Como medir a velocidade da minha internet banda larga?

Vamos explicar o porquê que as velocidades da conexão são importantes e mostrar como verificar a velocidade da internet banda larga em sua casa.

12/12/2019 19:00
Medir a velocidade da internet banda larga

Medir a velocidade da internet banda larga leva apenas alguns minutos e pode ajudá-lo a descobrir como resolver problemas de rede.

Quando você contrata um serviço de internet, costuma pagar um determinado preço com base na velocidade da sua conexão. Quanto mais rápida, mais você paga.

É importante saber como medir a velocidade da conexão com a internet, para saber se você está realmente recebendo por tudo quanto paga ou se as informações estão se perdendo pelo caminho.

Vamos explicar o porquê que as velocidades da conexão são importantes e mostrar como verificar a velocidade da internet banda larga em sua casa. Aqui está o que você precisa saber.

Como a velocidade da conexão afeta seu uso da internet?

Você já deve ter ouvido a frase “quanto mais rápida a internet, melhor”. A velocidade da internet que você utiliza pode afetar sua produtividade, deixando o seu serviço mais lento ou travando filmes e jogos.

Com aparelhos cada vez mais conectados, a internet se tornou vital para executar tarefas simples. Enviar e-mail, mandar mensagens, assistir a um filme, jogar uma partida do seu jogo favorito, ou até registrar uma compra ou venda.

Com a internet mais rápida - ou pelo menos com o sinal mais estável - é possível realizar essas tarefas em menos tempo, o que significa agilidade para você ou para os seus negócios.

Não são apenas as velocidades de download que você precisa considerar, pois as velocidades de upload são igualmente importantes quando se considera a produtividade. 

Com velocidades de upload e download aprimoradas, você conseguirá enviar e receber arquivos de forma mais eficiente, diminuindo os atrasos nas chamadas de vídeo e áudio, diminuindo os “lags” dos jogos ou evitando as falhas de carregamento em sites.

Uma pesquisa entre as empresas de tecnologia revelou que navegar com uma conexão de internet lenta representa uma perda de 5% no tempo total de serviço. Em casos mais graves, essa perda pode chegar a 10%.

Para as empresas, em um ano isso pode gerar uma perda de cerca de um mês de produtividade entre serviços e vendas. Em casa, essa perda significa atrasos ou desistências na execução de tarefas simples. 

Ao fim das contas, manter uma conexão lenta significa pagar por uma internet banda larga e não conseguir usar. Você pode entender um pouco mais sobre o que é a internet banda larga e como ela funciona clicando aqui.

O que é latência de rede?

Muitas pessoas provavelmente já ouviram o termo latência sendo usado antes, mas o que é exatamente latência de rede? 

A latência pode ser definida pelo tempo que leva para uma solicitação viajar do remetente para o destinatário e para o destinatário processar essa solicitação. Em outras palavras, o tempo de ida e volta do navegador para o servidor.

Obviamente, é desejável que esse tempo permaneça o mais próximo possível de 0; no entanto, podem haver algumas coisas em jogo para impedir que os tempos de latência do site permaneçam baixos.

Mas de onde vem a latência? Existem 4 causas principais que podem afetar os tempos de latência da rede.

Isso inclui o seguinte:

  • Todos os meios de transmissão, como WAN ou cabos de fibra ótica, têm limitações e podem afetar a latência simplesmente devido à sua natureza.

  • Propagação é a quantidade de tempo que leva para um pacote viajar de uma fonte para outra (na velocidade da luz).

  • Os roteadores levam um tempo para analisar as informações de um pacote e, em alguns casos, adicionar informações. A cada pacote de informações recebidos que precisar viajar por mais de um roteador, o tempo de latência também vai aumentar.

  • Atrasos de armazenamento podem ocorrer quando um pacote é armazenado ou acessado, resultando em um atraso causado por dispositivos intermediários, como os repetidores.

Qual a velocidade da internet banda larga ideal?

A velocidade da internet que você precisa vai depender do uso que você faz dela.

Como, por exemplo, quantas pessoas precisam ficar conectadas ao mesmo tempo, do tamanho dos materiais que você precisa carregar ou até da Netflix.

