O que é FTTH? Conheça as características desta tecnologia

A fibra para casa (FTTH) é a entrega de um sinal de comunicação através de fibra óptica do equipamento de comutação do operador até a casa ou empresa.

13/02/2020 19:00
O que é FTTH

Mais de 10 milhões de residências em todo o mundo já possuem conexões de banda larga de fibra para casa (FTTH) porque a tecnologia possui muitas vantagens sobre as tecnologias atuais

Um dos principais benefícios do FTTH (Fiber to the Home) - também chamado de FTTP, para banda larga "de fibra para o local" - é que ele fornece velocidades de conexão e capacidade de carga muito mais rápidas do que os condutores de par trançado, DSL ou cabo coaxial. 

Por exemplo, um único condutor de par de cobre pode receber seis chamadas telefônicas. Um único par de fibras pode atender mais de 2,5 milhões de chamadas telefônicas simultaneamente. 

Hoje, vamos conhecer esta tecnologia em mais detalhes. Confira!

O que é FTTH?

A fibra para casa (FTTH) é a entrega de um sinal de comunicação através de fibra óptica do equipamento de comutação do operador até a casa ou empresa, substituindo assim a infraestrutura de cobre existente, como fios de telefone e cabo coaxial. 

A fibra para uso doméstico é um método relativamente novo e de rápido crescimento, que fornece largura de banda muito maior a consumidores e empresas, possibilitando, assim, serviços de vídeo, Internet e voz mais robustos. 

Fiber to the Home ou simplesmente FTTH é uma tecnologia que usa fibra óptica diretamente do ponto central para as instalações residenciais (como mostrado na imagem a seguir). Ele fornece serviço de Internet de alta velocidade, ininterrupto. Aqui, "H" inclui empresas domésticas e pequenas empresas.

O FTTH é a solução definitiva de acesso à fibra, na qual cada assinante está conectado a uma fibra óptica. As opções de implantação discutidas neste tutorial são baseadas em um caminho de fibra óptica completo, desde a OLT (Optical Line Termination) até as instalações do assinante.

Essa opção facilita serviços e conteúdo de alta largura de banda para cada cliente e garante largura de banda máxima para demandas futuras de novos serviços. 

Portanto, as opções híbridas que envolvem redes de infraestrutura de fibra 'parte' e 'parte' não estão incluídas.

Com o acesso à fibra doméstica, o uso do FTTH é principalmente para a unidade unifamiliar (SFU), fornecendo um número comparativamente pequeno de portas, incluindo os seguintes tipos - POTS, 10/100/1000 BASE- T e RF (18dBmV).

O método de fibra óptica pode ser implantado de duas maneiras: método ativo e método passivo. A implantação atual de FTTH em massa é baseada no método passivo. Portanto, vamos discutir o método passivo em detalhes.

Método passivo

As duas tecnologias típicas usadas neste método são a Rede Ótica Passiva Ethernet (EPON) e as Redes Óticas Passivas com capacidade de Gigabit (GPON). 

A conexão de residências diretamente ao cabo de fibra óptica permite enormes melhorias na largura de banda que podem ser fornecidas aos consumidores. 

A tecnologia atual de fibra óptica pode fornecer velocidades de transmissão bidirecional de até 100 megabits por segundo. 

Além disso, como os provedores de modem a cabo e DSL estão lutando para extrair incrementos de maior largura de banda de suas tecnologias, as melhorias contínuas no equipamento de fibra ótica aumentam constantemente a largura de banda disponível sem a necessidade de alterar a fibra. 

É por isso que as redes de fibra são consideradas "à prova do futuro".

Quais são as vantagens de uma rede FTTH?

Uma conexão FTTH pode ter inúmeras vantagens. Entre elas, estão:

1. Velocidade da Internet: Uma das maiores vantagens do FTTH é a velocidade aprimorada da Internet. 

A Internet está se tornando continuamente a espinha dorsal da maioria das comunicações em todo o mundo. 

Se as pessoas querem transmitir vídeos, baixar arquivos ou até mesmo ter bate-papos por vídeo - a velocidade da Internet é o fator decisivo. 

