A internet de fibra ótica é boa? Saiba tudo sobre o assunto!

A internet fibra óptica é boa? Neste artigo, analisaremos a internet de fibra óptica como um todo, para que você possa saber se ela é boa ou não.

05/12/2019 19:00
internet fibra óptica é boa

Que a internet de fibra óptica é o futuro da banda larga, muita gente já sabe. Mas será que ela é boa mesmo?

Ela utiliza a tecnologia de fibra óptica para alcançar as velocidades mais rápidas de transferência de dados disponíveis atualmente, podendo chegar a incrível marca de 1 Gbps.

Tanta velocidade pode favorecer ainda mais o avanço tecnológico e tornar as pessoas ainda mais conectadas. Mas, afinal, como ela funciona e por que é tão boa?

Este artigo tem como objetivo analisar a internet de fibra óptica como um todo, para que você possa saber se ela é boa ou não. Confira!

Afinal, a internet de fibra óptica é boa mesmo?

Assim como qualquer outro serviço de internet, a velocidade e a estabilidade da sua conexão de fibra óptica vai depender do servidor. 

A internet de fibra óptica é boa por não ser sensível à longas distâncias como a internet banda larga comum, mas ainda estará sujeita a oscilações de acordo com a central que a distribui.

Isso significa que, dependendo da empresa, o serviço de internet fibra óptica pode sim sofrer com interrupções, já que nem todos os servidores são construídos da mesma forma ou com a mesma capacidade.

Aqui na Konnet, trabalhamos com a tecnologia Fiber To The Home (FTTH) que garante total transmissão da internet via fibra óptica desde o servidor até a sua casa (clique aqui para saber mais).

internet de fibra óptica é boa
​A Konnet trabalha com a tecnologia Fiber To The Home

Algumas empresas optam pelo serviço de distribuição mista (FTTN, FTTC e FTTB). Isso significa que parte do caminho de distribuição é coberto por cabos coaxiais e a outra parte por cabos de fibra óptica.

No entanto, não podemos negar que a internet de fibra óptica é mais confiável do que qualquer outro serviço de distribuição de internet, incluindo o Wi-Fi ou rádio DSL (4G).

Como funciona a internet por fibra óptica

Quando falamos sobre internet de fibra óptica, estamos falando de um tipo de comunicação mais veloz, estável e com menor perda de dados do que qualquer outra tecnologia existente em uso residencial e comercial. 

Ela pode ser utilizada na transmissão de internet banda larga, sinal de TV ou telefone.

Um cabo de fibra óptica é composto por vários fios mais finos do que um fio de cabelo. Embora sejam quase invisíveis, muita coisa acontece lá dentro. Vamos entender?

O cabo de fibra óptica pode ser dividido em duas partes:

  • O núcleo, que geralmente é feito de vidro. É por onde toda a informação vai passar.

  • O revestimento, que envolve o fio de vidro. Pode ser feito de vidro ou plástico.

cabo de fibra óptica
O cabo de fibra óptica é dividido em duas partes: Núcleo e revestimento

Essas duas partes trabalham juntas para criar o fenômeno chamado de reflexão interna total, que permite que a luz viaje pelo fio da fibra sem escapar, sendo refletida por um “espelho”.

O revestimento mantém a luz no núcleo porque o vidro ou plástico de que é feito possui uma densidade óptica diferente ou um índice de refração mais baixo.

Como as informações são transmitidas com a fibra óptica?

Para que a internet seja transmitida através do cabo de fibra óptica, os servidores precisam transformar os sinais elétricos, que formam o código binário (Ethernet), em sinais de LED ou laser.

O LED é transmitido em pulsos extremamente rápidos, carregando todos os sinais binários que se transformam em impulsos elétricos novamente ao atingir os terminais de rede óptica (ONT).

Os códigos binários compostos por 0 e 1 nas correntes elétricas se transformam facilmente em pulsos de LED. 

Essa tradução dos códigos se dá por meio da luz, onde um feixe equivale ao código 1 e a interrupção equivale ao código 0.