Assistir vídeo, séries e filmes online

Alguns aplicativos, jogos e programas possuem em seus termos de uso uma recomendação de “banda mínima”.

A Netflix, por exemplo, recomenda uma banda de 5 Mbps para reprodução de vídeos em HD e de 25 Mbps para vídeos em 4K.

Já o YouTube, rede social de streaming do Google, recomenda que os usuários tenham uma conexão de, no mínimo, 1 Mbps para reproduzir vídeos na resolução 480p. Já os vídeos em 4K precisarão de uma internet com velocidade mínima de 20 Mbps.

Já os demais aplicativos de streaming de vídeo, como Globoplay, Amazon Prime e HBO Go, pedem uma velocidade mínima de 2,5 Mbps para reproduzir vídeos em 480p e 10 Mbps para vídeos em HD, UHD e 4K.

Medir a velocidade da internet banda larga
A Netflix recomenda uma banda de 5 Mbps

Jogar online

Entre os jogos mais populares, como o League of Legends, a velocidade mínima recomendada é de 15 Mbps, mas depende também das configurações do seu computador..

Já na plataforma Steam - que hospeda jogos famosos como Dota, Counter Strike, Euro Truck e outros - , a velocidade mínima recomendada é de 2 Mbps.

Já para quem gosta de jogar nos consoles de conexão em nuvem, como o PlayStation 4 e o Xbox, a velocidade mínima de conexão recomendada é de 3 Mbps. 

Para os consoles portáteis e celulares, a velocidade mínima de conexão requerida pelos fabricantes é de 2 Mbps, sendo a velocidade média de 15 Mbps a mais satisfatória para uma experiência sem interrupções.

Medir a velocidade da internet banda larga
A velocidade média de 15 Mbps é a melhor para uma experiência sem interrupções

Envio de e-mails

Já para quem utiliza a internet em atividades mais business, como enviar e receber e-mails, videochamadas, compartilhamentos em nuvem e pesquisas online, o recomendado é que se tenha uma conexão de, no mínimo, 2 Mbps.

É válido lembrar que, para empresas que dependem da internet, o ideal é que se tenha uma largura de banda de cerca de 10 Mbps por usuário, para que todos tenham acesso a uma rede estável e com velocidade razoável.

De modo geral, a contagem de largura de banda necessária fica 100 Mbps para cada 10 pessoas.

Utilizar as redes sociais

Em questão de largura de banda, as redes sociais são os recursos que menos demandam internet para utilização. 

Por causa do sistema de cookies e dos carregamentos em segundo plano, é possível utilizar essas plataformas com velocidades mínimas de 500 Kbps.

No entanto, para que se tenha uma experiência instantânea de carregamento, uma conexão de 1 Mbps será a ideal. Quanto maior a largura de banda, melhor será sua experiência dentro das plataformas de redes sociais.

6 formas para medir a velocidade da internet banda larga

Existem diversos sites e aplicativos para testar a sua internet de forma eficiente. Basta digitar “medidor de velocidade de internet” no Google que aparecerão vários endereços. Mas, qual deles é o mais confiável?

É claro que entre os portais disponíveis, existem alguns que são mais confiáveis que outros. Empresas de softwares especializados em medir banda de internet ou ferramentas disponibilizadas por entidades reguladoras geralmente são as mais recomendadas.

Fizemos uma lista com as 6 plataformas mais confiáveis para medir a velocidade da internet banda larga. 

Lembre-se que para uma medição mais exata, é necessário que você faça o teste de um computador conectado diretamente ao modem receptor.

Testes de velocidade feitos através da rede Wi-Fi, são recomendados apenas para medir a perda de banda nos ambientes cobertos pelo sinal, para verificar a necessidade de repetidores.

1. nPerf

A nPerf foi criada com o objetivo de medir a qualidade da internet banda larga no mundo inteiro. Desenvolvida em Lyon, na França, a empresa busca entregar uma plataforma completa, confiável, eficiente e intuitiva para os usuários.

Sozinha, ela mede a velocidade de download e upload, latência, jitter, identifica seu servidor e ainda fornece todas as informações do sistema.

Criando uma conta, é possível ainda salvar todo o seu histórico de medição de banda e utilizá-lo para possíveis reclamações com a operadora.

Você pode acessar o nPerf em português clicando aqui.

