Link dedicado e link compartilhado: quais as diferenças?

Conheça as características, diferenças e vantagens dos dois tipos de conexão e saiba como escolher entre link dedicado e link compartilhado.

09/01/2020 19:00
ink dedicado e link compartilhado

Link dedicado ou link compartilhado? A decisão sobre qual plano de Internet deve ser adequado para sua empresa ou casa geralmente se resume à escolha entre dois tipos básicos de planos. 

Ambos não têm nada a ver com conexão de Internet sem fio, satélite, telefone fixo ou fibra óptica, mas com a largura de banda alocada a você. 

A quantidade de largura de banda atribuída a você pode ser a diferença entre uma conexão de computador com velocidades instantâneas ou gerenciáveis, ​​e uma que se move lentamente, quase como uma conexão discada.

O que é largura de banda? 

Largura de banda refere-se ao volume de dados que podem ser enviados ao mesmo tempo, através de uma rede de computadores ou conexão com a Internet. 

Quanto maior a largura de banda, mais dados podem ser transmitidos por ela em um determinado momento, resultando em uma conexão mais rápida. 

Antes de poder considerar suas escolhas, você deve primeiro entender suas necessidades.

O que é um link compartilhado?

Uma conexão de Internet de banda larga é uma rede com link compartilhado entre muitos usuários diferentes em uma área, que usam uma conexão maior, comum e fracionada. 

Diferentemente do serviço de Internet dedicado, a quantidade de largura de banda oferecida é apenas até a velocidade máxima disponível ou do pacote. 

Não há garantias sobre a velocidade que você realmente obtém ou sobre a qualidade da conexão. A velocidade é determinada pelo tráfego e congestionamento da rede do ISP, que pode variar bastante, dependendo da localização ou da hora do dia.

Não é incomum os usuários descobrirem que sua Internet está mais lenta durante o dia e funciona muito bem tarde da noite. 

A velocidade da largura de banda tende a ser imprevisível e o desempenho varia muito, o que pode causar problemas aos usuários que, frustrados, não conseguem utilizar o serviço. 

Essa falta de desempenho e confiabilidade previsíveis são as principais diferenças entre Internet de link dedicado e serviço de banda larga ou link compartilhado.

Os principais serviços de Internet com link compartilhado, são:

  • Fibra compartilhada - com a marca AT&T Business Fiber, Verizon Fios, Frontier Fios, Centurylink Fiber +

  • DSL

  • Cabo

  • Sem fio

  • Satélite

As velocidades de largura de banda para banda larga são assimétricas, o que é ótimo para downloads, mas péssimo para velocidades de upload. 

A velocidade de upload é o que a maioria das empresas exige para enviar dados para aplicativos e usuários. 

Além disso, a disponibilidade do serviço de banda larga pode variar bastante com base na localização, distância do equipamento de rede e provedores disponíveis. 

Fora os custos mais baixos de serviço, os compradores devem considerar cuidadosamente esses problemas e como a falta de desempenho ou tempo de atividade pode afetar seus negócios.

Link dedicado ou link compartilhado
Uma conexão de Internet de banda larga é uma rede com link compartilhado entre muitos usuários

 

Quais as vantagens de um link compartilhado?

As principais vantagens de uma Internet de link compartilhado são o baixo custo e a instalação mais rápida, já que basta apenas contratar um pacote de serviços da operadora ou prestadora que disponibilizará uma conexão no servidor da sua região.

Com isso, em apenas uma ligação e uma visita do técnico da empresa para que você tenha a sua Internet banda larga.

Link dedicado ou link compartilhado
As principais vantagens de uma Internet de link compartilhado são o baixo custo e a instalação mais rápida

 

Quais as desvantagens de um link compartilhado?

Como o nome mesmo já diz, o servidor compartilhado possui diversos usuários conectados ao mesmo tempo. Isso abre portas para instabilidade de sinal ou lentidão em horários de “pico”.

Quanto mais pessoas acessando o servidor, mais lenta a Internet vai ficar. Como consequência, pode ser que você não receba 100% dos dados do seu pacote.

No entanto, essa perda de pacote não deverá passar de 30% da velocidade contratada, como previsto na Resolução nº 614, de 28 de maio de 2013, da Anatel.

Aqui na Konnet, oferecemos os melhores pacotes de Internet de link compartilhado de Governador Valadares. Clique aqui e escolha a opção fibra ou rádio e contrate agora.

Caso queira conhecer melhor cada tipo de Internet oferecida pela Konnet, clique aqui e veja as diferenças entre a Internet de fibra e rádio e entenda qual delas é a ideal para você.

O que é um link dedicado?

Uma conexão com link dedicado é um serviço em que um provedor dedica uma quantidade específica de largura de banda para essa conexão. 

Essa largura de banda não é compartilhada com mais ninguém além dos usuários desse circuito físico. Sendo uma conexão dedicada, o desempenho é sempre consistente e a confiabilidade é muito alta. 

O acesso dedicado à Internet também é conhecido como IP dedicado e vem em vários tipos de conexão, incluindo:

  • Fibra dedicada - EoF , Fast Ethernet, Gigabit Ethernet, Metro Ethernet

  • Ethernet sobre cobre - EdC

  • T1 - DS1

  • T3 - DS3

  • Wireless fixo dedicado

Locais diferentes têm disponibilidade variável para cada tipo de serviço de Internet. O tipo de conexão à Internet dedicada necessária depende do que o local pode acomodar. 

