Qual a melhor velocidade de Internet para residência?

Você sabe qual a melhor velocidade de Internet para a sua casa? Acompanhe este artigo e não perca mais dinheiro com Internet ruim!

26/06/2020 18:18
Qual a melhor velocidade de internet para residencia

Quantos megabits por segundo, ou Mbps de Internet, você precisa para a sua casa, depende de como você usa sua conexão com a Internet. 

 

Para a maioria das pessoas, uma velocidade entre 10 e 15 Mbps funciona perfeitamente, mas se você precisar trabalhar, gostar de games online ou tiver muitos dispositivos, precisará de bem mais que isso.

 

Pense dessa maneira: quanto mais Mbps você tiver, maior será a velocidade da sua Internet - e mais suave será a experiência de navegação, o que realmente é importante.

 

E para ter uma experiência limpa de navegação, você não precisa ter necessariamente 300 Mbps de velocidade. Em alguns casos, uma Internet de 3 Mbps é mais que o suficiente.

 

Tudo depende de como você utiliza a sua Internet. Quer saber como encontrar a melhor velocidade de Internet para a sua casa? Acompanhe o artigo até o final!

 

Sua Internet está lenta? Saiba como resolver.

Qual a melhor velocidade de Internet para sua residência?

 

A velocidade certa de download depende de quantas pessoas usam a Internet em sua casa e para que ela é usada.

 

Se você é o único em casa e suas principais atividades on-line são fazer compras, ver as suas redes sociais e assistir Netflix, você ficará bem com a recomendação mínima de Internet, que é de 3 Mbps a 5 Mbps.

 

Mas se você tiver mais pessoas por perto, se conectar com dispositivos domésticos inteligentes ou trabalhar em casa, sua experiência será melhor se você tiver velocidades de download mais altas.

 

Nós podemos classificar o uso da Internet da seguinte forma:

 

Uso leve: você só usa a Internet para coisas básicas, como e-mail, leitura de notícias, vídeo básico, chamadas de voz e transmissão de música.

 

Uso moderado: você usa todos os itens incluídos na categoria de uso "leve", além de uma das seguintes opções: streaming de vídeo em HD, videoconferência com várias partes, jogos on-line ou teletrabalho.

 

Alto uso: você faz todas as coisas incluídas na categoria de uso "leve" e mais de um dos usos "moderado".

 

O que significa Mbps?

Mbps significa megabits por segundo, e é uma maneira comum de descrever as velocidades da Internet.

 

Megabits são uma medida de dados - informações que se deslocam do seu computador para a Internet (como quando você envia um vídeo do Youtube) e da Internet para o seu computador (como para baixar uma foto).

 

Quanto maior a velocidade de download da sua conexão, em Mbps, mais rápida é a sua Internet.

 

Velocidade de Internet recomendada para cada uso

De que velocidade de Internet eu preciso? A maioria das famílias pode obter um pacote barato de 10 ou 20 Mbps.

 

Isso permite que você navegue na Web e transmita vídeo com velocidades de download de 20 Mbps ou faça backup do seu conteúdo na nuvem com velocidades de upload de 5 Mbps.

 

Veja só:

Assistir filmes online

 

A Netflix diz que você precisa de 5 Mbps para reproduzir conteúdos em qualidade normal, 10 Mbps para transmitir conteúdo em Full HD e 25 Mbps para conteúdo 4K Ultra HD, mas desejará velocidades mais rápidas se planejar conectar vários dispositivos ao mesmo tempo. 

 

O mesmo vale para outros serviços de streaming, como Amazon Prime e Globoplay, ou serviços de streaming de jogos como o Twitch. 

 

Navegar em sites

A maioria dos sites trabalha com uma política de cookies, o que reduz muito a necessidade de ter uma Internet de alta velocidade todas as vezes em que você precisar acessá-los.

 

Por isso, uma velocidade de 500 Kbps é suficiente para navegar nos mais diversos sites, redes sociais,  mandar e-mail e até fazer chamadas de voz.

 

Se você gosta de checar redes sociais, assistir vídeos ou postar fotos, uma velocidade de 3 Mbps a 5 Mbps garante com que você possa navegar tranquilamente, sem interrupções.

 

Jogar games online

Para os jogos online você precisará de uma velocidade mínima de 2 Mbps, que é a recomendada pelas plataformas mais famosas, como Steam e Origin.

 

Alguns jogos podem pedir velocidades mais elevadas, como League of Legends, Street Fighter, Dota, Counter Strike e Grand Theft Auto, em que a velocidade mínima recomendada é de 25 Mbps.

 

 

Já para os fãs de consoles com bibliotecas em nuvem, partidas online e cross-platform, como o PlayStation ou Xbox, a velocidade mínima recomendada por essas plataformas é de 3 Mbps, sendo a experiência mais “limpa” com velocidades de Internet em torno de 15 Mbps.

 

Mas fica uma observação. As velocidades recomendadas pelos jogos e plataformas, servem apenas para a experiência durante o jogo.

 

Downloads dos jogos e atualizações não entram na conta, podendo demorar mais ou menos horas, dependendo da velocidade da sua Internet.

