O que é malware, como detectar e proteger seu computador

Você pode ter ouvido os termos ransomware, trojan e vírus usados ​​em reportagens e se perguntou o que eles realmente significam

24/09/2020 14:09
O que é Malware

Você pode ter ouvido os termos ransomware, trojan e vírus usados ​​em reportagens e se perguntou o que eles realmente significam.

 

Todas essas palavras se referem a um tipo de software malicioso usado para infectar computadores e dispositivos.

 

Malware - abreviação inglesa de malicious software - está se tornando rapidamente uma das maiores ameaças online e foi usado em alguns dos maiores ataques cibernéticos do mundo, incluindo o  ataque TeslaCrypt, em 2016, que representou 46% dos ataques daquele ano.

 

O malware é normalmente instalado em um computador quando um usuário clica em um link, baixa um anexo malicioso ou abre um programa de software nocivo. 

 

Uma vez instalado, os atacantes podem usar o malware para espionar suas atividades online, roubar informações pessoais e financeiras ou usar seu dispositivo para hackear outros sistemas.

 

Essa forma de ataque tem se mostrado extremamente lucrativa e está se tornando mais sofisticada à medida que os criminosos combinam variantes antigas e novas para causar o máximo de dano.

 

Descubra como escolher o antivírus ideal para você.

 

O que é malware?

O termo malware se refere a software que danifica dispositivos, rouba dados e causa danos aos computadores ou banco de dados. 

 

Malware é uma abreviação do termo em inglês malicious software - softwares maliciosos, em português.

 

Existem muitos tipos de malware - vírus, cavalos de Tróia, spyware, ransomware e muito outros tipos de de softwares maliciosos que podem se instalar no seu computador, celulares ou qualquer outro dispositivo eletrônico.

 

O que faz um malware?

Normalmente, os malwares não causam danos visíveis para o usuário. 

 

Eles se instalam em computadores e celulares junto com programas não oficiais, que são instalados nos dispositivos.

 

Eles podem ficar lá, por anos a fio, apenas observando o que você faz no computador e armazenando dados de navegação, como sites e senhas e enviando para seus desenvolvedores.

 

Mas também existem malwares que são capazes de migrar para outros dispositivos e fazer grandes estragos.

 

Como os tipos de malware são muitos, vamos tentar explicar rapidamente o que cada um pode fazer, bem rapidamente:

 

  • Vírus: como seus homônimos biológicos, os vírus se ligam a arquivos limpos e infectam outros arquivos limpos. Eles podem se espalhar incontrolavelmente, danificando a funcionalidade central do sistema e excluindo ou corrompendo arquivos. Eles geralmente aparecem como um arquivo executável (.exe).

 

  • Trojans ou cavalo de Tróia: este tipo de malware se disfarça como software legítimo ou está oculto em software legítimo que foi adulterado. Ele tende a agir discretamente e criar backdoors na sua segurança para permitir a entrada de outro malware.

 

  • Spyware: nenhuma surpresa aqui - spyware (software espião) é um malware projetado para espionar você. Ele se oculta em segundo plano e faz anotações sobre o que você faz online, incluindo senhas, números de cartão de crédito, hábitos de navegação e muito mais.

 

  • Worms: Worms infectam redes inteiras de dispositivos, locais ou pela Internet, usando interfaces de rede. Ele usa cada máquina infectada consecutivamente para infectar outras.

 

  • Ransomware: esse tipo de malware normalmente bloqueia seu computador e seus arquivos e ameaça apagar tudo, a menos que você pague um resgate.

 

  • Adware: embora nem sempre seja malicioso por natureza, o software de publicidade agressivo pode minar sua segurança apenas para veicular anúncios - o que pode fornecer a outros malwares uma maneira fácil de entrar. Além disso, temos que ser realistas: os pop-ups são realmente irritantes.

 

  • Botnets: botnets são redes de computadores infectados que funcionam em conjunto sob o controle de um invasor.