Ao melhorar a velocidade da Internet que as pessoas receberam, o FTTH está possibilitando que as pessoas permaneçam em contato. 

Além disso, um número crescente de pessoas está trabalhando em casa; velocidades mais rápidas da Internet os ajudam a permanecer conectados o tempo todo.

2. Tecnologia: Quando consideramos o cobre tradicional, eles usam linhas analógicas que geram sinal através do dispositivo telefônico conectado. 

Como a descrição sugere, essa tecnologia é menos definida, especialmente quando você a compara com a fibra ótica.

3. Próximos aplicativos: Existem vários novos aplicativos chegando para o FTTH. Portanto, ao manter os FTTH, os domicílios permanecem conectados com as últimas tecnologias.

4. Fornecedores: é fácil encontrar fornecedores de Fiber to the Home, e esse é outro benefício de ter essa tecnologia totalmente nova.

Quer saber se a conexão por fibra FTTH é realmente boa? Clique aqui para acessar o nosso review.

vantagens de uma rede FTTH
Uma conexão FTTH pode ter inúmeras vantagens

Como uma rede FTTH funciona?

O cabo de fibra óptica é usado há muito tempo na rede de backbone, que é a rede que interconecta comutadores telefônicos e data centers. Ele é selecionado devido às vantagens que possui sobre outros meios de transmissão. 

Ele carrega informações como pulsos ópticos (não como sinais elétricos, como em par trançado ou cabo coaxial); portanto, é imune a interferências (EMI e RFI), diafonia e ruído. 

Também pode fornecer informações a uma distância maior que o cobre ou o cabo coaxial. Possui largura de banda abundante para transportar informações, limitada apenas pelo equipamento que ilumina a fibra. 

O FTTH ou FTTP (fibra para as instalações) leva o cabo de fibra ótica mais profundamente às instalações do cliente, em comparação com o FTTN (fibra para o nó) ou o FTTC (fibra para o meio-fio), que é comumente usado para fornecer ADSL / VDSL ou TV a cabo. 

Devido à queda de preço de cabos e equipamentos de fibra óptica (entre outras razões), nos últimos anos, mais empresas de telecomunicações e provedores de serviços independentes começaram a implantação de redes FTTH, visando pessoas que não estão satisfeitas com a experiência na Internet DSL / cabo. 

Com preços competitivos e SLA (Service Level Agreement), a maioria dos usuários pesados ​​da Internet gostaria de mudar para o FTTH.

Um operador de FTTH ou provedor de Internet fornece vários tipos de serviços do Escritório Central (CO) ou Ponto de Presença (PoP) por meio de um fio de fibra óptica a uma casa de assinante. 

Os tipos de serviço que podem ser oferecidos via rede FTTH incluem VoIP, POTS da linha de vida, vídeo RF, vídeo MPEG, IPTV, HDTV, vídeo sob demanda, pay-per-view, Internet de alta velocidade e vários outros serviços. 

De um modo geral, o FTTH é o meio de escolha para o fornecimento de serviços de reprodução tripla (voz, vídeo e dados).

O CO ou PoP é alimentado com conteúdo do Vídeo Headend e da Internet. Possui interfaces que o conectam a fontes de conteúdo, como comutador ATM / Ethernet, roteador e gateway de voz GR-303 (PSTN). 

A partir do CO, a mistura de conteúdo na forma de sinais elétricos é convertida em pulsos ópticos antes de ser transmitida pela Rede de Distribuição Óptica (ODN) para as residências dos assinantes. 

Em cada residência do assinante, um CPE (Customer Premises Equipment) converte os pulsos ópticos em sinais elétricos.

Qual a diferença entre uma rede FTTH e FTTx?

FTTP e FTTx se referem a diferentes tipos de cabos de fibra óptica. 

Os cabos de fibra ótica encapsulam pequenos fios de vidro, que ajudam a criar uma conexão à Internet mais ágil e rápida. Comparado aos cabos de cobre tradicionais, há mais espaço para o tráfego de sinais. 

Quando se trata de escolher seu método de conectividade, pode ser confuso com todas as diferentes opções disponíveis. Então, como você sabe qual deles escolher?