Estes pulsos podem viajar cerca de 100 quilômetros sem sofrer quaisquer degradações. Quando os dados precisam viajar para mais longe, eles passam por amplificadores ópticos que aumentam o sinal para que não se perca a qualidade e a velocidade da conexão.

3 vantagens da internet por fibra óptica

Agora que sabemos como a fibra óptica funciona para levar internet para a sua casa, vamos tentar entender por que a internet de fibra óptica é melhor que os serviços concorrentes.

É bom lembrar que a internet de fibra óptica é um serviço ainda novo no Brasil, sendo oferecido por poucos servidores. Por isso, nunca descarte uma segunda opção, como a internet via rádio.

1. A fibra óptica leva melhor os dados, mesmo que por longas distâncias

Às vezes, os dados podem ser afetados quando percorrem longas distâncias. Nem a eletricidade e a luz são imunes a danos causados ​​por viagens muito longas. 

Na internet de cabo coaxial (de cobre) o sinal que você recebe na outra extremidade pode ser de largura de banda menor. Há um limite curto de distância para manter a intensidade do sinal.

Por outro lado, os cabos de fibra óptica podem preservar a força do sinal por até 100 km, o que é muito melhor do que o que uma instalação de cabos coaxiais pode fazer.

internet fibra óptica é boa
A fibra óptica é utilizada para transmitir dados ao redor do mundo

2. Interferência elétrica ou de rádio não é um problema

O cobre conduz a eletricidade muito bem, embora não possa formar um sistema fechado.

Isso significa que a interferência de rádio ou eletromagnética pode ter um efeito negativo nos sinais. Assim, pode reduzir a força do sinal e, às vezes, até cortá-lo completamente. 

As linhas de fibra óptica usam vidro e plástico de maneira a isolar as interferências externas para que o sinal permaneça seguro.

3. Dano é menos provável

O cobre, por ser um metal macio e um bom condutor, pode sofrer danos no ambiente circundante e, com o tempo, se quebrar. 

As linhas de fibra não apresentam esse problema, pois, apesar de extremamente pequenas, são mais resistentes.

Qual a velocidade máxima da internet de fibra óptica?

Você provavelmente pode adivinhar que as fibras ópticas vencem na velocidade, mas em quanto? 

A conexão óptica vence margem bastante grande, na verdade. As redes de fibra óptica podem fornecer velocidades de até 1 Gpbs (1000 Mbps), enquanto as velocidades DSL atingem normalmente cerca de 6 Mbps.

As velocidades da Internet multiplicaram-se 100 vezes a cada 10 anos, para nunca mais diminuir. Em alguns testes laboratoriais, a velocidade podia variar entre 10 terabits e 1-2 petabits por segundo (1000 terabites). 

Essas novas hiper-velocidades só podem ser alcançadas graças a certas características da fibra óptica.

Para garantir que os sinais não se misturem ou se interrompam, diferenciamos as cores com base no comprimento de onda da luz. 

Os receptores sensíveis à luz nos cabos de fibra óptica quebram a luz da mesma forma, diferenciando as diferentes faixas de comprimento de onda. 

Por esse motivo, mesmo se houver apenas um modo disponível em um núcleo, diferentes comprimentos de onda podem ser agrupados, da mesma forma. Essa tecnologia é chamada de “grade flexível”.

Leia também: Saiba como calcular o tempo de download de um arquivo

Dessa forma, é possível levar a taxas de transmissão de 1,4 Tbps usando cabos de modo único existentes. Nessa velocidade, você seria capaz de baixar 44 filmes em HD em um segundo!

Aqui no Brasil, a velocidade mais comum distribuída pelas empresas de internet é a de 200 megabits por segundo (Mbps). Mas já é possível encontrar velocidades maiores disponíveis no mercado.

Como avaliar se a minha internet de fibra óptica é boa?

