Qual o melhor navegador de Internet em 2020? Conheça os 5 principais

Seja no trabalho ou no lazer, o navegador certo faz toda a diferença. Perguntamos aos especialistas: qual o melhor navegador de internet para 2020?

12/03/2020 19:00
melhor navegador de internet

Seja no trabalho ou no lazer, o navegador certo faz toda a diferença. Perguntamos aos especialistas: qual o melhor navegador para 2020?

Quando você liga um PC ou laptop com Windows 10 pela primeira vez, a única rota que você inicialmente terá para a Internet é pelo navegador da Microsoft Edge ou pelo Internet Explorer. 

É o mesmo com um dispositivo iPhone ou Android, embora aqui os padrões sejam geralmente o Safari, no iOS, e o Google Chrome, no Android. 

Mas, independentemente de qual telefone você use, há vários ótimos navegadores alternativos disponíveis, que você encontrará detalhados se ler nosso guia para os melhores navegadores para celular (você também pode tentar um mecanismo de pesquisa diferente).

A boa notícia é que você pode baixar quantos navegadores quiser, usando o que já está no seu PC ou laptop, ou na loja de aplicativos no seu telefone ou tablet. 

Mas qual navegador vale mais a pena? Qual deles é o mais rápido, seguro e pesa menos no computador? Leia o artigo e descubra!

Como o navegador interfere na qualidade de sua Internet?

Você pode descobrir que, com diferentes navegadores, seus recursos online variam.

Se você escolhe o Google Chrome, Firefox, Internet Explorer, Safari ou outro navegador, a velocidade da Internet não será afetada. 

No entanto, sua velocidade de navegação pode variar quando você escolhe um navegador em detrimento de outro.

Os sites, especialmente aqueles que contêm grandes quantidades de mídia, como imagens, vídeos ou Flash, exigem uma certa velocidade da Internet. 

Cada navegador tem a capacidade de baixar e exibir esses "extras", mas alguns podem fazê-lo mais rapidamente.

Como a velocidade da internet é afetada pelo navegador escolhido?

As velocidades de navegação também variam quando você abre várias guias. Enquanto um navegador pode ser mais rápido com apenas uma janela aberta, outro navegador pode vencer com várias guias abertas.

Além disso, um navegador pode ser mais rápido do que outros ao carregar um único URL na barra de endereços.

Por fim, não há um vencedor claro do navegador mais rápido. 

Mesmo que houvesse, os navegadores estavam sendo atualizados o tempo todo e o que ganha nesta rodada pode ficar curto em alguns meses. 

Existem muitos recursos exclusivos de todos os navegadores que, às vezes, afetam suas velocidades de carregamento. 

Também existem alguns sites que permitem testar a velocidade de cada navegador no seu dispositivo para ver qual funciona melhor para sua configuração.

Qual navegador usar? 

Você deve escolher o navegador padrão com base em quais recursos você gosta, em como é fácil usá-lo e em quão bem ele funciona em sua máquina ou dispositivo.

Abaixo, você pode conferir uma lista com os principais navegadores e seus atributos, para facilitar na escolha.

Os 5 melhores navegadores de Internet

1. Mozilla Firefox

O Mozilla Firefox recebeu recentemente sua maior atualização nos últimos 13 anos, abordando muitos dos problemas que causaram a queda do ranking nos últimos anos. 

O Firefox é conhecido há muito tempo por sua flexibilidade e suporte a extensões, mas nos últimos anos começou a ficar para trás na concorrência, sobretudo em termos de velocidade.

Assim, muitos usuários estão migrando para o Chrome, por conta da frustração com o Firefox. 

A versão mais recente concorre favoravelmente nos testes de velocidade, enquanto o navegador é simplificado e claramente tem influência do popular navegador do Google.

Como a Mozilla é uma organização sem fins lucrativos, é muito menos provável que você venda seus dados do que outras organizações. 

Mozilla Firefox
O Firefox é conhecido há muito tempo por sua flexibilidade e suporte a extensões.

2. Google Chrome

O Google Chrome possui o título do navegador da web favorito do mundo, em parte devido à sua forte integração com nosso mecanismo de pesquisa favorito. 

