A internet via rádio é banda larga? Saiba mais neste guia

A resposta é sim! A internet via rádio é banda larga! Assim como as conexões por fio de cobre, fibra óptica ou 4G do celular. Saiba mais neste artigo.

30/01/2020 19:01
internet via rádio é banda larga

Você conhece a internet via rádio? Ela seria uma boa opção para sub substituir a internet de cabo de cobre? Confira o nosso guia e saiba tudo sobre a internet via rádio!

Enquanto a maioria da banda larga é fornecida através de cabos de cobre ou fibra ótica, a conexão sem fio, conhecida como via rádio ou wireless, é uma coisa completamente diferente. 

Ela chega à sua casa através de ondas de rádio, como sinal de 4G (no caso dos mini modens portáteis) ou de Wi-Fi com sinal ampliado. Quando você compra um pacote de banda larga sem fio, recebe um roteador que capta o sinal dos mastros do provedor e conecta seus dispositivos à Internet.

Alguns provedores sem fio fornecem banda larga móvel (como a internet 4G franqueada, oferecidas por operadoras de celular). Já outros podem conectá-lo usando satélites ou enormes antenas de Wi-Fi, instaladas em pontos mais altos da cidade.

É uma ótima alternativa em áreas onde a banda larga com cabo padrão não é boa o suficiente ou pessoas que estão sempre em movimento, mas que precisam de conexão imediata.

Conheça a internet via rádio e suas - muitas - vantagens!

Como funciona a internet via rádio?

A Internet sem fio fixa é diferente das conexões mais comuns, como DSL e fibra. Em vez de usar um cabo, ele transmite o sinal da Internet para sua casa via ondas de rádio transmitidas por uma estação base.

Quando você opta pela Internet sem fio fixa, seu provedor instala um receptor em sua casa. Ele se comunicará com a estação base sem fio mais próxima e oferecerá acesso à Web por meio de um cabo que transmite o sinal de banda larga do receptor ao roteador em sua casa.

A internet sem fio fixa é usada principalmente em áreas rurais, onde a instalação de infraestrutura para serviços de banda larga como ADSL é mais cara. Transportar e enterrar cabos no solo e obter as permissões necessárias, pode sair caro para as empresas. 

Portanto, não faz sentido financeiro para os prestadores de serviços seguir esse caminho em áreas menos populosas. Sobretudo em localidades que não podem ter assinantes suficientes a bordo para justificar os custos totais.

Se quiser conhecer mais sobre as diferenças entre a internet via rádio e a de fibra óptica é só clicar aqui.

Como funciona a internet via rádio?
A Internet sem fio fixa é diferente das conexões mais comuns, como ADSL e fibra.

Quais são as vantagens da internet via rádio?

Como em tudo na vida, a internet via rádio, wireless ou sem fio fixa tem sua parte de vantagens e desvantagens.

Vamos falar sobre as vantagens primeiro.

  • É mais fácil configurar o equipamento necessário para a Internet via rádio do que para outros serviços de banda larga, porque não requer cabos físicos ou o incômodo que isso implica;

  • Ao contrário dos serviços celulares tradicionais, a Internet via rádio geralmente possui limites de franquias muito altos (100 GB ou mais) ou nenhum limite;

  • É útil para áreas onde a velocidade da banda larga de fio de cobre é baixa, principalmente em áreas rurais que os cabos têm dificuldade em alcançar;

  • Você pode configurá-lo assim que adquirir seu roteador - não há necessidade de visita de um técnico;

  • Você não precisa de uma linha telefônica se não quiser;

  • O preço é geralmente é mais acessível;

  • Se você mudar de casa na mesma área, geralmente poderá levar seu roteador com você e configurá-lo novamente - não há necessidade de se preocupar com instalações complexas e demoradas.

E quais são as desvantagens?

