poucos meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

A prova impressa será aplicada entre os dias 17 e 24 de janeiro, enquanto a prova digital acontecerá entre 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Isso significa que os interessados em conseguir uma vaga na universidade precisam começar a se preparar para a reta final nos estudos.

 

Mas, em meio à pandemia de Covid-19, essa não é uma tarefa fácil. Como nós mencionamos no último texto do nosso blog, 49% dos estudantes que planejam fazer o Enem pensa em desistir da prova e 67% não está conseguindo estudar desde que as aulas foram suspensas. E você, como está?

 

Nós queremos te ajudar a estudar para o Enem em casa. O primeiro passo é ter uma internet veloz e de qualidade. Para isso, recomendamos a Konnet Telecom!

 

 

Dicas para estudar bem

 

  1. Organize-se:

 

O primeiro passo para estudar para o Enem com qualidade é organizar o seu tempo. Estabeleça horários fixos para estudar entre segunda e sexta-feira e cumpra-os com disciplina e responsabilidade.

 

Você pode escolher como organizar esses horários, separando um tempo para cada disciplina e dividindo-o entre leitura, escrita, pesquisa, resolução de exercícios e tempo de aulas.

 

Também é importante tirar um tempo para descansar e movimentar o corpo entre uma disciplina e outra, assim como manter uma rotina de exercícios físicos. Eles melhoram a saúde física e mental e aumentam o rendimento.

 

Ah, e não se esqueça de tirar o final de semana para cuidar de você. Só assim para ser estudioso e saudável ao mesmo tempo.

 

  1. Saiba o conteúdo da prova

 

A Matriz de Referência do Enem disponibiliza tudo o que pode ser cobrado na prova do Enem, desde as competências necessárias até os conteúdos de cada área do conhecimento.

 

Entretanto, é importante saber que nem todos os conteúdos e competências que estão sinalizados na Matriz de Referência vão, necessariamente, cair na prova. Além disso, algumas provas podem cobrar mais (ou menos) de determinado conteúdo do que outras.

 

Para se manter preparado, você pode refazer as provas do Enem dos anos anteriores.

 

O ideal é que você faça a prova de Linguagens, Redação e Ciências Humanas entre duas e cinco horas e meia, que é o tempo destinado para ela no dia oficial do Enem. Já a prova de Ciências da Natureza e Matemática deve ser concluída entre duas e cinco horas.

 

Foto: Shuttestock.
Foto: Shuttestock.

 

  1. Seja focado(a) e participativo(a)

 

Desde que o Ensino a Distância (EAD) se tornou uma realidade para milhares de estudantes brasileiros, novos hábitos foram incrementados. Dentre eles, estão: realizar outras atividades durante a aula, assisti-la deitado na cama e deixar câmera e microfone desligados durante as explicações.

 

É muito difícil resistir à preguiça e às distrações que a nossa casa oferece, mas, se quisermos manter uma rotina de foco e motivação, precisamos preparar o nosso corpo para isso.

 

Por isso, durante as aulas, procure ficar sentado com a postura ereta, sem deixar o corpo cair. Além disso, mantenha a câmera ligada e participe da aula sempre que tiver um comentário pertinente a fazer. Isso ajudará a manter o foco.

 

Também evite abrir guias desnecessárias e que podem te desconcentrar da proposta da aula. Dedicar-se inteiramente às suas tarefas, além de facilitar a sua aprendizagem, faz o tempo passar melhor e mais rápido.

 

 

Ferramentas virtuais que podem te ajudar a estudar

 

A pandemia trouxe muitos desafios às escolas, mas também abriu novas possibilidades de ensino e aprendizagem. Uma delas é o uso de ferramentas e tecnologias para estudar, tanto em sala de aula quanto em casa. Algumas delas são:

 

 

  1. Geekie Games Enem:

 

O Geekie Games é um jogo desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com a Folha de S. Paulo, o Guia do Estudante e a Universia. Ele mistura videoaulas, exercícios e simulados que preparam o aluno de acordo com a proficiência dele em cada área, traçando um plano de estudos personalizado.

 

  1. AppProva:

 

AppProva é um aplicativo gratuito que testa os conhecimentos de aluno e indica os conteúdos que devem ser revisados. Com ele, o aprendizado fica divertido na medida em que o estudante pode escolher entre jogar um quiz, desafiar os colegas e fazer simulados nos moldes do Enem. Ele também pode acessar o seu relatório de desempenho e acompanhar o seu desenvolvimento.

 

  1. Estudavest

 

Nessa plataforma gratuita, é possível acessar um banco de questões do Enem e de outros vestibulares. O aluno também pode escolher entre resolver questões, fazer exames anteriores e realizar simulados. Além disso, a ferramenta classifica o ranking geral do estudante.

 

--

 

Já que, para estudar com qualidade, precisamos de uma internet veloz e eficiente, nós recomendamos a Konnet Telecom. Mais informações estão disponíveis no nosso site e nas nossas mídias sociais!