 

Por isso, vale a pena dar uma olhada no artigo sobre como calcular o tempo de download de um arquivo, para saber ao certo quanto tempo você precisará deixar o seu equipamento fazendo o download.

 

Por exemplo, para fazer o download do lançamento da Sony, The Last of Us Part 2, de 78 GB, em uma Internet de 20 Mbps, foram necessárias aproximadamente 9 horas.

 

Assistir TV Box

O TV Box é uma tecnologia de televisão via streaming e a qualidade da transmissão funciona de forma muito parecida com o sistema da Netflix ou YouTube.

 

A velocidade mínima recomendada para esse tipo de transmissão é sempre de 1 Mbps. No entanto, com essa velocidade, teremos vídeos com qualidade de 480p.

 

Se você deseja assistir seus programas favoritos em HD, UHD ou 4K, o recomendado é que você tenha conexões acima de 10 Mbps.

 

Quais as velocidades de Internet mais comuns no mercado?

 

As velocidades médias encontradas para assinatura vai depender muito da região em que você vive. 

 

Aqui no sudeste, por exemplo, os planos mais oferecidos são os de 100 Mbps para as regiões centrais e de 10 Mbps para os subúrbios. 

 

Em algumas regiões do Brasil é comum encontrar velocidades mais baixas como sendo as mais procuradas, como os planos de 25 Mbps e 50 Mbps. Mas, também é possível encontrar velocidades maiores, como 200 Mbps ou até 500 Mbps.

 

A maioria das operadoras e servidores oferecem os planos de Internet popular, estabelecidos em 1 Mbps ou 2 Mbps, dependendo da região. Esse plano costuma ter uma cobertura maior, mesmo dentro das periferias e custa em torno de R$ 50 reais.

 

A velocidade média da Internet brasileira é de 32 Mbps. 

 

Como aumentar a velocidade da Internet

A primeira coisa que você deve fazer é desconectar todos os seus aparelhos e testar a velocidade, de preferência com algum dispositivo conectado por cabo ao seu roteador e depois no Wi-Fi.

 

Se no teste a sua Internet estiver com um valor aproximado à velocidade contratada e você sente que a sua Internet está lenta quanto todos estão usando, significa que é hora de fazer um upgrade de plano ou trocar de operadora.

 

 

Se a sua Internet estiver com velocidade mais baixa, você deverá cumprir os seguintes passos:

 

  • Desligue o seu roteador e deixe descansar por 30 segundos, antes de ligá-lo novamente;

  • Verifique se todos os cabos estão conectados e intactos;

  • Teste a velocidade novamente, no cabo e no Wi-Fi.

 

Se a velocidade voltou ao normal, você já pode parar por aqui. Se não, continue testando:

 

  • Verifique se existem vírus no seu computador ou rede;

  • Verifique a segurança da rede e se não há usuários intrusos;

  • Verifique se o roteador está em um local livre de obstáculos;

  • Verifique se há algum filtro de linha e se o filtro é adequado para a sua conexão;

  • Certifique-se de deixar o telefone sem fio bem longe do roteador.

 

Faça um novo teste de velocidade e, se ainda assim você estiver com problemas de velocidade, poderá entrar em contato com a sua operadora para uma assistência técnica ou tentar trocar o roteador por um mais novo.

 

Qual o melhor plano de Internet para residência?

O melhor plano de Internet residencial dependerá sempre de como você usa a sua Internet e de quantas pessoas estão conectadas.

 

Se todos na sua casa utiliza a Internet apenas para o básico, como ler e-mail, navegar em sites e redes sociais, você poderá fazer um cálculo simples de 2 Mbps a 5 Mbps para cada usuário.

 

Então, se na sua casa moram 4 pessoas, o plano ideal seria de aproximadamente 20 Mbps.

 

No entanto, se um dos usuários da Internet precisar trabalhar ou gostar de jogar online, esse cálculo deverá ser feito com a velocidade 25 Mbps, o que elevaria a velocidade do plano para 100 Mbps, em uma casa de 4 pessoas.

 

Se você mora sozinho, provavelmente o plano de 25 Mbps será mais que suficiente para cobrir todos os seus dispositivos com uma navegação limpa.

 

Se você estiver procurando um plano de Internet para uma casa muito grande ou que vivem mais de 5 pessoas, o ideal é que você pense em planos de 100 Mbps ou mais.

 

Conclusão

 

Encontrar a melhor velocidade de Internet para residência é uma tarefa bem simples, e pode facilitar bastante se você está pensando em mudar de operadora e contratar um novo plano.

 

Vale lembrar que contratar planos com velocidades mais altas, quando o uso da Internet é básico, poderá ser um desperdício, assim como deixar a geladeira aberta.

 

Portanto, antes de contratar um plano de Internet, faça um planejamento sobre o seu uso e a quantidade de dispositivos conectados, para que você pague um preço justo pela sua utilização.

 

Quando precisar, os especialistas da Konnet também podem te ajudar a calcular a velocidade de Internet ideal, para que você possa fazer sempre o melhor negócio!

 

Conheça os planos da Konnet para melhorar sua Internet