Para avaliar a qualidade da instalação de internet fibra óptica na sua casa e considerá-la boa ou ruim, você precisará executar alguns testes de fibra.

É bom lembrar que esses testes são executados na instalação, por profissionais qualificados, mas você pode reproduzi-los facilmente. 

Antes de contratar ou mesmo depois que já estiver utilizando a internet verifique a reputação da empresa de distribuição e a qualidade do serviço.

Você pode buscar por opiniões de usuários ou até procurar pela empresa no site Reclame Aqui para saber quais as solicitações e insatisfações mais frequentes.

Compare a velocidade contratada e o valor pago por ela e verifique a média de preço do mercado. Veja tudo o que está incluindo no pacote, inclusive possíveis franquias, que podem limitar sua banda depois de atingir a quota contratada. 

Você também pode realizar testes de velocidade com frequência e verificar a latência do sinal que chega em seu equipamento. 

Para fazer o teste, você pode utilizar o site da Entidade Aferidora de Qualidade de Banda Larga, elaborado pela Anatel.

Ele permite que você faça um cadastro rápido para ter acesso ao seu histórico de medições. Caso note grandes perdas, entre em contato com a empresa responsável.

Quais as diferenças entre a internet de fibra e a comum?

Ao comprar opções da Internet para sua casa ou empresa, é provável que você encontre alguns tipos de rede. 

Os mais comuns são fibra óptica, cabo, DSL e satélite. Cada tipo de rede é diferente na maneira como transferem dados e cada um oferece suas próprias vantagens.

Internet de fibra óptica é uma conexão à Internet que transfere dados total ou parcialmente por meio de cabos de fibra óptica. A internet de cabo é uma conexão à Internet entregue por linhas telefônicas. As linhas telefônicas são feitas principalmente de cobre.

Embora o cobre seja um condutor ideal, os dados não podem ser transportados tão rapidamente pelas linhas telefônicas quanto nos sistemas de fibra óptica, o que nos leva aos prós e contras das duas tecnologias.

Por que a internet de fibra óptica é melhor que a comum?

Entender porque a internet de fibra óptica é melhor que as outras é bem simples. Você pode pensar na transmissão da internet como um encanamento da rede de água, por exemplo. 

Se você tem um encanamento que deixa água vazando nas conexões, você acaba pagando por uma quantidade bem maior que você utiliza.

O mesmo acontece com a internet. Você pagará por uma velocidade muito maior do que a velocidade que chega nos seus equipamentos. E quando esse sinal é transformado em Wi-Fi, a coisa tende a piorar.

Resumindo: a internet de fibra óptica é boa porque você paga por uma velocidade e consegue utilizá-la por inteiro. Menos transtornos e mais economia, não é?

7 curiosidades sobre a internet de fibra óptica

1. Os cabos de fibra óptica são mais rentáveis

Por transmitirem a informação por distâncias maiores, as empresas acabam precisando de menos hacks de retransmissão ao longo do caminho e podem distribuir a internet para mais localidades.

Além disso, os cabos de fibra óptica são mais resistentes à pressão. Isso significa menos rompimentos ao longo da rede.

Isso significa menor custo de instalação, distribuição e manutenção e, consequentemente, uma internet mais barata para o consumidor.

2. A tecnologia de fibra óptica é mais segura e eficiente

Sua conexão a cabo pode ser rápida o suficiente para transmitir vídeo sem interrupção, mas o pico de tráfego sobrecarrega os fios. 

É aí que as diferenças entre velocidade da Internet e fibra óptica versus velocidade de cabo ficam óbvias. As fibras ópticas podem lidar com mais usuários e mais dados em velocidades consistentemente mais altas.

Outro bônus? A Internet por cabo de fibra óptica não precisa de linhas energizadas, por isso não é tão propensa a interrupções quanto a Internet por cabo. 

3. A instalação é simplificada

No início, quando a tecnologia ainda era um mistério para a maioria dos instaladores de internet, era realmente difícil encontrar uma instalação 100% eficaz.