Obviamente, também existem algumas desvantagens:

  • O problema com a Internet via rádio é que a conexão nem sempre é estável. A banda larga sem fio não é tão confiável e as velocidades não são tão consistentes quanto as conexões ADSL ou fibra;

  • Chuva, neblina e outras condições climáticas podem afetar sua força;

  • Também deve haver uma linha de visão entre o receptor em sua casa e a estação base sem fio. Obstruções como árvores e morros podem afetar a qualidade do serviço e até impedir que ele seja instalado;

  • As velocidades de download não são tão rápidas e há pouca esperança de obter velocidades no nível da fibra. Alguns provedores sem fio, de fato, têm velocidades máximas de 10Mb;

  • A maioria das redes sem fio cobre apenas uma área local limitada;

  • As conexões sem fio não são tão seguras quanto as com fio - cortando a conexão física, ficam mais abertas aos hackers;

  • Muitos fatores podem impedir você de obter um bom sinal sem fio. Coisas como paredes grossas, edifícios altos e até mau tempo podem afetar sua banda larga.

Qual a diferença entre internet banda larga e via rádio?

Conhecer as diferenças entre a vasta gama de diferentes serviços de banda larga pode ajudá-lo a entender o que seria melhor para o seu orçamento, sua localização e suas necessidades específicas.

A banda larga via rádio pode ser móvel ou fixa e é usada para descrever o processo de conexão de uma casa, ou empresa à Internet através de um link de rádio. 

Aqueles que desejam instalar a Internet via rádio precisarão de uma antena externa e ela poderá ser implementada em qualquer lugar, mas é ideal em áreas remotas em que satélite, DSL ou cabo seriam caros.

Ao mexer na banda larga sem fio em casa, você poderá notar o termo WLAN (Rede local sem fio). Essas redes fornecem banda larga sem fio a curtas distâncias ou fornecem um alcance extra dentro de uma empresa, casa ou escola. 

A conexão sem fio pode ser usada em particular em casa ou nas empresas, mas quando você se conecta à Internet em um hotel, aeroporto ou cafeteria, esse é um 'ponto de acesso' público à Internet fornecido por um serviço de banda larga sem fio.

Banda larga via rádio significa que o usuário deve permanecer parado e, com isso, queremos dizer na mesma vizinhança que a conectividade sem fio alcançará. 

diferença entre internet banda larga e via rádio
A banda larga via rádio pode ser móvel ou fixa

Sem sinal: isso acontece com a internet via rádio?

Você já reparou que existem algumas áreas em sua casa que sua internet sem fio não alcança? 

Isso ocorre porque você está fora de alcance. Se você tiver uma linha de visão direta entre o transmissor sem fio e o dispositivo, a conectividade de banda larga será mais forte.

Já a banda larga de fibra é usada para descrever o método de transmissão de dados de um lugar para outro, enviando pulsos de luz através de uma fibra óptica. 

A tecnologia implementada converte sinais elétricos que transportam informações para a luz. Essa luz passa através de tubos de vidro transparentes (cabos de fibra ótica), que têm o diâmetro de um cabelo humano. 

A banda larga de fibra óptica é considerada a evolução da banda larga ADSL, que funciona fornecendo informações pela rede telefônica. As conexões de banda larga por fibra transmitem dados mais rapidamente que os modems de banda larga ou cabo ADSL.

Muitos de nós, têm banda larga de fibra instalada em nossas casas, mas a maioria dos fornecedores no Reino Unido ainda não a oferece nacionalmente. 

No entanto, a maioria lançou planos para expandir suas redes de fibra óptica, para que todos possam se beneficiar das velocidades rápidas.  Os dois principais métodos de banda larga de fibra em residências e empresas são o FTTC (fibra para o gabinete) e FTTH (fibra para o lar). 

No momento, os provedores oferecem velocidades entre 40 e 500 Mbps. 

No entanto, a velocidade real pode ser afetada pela proximidade física de sua casa ou empresa com a fibra e a quantidade de largura de banda usada. 