2. Brasil Banda Larga

Desenvolvido pela Entidade Aferidora de Qualidade de Banda Larga (EAQ) do Governo Federal, o medidor de qualidade Brasil Banda Larga tem uma interface bem simples e intuitiva de utilizar.

Além de disponível na internet, a ferramenta ainda conta com versões em aplicativos para Android e iOS e possui recursos para medir a qualidade de internet banda larga fixa e móvel, separadamente.

Realizando o teste sempre no mesmo navegador ou aplicativo, é possível acessar o histórico e baixá-lo em uma planilha de Excel.

Você pode acessar o aplicativo Brasil Banda Larga clicando aqui.

3. Speed.io

Com um design minimalista e mais simplificado, o Speed.io é uma ferramenta no estilo open source, que mede a qualidade da internet banda larga fixa e móvel.

Com navegação mais simplificada, basta clicar em “Go” para que a plataforma te forneça as informações básicas da sua conexão.

Para acessar o Speed.io, basta clicar aqui.

4. Ping no seu próprio computador

O Ping pode ser realizado dentro do prompt de comando do seu computador, sem a necessidade de um software específico.

Através desse comando, é possível medir a qualidade da internet que chega ao seu computador. 

Este recurso é muito utilizado por e-jogadores, já que ela permite ter uma noção da velocidade real de internet chegando no sistema, sem precisar passar por intermediários.

Para medir a internet através do prompt de comando você precisa:

  1. Abra a caixa de diálogo “executar” em seu computador. (Pressione o botão Windows junto com a letra “R”)
  2. Na janela executar, digite o comando “cmd” e aperte enter.
  3. No prompt de comando, digite o comando “ping” e o IP do computador que você quer testar a conexão, deixando um espaço entre as duas informações.

Caso queira medir a velocidade de resposta de um site em específico, digite “ping” e o endereço do site, deixando um espaço entre as duas informações. Em seguida, pressione enter.

5. Fast.com

Desenvolvido em parceria com a Netflix, o Fast.com é um software de aferição de qualidade de banda larga que funciona de forma automática. Basta acessar a plataforma para que a ferramenta comece a funcionar.

No entanto, por ser uma plataforma mais simples, o Fast.com mede apenas a velocidade de download recebida em seu computador ou dispositivo móvel.

Você pode acessar a plataforma clicando aqui.

6. SpeedTest.net

O SpeedTest é um software de aferição de qualidade de internet banda larga, oferecido de forma online pela desenvolvedora Ookla.

Com um design moderno e um sistema bem simples e intuitivo, a plataforma oferece todas as informações da sua conexão em apenas alguns segundos. 

Clique aqui para acessar a versão desktop do sistema. A plataforma também está disponível na versão em aplicativo para Android e iOS.  

Conclusão

Com a tecnologia cada vez mais presente nas nossas vidas, estar conectado com a internet de forma constante e segura se tornou mais do que uma necessidade.

Assim, diversas empresas oferecem os melhores pacotes de internet e você tem a possibilidade de escolher o serviço (velocidade + preço) que melhor se encaixa na sua realidade ou da sua empresa.

No entanto, é preciso observar se o serviço contratado está realmente sendo entregue - principalmente nos horários de pico de acesso.

Medir regularmente a qualidade da banda larga que você utiliza é a única forma de saber se o serviço contratado por você está sendo entregue pelo provedor responsável de forma eficiente.

Para isso, você poderá utilizar uma das seis ferramentas apresentadas ao longo deste artigo. Todas elas oferecem qualidade e confiança na aferição de velocidade de internet banda larga e podem te dar uma boa base sobre o serviço prestado.

De acordo com o Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), homologado pela Anatel, as operadoras responsáveis pelos serviços de internet têm a obrigação de entregar, no mínimo, 70% do pacote de dados contratados.

Caso a sua operadora não cumpra com o contrato, a Anatel recomenda que seja feita uma reclamação formal - via formulário de contato, e-mail ou telefone - diretamente com a operadora. Ainda é possível registrar uma reclamação diretamente nos canais de atendimento online da Anatel. 

Você também pode conhecer e comparar os serviços oferecidos entre os provedores de cobertura da sua área para saber quais os melhores planos e velocidades para você.

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