Com o passar dos anos, as equipes foram adquirindo treinamentos mais detalhados e as empresas se adaptando com a compra de peças e materiais ideais de instalação.

Isso fez com que a internet de fibra óptica se mostrasse mais fácil de instalar e de fazer a manutenção, já que os cabos são bem mais fortes e precisam somente de bons conectores.

4. O uso de fibra óptica é ambientalmente sustentável

Ao longo dos anos, a fibra óptica é reconhecida por sua capacidade de suportar arquiteturas sustentáveis. 

Enquanto os cabos de cobre levam até 3,5 watts para enviar pulsos de luz por 1 km, os cabos de fibra óptica consomem apenas 1 watt para fazer isso. 

Com isso dito, a quantidade de energia necessária para transmitir luz de um local para outro é muito menor do que o necessário para enviar sinais elétricos. 

Evidentemente, a utilização da tecnologia de fibra óptica é uma ótima maneira de reduzir o consumo de energia.

5. A internet de fibra óptica é mais rápida que as demais

A velocidade da Internet por fibra óptica é de 1 Gbps. Isso é 10 a 20 vezes mais rápido que o cabo de 50 a 100 Mbps que a maioria de nós utiliza agora. 

Para uma comparação de velocidade da Internet de fibra óptica em comparação com o cabo coaxial, consulte a lista abaixo.

Ele mostra quanto tempo leva para baixar um filme em HD de 2 horas utilizando a internet de fibra óptica x Internet a cabo.

  • Velocidade da Internet por fibra óptica 1 Gbps: 40 segundos

  • Velocidade da Internet por cabo 100 Mbps: 7 minutos

  • Velocidade DSL 25 Mbps: 30 minutos 

  • Velocidade 4G LTE 35 Mbps: 25 minutos

  • Velocidade da Internet 5G 10 Gbps: 4 segundos 

6. Os cabos de fibra óptica não quebram facilmente

Se você olhar mais de um cabo de conexão por fibra óptica, verá que elas são compostas por finos fios de vidro, que são as ditas fibras ópticas. 

O número de fios de fibra pode variar dependendo do tipo de cabo que você possui, mas cada fio geralmente tem o tamanho menor que um décimo da largura do cabelo humano. Embora isso seja verdade, esses fios têm capacidade para realizar aproximadamente 25.000 chamadas telefônicas. 

Com isso em mente, é inegável que os fios ópticos são fortes, independentemente de quão finos eles pareçam.

7. A fibra óptica se baseia na lógica digital

Já reparou como tudo é extremamente rápido no mundo digital? As notícias se espalham mais rapidamente, as coisas entram e saem de moda em um piscar de olhos e até os memes possuem tempo de vida limitado.

Por isso é essencial que pessoas e empresas estejam conectados em uma internet que pode proporcionar mais agilidade na obtenção e disparo de informação.

A tecnologia de fibra óptica é um sistema de transporte digital mais rápido para as empresas e clientes. Nos cabos de fibra óptica multimodo, os dados podem viajar na velocidade de 100 Mbit/s e chegar a 2 km.

Enquanto isso, as informações digitais que passam pelos cabos de fibra multimodo podem viajar na velocidade de 100 Mbit/s ou 1 Gbit/s e atingir até 5 km.

Conclusão

Sabendo de tudo isso que analisamos aqui em nosso artigo, podemos concluir que a internet de fibra óptica é boa!

Com a internet de fibra óptica você não vai precisar se preocupar com indisponibilidade de sinal, oscilações, perdas de pacote de dados ou qualquer outro problema que são tão comuns nas conexões populares.

Com apenas uma instalação, você pode conectar todos os equipamentos da sua casa, a sua SmarTV, os jogos dos seus filhos e o computador do seu escritório doméstico.

Não perca mais tempo e dinheiro com uma internet que não funciona. Entre em contato com os nossos especialistas e solicite a sua instalação.

Conheça mais sobre a Konnet e entendas sobre os nossos pacotes de conexão de internet de fibra óptica.