Se você estiver usando banda larga de fibra, também poderá implementar serviços de VoIP e vídeo.

Quando a internet via rádio vale a pena?

Os fornecedores diriam que esses planos foram criados para "todos", mas existem alguns grupos de pessoas para quem ele funcionaria melhor.

  • Estudantes

Nenhum compromisso com uma Internet fixa é bom quando você pode precisar fazer as malas e se mudar rapidamente. É exatamente o que costuma acontecer com estudantes que vivem em repúblicas.

Então, se você mora com pessoas que não conhece bem e prefere não compartilhar uma conexão com a Internet, a internet via rádio pode ser o ideal para você. Assim, você poderá assistir Netflix, acessar redes sociais e muito mais, de uma conexão particular sua.

  • Casais

Famílias pequenas, um casal ou alguém morando sozinho, talvez sejam as melhores para a banda larga via rádio.

  • Idosos

Idosos que acabaram de se aposentar e utilizam a internet para tarefas básicas, como mandar mensagens, assistir TV ou navegar em sites mais leves.

A internet via rádio pode ser ideal, já que os custos são mais baixos e a velocidade cobre bem as necessidades básicas de navegação, sem desperdício de dados.

  • Pequenos negócios

Acredite ou não, as pequenas empresas podem confiar na internet via rádio, desde que a equipe seja apenas algumas pessoas e não enviem ou recebam grandes arquivos digitais de clientes e colegas.

Estes são apenas alguns exemplos, mas você provavelmente pode ver o padrão. A banda larga sem fio doméstica é melhor para:

  • Casas ou escritórios com apenas algumas pessoas;

  • Pessoas ocupadas com menor uso de dados do que uma família média;

  • Pessoas que não precisam enviar ou receber arquivos grandes.

Afinal, a internet via rádio é banda larga?

A resposta é sim! A internet via rádio também é um estilo de banda larga, assim como as conexões por fio de cobre, fibra óptica ou 4G do celular.

Uma conexão banda larga, nada mais é do que uma tecnologia que permite a transferência de vários dados ao mesmo tempo, viajando em direções variadas, sem a perca de dados ou interferência de sinal.

A internet via rádio nada mais é do que uma conexão fixa saindo de um provedor comum, sendo levada por cabos até a antena de distribuição. Ela pode ser transportada por cabos de cobre ou fibra óptica e isso, com toda certeza, influencia na velocidade final.

A antena de distribuição possui uma função similar aos roteadores domésticos, que recebe e distribui o sinal para os diversos “aparelhos”. No caso do Wi-Fi doméstico, conseguimos conectar o celular, o computador diretamente na rede, sem a necessidade de intermediários.

Já nas conexões via rádio, você precisará de um receptor de sinal, bem parecido com uma antena parabólica, para que você possa conectar a internet em um roteador comum e criar a sua própria rede doméstica.

Afinal, a internet via rádio é banda larga?
A internet via rádio também é um estilo de banda larga

Conclusão

Se você está tendo problemas com uma conexão de Internet ADSL ou NBN, sofre velocidades lentas ou interrupções de serviço, a banda larga via rádio doméstica pode ser exatamente o que você precisa.

É simples de configurar e usar, mas oferece alguns dos mesmos recursos que você esperaria obter de um serviço de internet em casa. É um meio termo perfeito entre a Internet antiga e com cabos e a Internet móvel mais moderna.

Mas se você pode usá-lo ou não, vai depender de onde você mora (ou trabalha se planeja usá-lo em um escritório). 

A cobertura da rede não será perfeita em todos os lugares; portanto, você precisa ter certeza de que pode receber um sinal antes de se inscrever ou escolher uma opção sem contrato para fornecer a flexibilidade de alternar os serviços, se necessário.

Consulte os nossos especialistas e saiba qual o tipo de internet ideal para a sua região e necessidade!