FTTH significa fibra para o lar, que é basicamente o mesmo que FTTP (fibra para o local). 

Ambos se referem a um cabo de fibra ótica que é executado diretamente de um provedor de serviços de Internet (ISP) para um local residencial ou comercial. 

Como essa conexão vai diretamente para residências individuais, o FTTH e o FTTP oferecem uma largura de banda maior, embora possa ser caro instalar em algumas áreas. 

Algumas operadoras instalarão fibra ótica como um recurso de venda em novos desenvolvimentos.

FTTx refere-se a todos os tipos de infraestrutura de fibra, incluindo fibra para casa (FTTH), fibra para instalações (FTTP), fibra para meio-fio (FTTC) e fibra para instalações nó (FTTN). 

O "x" no FFTx representa um nome ou objeto específico, como 'casa' ou 'armário'. 

É usado dentro do loop local, ou seja, a última seção da rede do provedor que se estende entre as instalações do usuário final e a borda da rede da operadora. Oferece conexões de banda larga a residências, empresas e organizações em todo o mundo. 

Muitas das redes baseadas em cobre herdadas estão sendo substituídas pelos sistemas FTTx devido aos benefícios em velocidade e capacidade que acompanham o cabeamento de fibra ótica.

diferença entre uma rede FTTH e FTTx

Qual a diferença entre a tecnologia FTTH e FTTC?

A fibra para o gabinete (FTTC) envolve a instalação de cabos de fibra óptica do ponto de distribuição ou central telefônica para os armários da rua que, em seguida, se conectam a uma linha telefônica padrão para fornecer banda larga.

Isso é combinado com um cabo de cobre do gabinete para a residência ou empresa, que usa VDSL ou tecnologia similar que pode proporcionar velocidades muito mais rápidas em distâncias mais curtas.

FTTH e GPON: Qual a diferença?

Os PONs também são chamados de redes de fibra para casa (FTTH).

Uma PON é uma rede de fibra que usa apenas componentes passivos e de fibra, como divisores e combinadores, em vez de componentes ativos, como amplificadores, repetidores ou circuitos de modelagem. 

Essas redes custam significativamente menos do que aquelas que usam componentes ativos. 

A principal desvantagem é uma cobertura menor, limitada pela intensidade do sinal. Enquanto uma rede óptica ativa (AON) pode cobrir um alcance de cerca de 100 km (62 milhas), um PON é normalmente limitado a trechos de cabos de fibra de até 20 km (12 milhas). 

Já um GPON usa multiplexação por divisão de comprimento de onda óptica (WDM) para que uma única fibra possa ser usada para dados a jusante e a montante. 

Conclusão

A fibra para casa (FTTH), também chamada de "fibra para instalações" (FTTP), é a instalação e o uso de fibra óptica de um ponto central diretamente para edifícios individuais, como residências, edifícios de apartamentos e empresas, para fornecer alta velocidade sem precedentes. 

Acesso à Internet. O FTTH aumenta drasticamente as velocidades de conexão disponíveis para os usuários de computador, em comparação com as tecnologias atualmente usadas na maioria dos lugares.

Embora o FTTH prometa velocidades de conexão de até 100 megabits por segundo (Mbps) - 20 a 100 vezes mais rápido que um modem a cabo típico ou conexão DSL (Digital Subscriber Line).

No entanto, para alcançarmos essa velocidade, implementar o FTTH em larga escala será caro, porque exigir a instalação de novos conjuntos de cabos nos "últimos links" dos cabos de fibra óptica existentes para usuários individuais. 

Atualmente, algumas comunidades desfrutam do serviço "fibra no meio-fio" (FTTC), que se refere à instalação e uso de cabos de fibra ótica nos meios-fios próximos a residências ou empresas, com um meio "cobre" transmitindo os sinais entre o meio-fio e os usuários finais.

Quer saber como funciona a Internet de fibra FTTH ou se ela é realmente boa? Acesse o nosso blog e confira as nossas dicas.

Já conhece a Internet de fibra e quer ter uma conexão FTTH na sua casa? Clique aqui e fale com um de nossos especialistas!