O mundo da alta tecnologia: entenda a realidade virtual

Esta tecnologia de interface que imerge os usuários em ambientes simulados está em voga. Entenda o que é, como funciona e onde pode ser utilizada a realidade virtual.

26/04/2021 19:25
Foto: Pixabay.

A realidade virtual não é exatamente uma novidade para o universo da tecnologia, que já apostava em simulações de ambientes desde a década de 1930.

 

Porém, foi apenas recentemente, quando as empresas de tecnologia perceberam que a realidade virtual poderia ser utilizada para outros fins além do entretenimento, que essa alta tecnologia passou a ser muito mais estudada e produzida.

 

Hoje, a realidade virtual está em várias áreas do nosso cotidiano.

 

Mas… o que é realidade virtual? Como ela funciona? Onde é utilizada? E quais dispositivos você pode comprar para experimentá-la?

 

A Konnet Telecom responde a tudo isso no texto a seguir. Leia:

 

O que é realidade virtual?

 

Realidade virtual ou “Virtual Reality” (VR) é um ambiente virtual gerado por meio de alta tecnologia - uma tecnologia de interface entre um usuário e um sistema operacional que cria a sensação de presença e engana os sentidos do usuário, utilizando-se de recursos gráficos 3D, imagens em 360º e efeitos visuais, sonoros e táteis.

 

Em outras palavras, a tecnologia de interface gera um estado de imersão no usuário, que acredita estar presente em um ambiente simulado. Ele pode agir como se estivesse mesmo ali, entretanto, tudo faz parte de um sistema computacional.

 

 

Como a realidade virtual funciona?

 

A realidade virtual pode ser experimentada por meio de óculos de VR, headsets ou displays estereoscópicos - ou seja, dispositivos que, por serem integrados a um conjunto de tecnologias de visualização de conteúdos 3D, não necessitam de óculos para serem vistos.

 

Ao utilizar algum desses recursos, o usuário tem uma ilusão de profundidade devido ao uso da estereoscopia pelo dispositivo de VR. Para criar essa ilusão, o dispositivo gera uma imagem diferente para cada olho do usuário, de forma que o cérebro dele sobreponha as duas imagens e forje a sensação de realidade.

 

Além disso, é comum o uso de headsets que cobrem os olhos e as orelhas do usuário, privando-o de ouvir e ver estímulos externos. Os efeitos visuais, sonoros e táteis ajudam a aumentar a sensação de imersão do usuário.

 

Alguns dispositivos mais modernos ainda permitem que o cenário da realidade virtual interaja com o movimento da cabeça do usuário, de forma que, não importa em que direção ele olhe, haverá sempre mais do ambiente para descobrir.

 

Foto: Pixabay.
Foto: Pixabay.

 

Onde a realidade virtual é usada?

 

Embora, inicialmente, a realidade virtual tenha servido apenas como forma de entretenimento, hoje, os dispositivos de VR podem ser utilizados para uma série de fins, inclusive profissionais. A Konnet Telecom listou alguns deles:

 

  • Medicina: Estudantes de medicina podem simular cirurgias complexas por meio da realidade virtual, o que torna o procedimento mais seguro. Vídeos interativos de VR também podem ser utilizados para distrair as crianças no momento da vacinação.

 

  • Psicologia: Psicólogos têm utilizado óculos de realidade virtual para tratar fobias em seus pacientes, o que tem gerado resultados positivos.

 

  • Habilitação para dirigir: Pessoas que desejam a habilitação como motoristas podem exercitar as habilidades de direção em simulações de realidade virtual, protegendo sua integridade física.

 

  • Arte: Alguns museus já tem apostado em dispositivos de realidade virtual, para aumentar a imersão dos visitantes em determinadas exposições.

 

Conheça alguns dispositivos de VR:

 

A realidade virtual já tem história dentro da indústria da tecnologia, mas, nas últimas décadas, tem sido colocada mais em foco.

 

Por isso, diversas empresas lançaram dispositivos de VR, para serem conectados em televisores e até smartphones. Conheça alguns deles:

 

 

Foto: Pixabay.
Foto: Pixabay.

 

 

Você gostou do nosso artigo e quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre Tecnologia, Educação, Saúde, Economia, Segurança e Arte? É só acessar o site ou as mídias sociais da Konnet Telecom.

 

Mais conteúdos que podem te interessar:

A revolução tecnológica já está acontecendo: saiba tudo sobre a Internet das Coisas

 

Conheça o Big Data, o recurso que transformou o mundo dos negócios

 

Armazenamento em nuvem: o que é, como funciona, quem inventou e quais aplicativos usar