Ele é multiplataforma, incrivelmente estável, brilhantemente apresentado para ocupar o mínimo de espaço na tela, contribuindo para uma experiência de navegação muito agradável. 

Os desenvolvedores também amam o Google Chrome, pois suas ferramentas de desenvolvedor são inigualáveis. 

Mesmo o Chrome tem suas desvantagens. É um animal com fome de memória RAM e não funciona tão bem em máquinas mais antigas e mais lentas.

E, como é o Google, alguns usuários podem não estar 100% confortáveis ​​com a maneira como seus dados de navegação estão sendo usados ​​(ou usados ​​incorretamente).

Google Chrome
O Google Chrome possui o título do navegador da web favorito do mundo.

3. Safari

O Safari é um dos navegadores mais eficazes para dispositivos Mac, por ter sido projetado especificamente para dispositivos da Apple. 

Ele conecta sites rapidamente completos e mais rápidos do que qualquer navegador.

A Apple não oferece mais atualizações do Safari para Windows. O Safari 5.1.7 para Windows foi a última versão criada para o sistema operacional e agora está desatualizada.

Apesar de ser um excelente navegador, ele não interrompe automaticamente downloads maliciosos. Portanto, ainda dependemos de um programa antivírus do MacOS para bloquear essas ameaças em transferências de arquivos. 

Esse é um dos poucos navegadores que oferecem suporte em tempo real pela central de atendimento. 

Além disso, possui ótimos recursos on-line, como tutoriais e perguntas frequentes pesquisáveis, assim você poderá encontrar soluções rapidamente e por conta própria.

Safari
O Safari é um dos navegadores mais eficazes para dispositivos Mac

4. Microsoft Edge

A Microsoft já foi o rei da navegação na Web, com o seu agora obsoleto navegador Internet Explorer alcançando até 95% de participação de mercado em 2003, principalmente devido ao fato de estar pré-instalado em todas as novas máquinas Windows. 

Como os concorrentes vieram com navegadores mais rápidos e atraentes, eles desapareceram silenciosamente até o Microsoft Edge ser lançado para Windows 10 e Xbox One em 2015. 

Houve um reavivamento no início deste ano, quando a Microsoft fez uma parceria com o Google para lançar uma nova versão do Edge baseada no Chrome.

A Microsoft é um mestre de longa data da experiência do usuário e trouxe décadas de experiência no desenvolvimento de sistemas operacionais para o desenvolvimento de seu navegador mais recente, como rolagem suave e navegação mais rápida em sistemas mais antigos. 

A nova versão do Microsoft Edge também não é apenas para usuários de PC, pois também suporta Android, iOS e macOS.

microsoft Edge
O Microsoft Edge também não é apenas para usuários de PC

5. Opera

Apesar de representar apenas 1% do mercado de navegadores, o Opera é uma potência de navegação. 

Possui um inestimável Modo Turbo, que reduz o conteúdo da Web que seu dispositivo recebe para uma fração do seu tamanho original. 

Você obtém todos os vídeos, fotos e texto normalmente, mas consome menos dados e carrega as páginas mais rapidamente. 

É especialmente útil em conexões lentas ou ocupadas.

O Opera possui uma seleção de recursos exclusivos que o tornam um candidato muito digno à coroa do Melhor Navegador. 

Talvez o nosso favorito seja uma VPN integrada gratuita, reduzindo o rastreamento on-line e protegendo sua navegação. Há também um modo de economia de bateria que promete manter o laptop por mais tempo e uma carteira de criptomoeda para transações on-line.

Opera
O Opera possui uma seleção de recursos exclusivos

Conclusão

Bem, não é tão simples quanto escolher um. Todos os navegadores que descrevemos têm vantagens para diferentes mercados. 

As novas funcionalidades dos navegadores podem parecer bem atraentes, mas ainda existem aqueles que preferem manter seus navegadores atuais. 

A recente regeneração do Firefox definitivamente merece uma segunda olhada e, com outra nova versão do Microsoft Edge, pode anunciar seu retorno à liderança do mercado de navegadores.

Está tendo problemas com o seu navegador? A Internet parece mais lenta? Fale com um dos nossos especialistas e entenda qual é a melhor solução para você!