Cada tipo de circuito é precificado de acordo com o nível de velocidade da largura de banda e duração do contrato. 

Quando você solicita uma conexão dedicada ou um link dedicado, a quantidade de largura de banda que você recebe é garantida. Além disso, métricas de desempenho como latência de rede, perda de pacotes, tempo de atividade e prazos de reparo também são garantidos.

Isso garante que sua conexão com a Internet seja executada em um nível de serviço consistente ou em alta QoS, independentemente da hora do dia ou do número de usuários online na área.

O que é um link semi-dedicado?

Hospedagem semi-dedicada é um tipo especial de hospedagem compartilhada. A hospedagem semi-dedicada possui todos os recursos e benefícios da hospedagem compartilhada, mas com apenas 15 clientes por servidor. 

Isso representa cerca de 90% menos clientes por servidor, o que significa que sua rede recebe aproximadamente 10x a sua participação em recursos importantes, como energia da CPU, E/S de disco e taxa de transferência de rede.

Por outro lado, há também o "VPS" ou "servidor virtual ". Um VPS é semelhante à hospedagem compartilhada, pois vários clientes (geralmente entre 10 e 30) compartilham um servidor (também chamado de "nó"). 

Algumas empresas (novamente, geralmente provedores de VPS com "descontos") adicionam muito mais. Mas é aí que as semelhanças terminam.

Quais as vantagens de um link dedicado?

Um dos principais benefícios da Internet de link dedicado é que a largura de banda é garantida. 

Downloads e uploads são sempre velocidades simétricas e consistentes. Isso faz com que os aplicativos funcionem sem problemas e elimina as chances de lentidão que podem afetar operações comerciais ou rotineiras.

Na Internet de link dedicado não há perda de pacote de dados devido ao “horário de pico” de acessos. Com isso, a latência diminui e o sinal se torna bem mais estável.

Por último, por ter apenas uma rede dentro do IP do link dedicado, encontrar e solucionar problemas se torna muito mais fácil e rápido, evitando que o serviço fique inativo por muito tempo.

Quais as desvantagens de um link dedicado?

Entre as desvantagens está o custo elevado de instalação e manutenção mais demorada. 

Por ser um servidor exclusivo de uma determinada empresa, o sinal da Internet permanece lento ou inativo durante o período de espera até o final da manutenção ou resolução do problema.

Os custos também são elevados, já que fornecendo um servidor inteiro para a sua empresa a distribuidora perde a oportunidade de conectar outras linhas com a sua. Esse custo é coberto na cobrança.

Link dedicado e link compartilhado

 

Link dedicado e link compartilhado. Qual o melhor?

A escolha entre uma conexão com a Internet compartilhada ou dedicada requer uma avaliação precisa das suas necessidades e demandas comerciais atuais. 

Também significa olhar para frente e antecipar que tipo de necessidade a sua casa ou empresa pode esperar no futuro. 

Enquanto uma conexão compartilhada custa menos do que a Internet de link dedicado, a despesa adicional e a tranquilidade que acompanham, o link dedicado acaba valendo o investimento para alguns. Para outros, pode não ser tão interessante.

Se quiser entender melhor e avaliar a sua necessidade juntamente com um profissional experiente, conte com os consultores da Konnet. Clique aqui para entrar em contato.

Para Internet empresarial e corporativa

Uma proporção tão grande de operações diárias ocorre agora online, desde o trabalho via software baseado na nuvem até a realização de transações através de sites e aplicativos móveis, que é cada vez mais difícil imaginar como qualquer empresa poderia funcionar efetivamente sem uma conexão com a Internet.

Isso torna a questão de como você se conecta ainda mais importante. 

O que as empresas desejam de sua conexão com a Internet é confiabilidade e desempenho, tempo de inatividade mínimo, falhas e desacelerações, velocidade e eficiência máximas para que as plataformas e aplicativos conectados sempre tenham o melhor desempenho, independentemente de quantos processos estejam em execução ao mesmo tempo. 

Isso faz com que a Internet de link dedicado seja a melhor escolha.

Link dedicado e link compartilhado
O que as empresas desejam de sua conexão com a Internet é confiabilidade e desempenho

 

Para Internet residencial

Já no caso residencial, o custo do serviço costuma pesar mais do que a necessidade de uma conexão com a Internet com qualidade máxima. Com isso, um serviço de internet com link compartilhado e um bom pacote de dados já é o suficiente. 

Se quiser entender melhor e avaliar a sua necessidade juntamente com um profissional experiente, conte com os consultores da Konnet. Clique aqui para entrar em contato.

Conclusão

Como pudemos ver ao longo do artigo, hoje em dia é possível escolher as mais diversas possibilidades de conexão para sua casa ou empresa.

É necessário entender que cada caso é um caso e que não podemos generalizar. Você pode ter uma empresa com uso de dados simples e uma casa com uso de dados mais complexos e vice-versa.

Antes de contratar, vale a pena avaliar as reais necessidades de curto e longo prazo da sua casa ou empresa e, também, os valores de cada tipo de serviço.

Conexões de links compartilhados são mais baratos, mas sofrem com instabilidades de sinal, enquanto conexões de links dedicados são mais estáveis, porém mais caras.

Entre em contato com os nossos consultores para entender a sua real necessidade e verificar os serviços disponíveis na sua região. Basta clicar aqui!