 

Como se proteger contra malwares

Você pode proteger seus equipamentos contra os malwares apenas tomando alguns cuidados durante a sua navegação pela Internet.

Como se proteger contra malwares

 

Use software antivírus

O software antivírus pode ser eficaz no combate a malware básico "não direcionado" que pode ser usado por criminosos contra centenas ou até milhares de alvos. 

 

No entanto, o software antivírus geralmente é ineficaz contra ataques direcionados, como os usados ​​pelos hackers para comprometer o New York Times ou o Vaticano. 

 

Nós, da Konnet, sempre recomendamos o uso de aplicativos antivírus em computadores, tablets e celulares, além de fazer uma verificação completa em seus dispositivos e rede, periodicamente. 

 

Desconfie de anexos suspeitos

A melhor maneira de evitar a infecção por malware direcionado é evitar abrir documentos ou programas suspeitos.

 

Pessoas com mais conhecimentos técnicos e de informática terão instintos um pouco melhores sobre o que pode ser malware e o que pode não ser, mas ataques bem direcionados podem ser muito convincentes.

 

Se você estiver usando o Gmail, abra anexos suspeitos no Google Drive em vez de baixá-los - isso pode proteger seu computador contra infecções. 

 

Usar sistemas menos comuns, como Ubuntu ou ChromeOS, melhora significativamente suas chances contra muitos truques de entrega de malware, mas não protege contra os adversários mais sofisticados.

 

Portanto, é preciso estar sempre atento a tudo.

 

Executar atualizações de software

Outra coisa que você pode fazer para se proteger contra malware é certificar-se de que está executando a versão mais recente do software e baixando os patches de segurança mais recentes.

 

À medida que novas vulnerabilidades são descobertas no software, as empresas podem consertar esses problemas e oferecer essa correção como uma atualização de software, mas você não colherá os benefícios de seu trabalho a menos que instale a atualização em seu computador. 

 

Mesmo que você esteja utilizando uma cópia não original do Windows, é importante aceitar as atualizações de segurança dos seus softwares.

 

Indicadores de nota de compromisso

Às vezes, o software antivírus não detecta malware no seu dispositivo, especialmente se o malware for novo ou desconhecido para os autores do antivírus. 

 

Se for esse o caso, você ainda poderá encontrar indicadores de comprometimento. Os indicadores de comprometimento são sinais ou pistas de que seu computador foi infectado por malware. 

 

Por exemplo, você pode notar que a luz perto de sua webcam está acesa, mesmo que você não a tenha ativado (embora um malware avançado possa desligar a luz de sua webcam). 

 

Outro exemplo: Facebook, Twitter, Microsoft e Google às vezes avisam os usuários se eles acreditam que sua conta foi alvo de invasores.

 

Outros indicadores são menos óbvios; você pode notar que seu e-mail está sendo acessado de um endereço IP desconhecido ou que suas configurações foram alteradas para enviar cópias de todos os seus e-mails para um endereço de e-mail desconhecido. 

 

Se você tem a capacidade de monitorar o tráfego da rede, o tempo e o volume desse tráfego podem indicar um comprometimento. 

 

Outro exemplo: você pode observar seu computador se conectando a um servidor de comando e controle conhecido - o tipo de computador que envia comandos para máquinas infectadas com malware ou que recebe dados de máquinas infectadas.

 

Como detectar um malware

Mesmo com todos os cuidados, ainda é possível que o seu computador ou a sua rede seja infectado por malwares.

 

É possível identificar infecções por malwares apenas observando os sinais que o seu computador te dá. 

 

5 sintomas principais de que seu computador está infectado com malware:

 

1. Seu computador está extremamente lento

Isso pode ser um sintoma de infecção por malware. Se o seu computador foi infectado por um vírus, worm ou cavalo de Tróia, eles podem estar executando tarefas que ocupam muitos recursos, tornando o sistema do seu computador mais lento do que o normal. 

 

Se você não estiver executando um aplicativo com muitos recursos, mas seu computador for muito lento, pode haver um vírus de computador.

 

2. Cuidado com os pop-ups!

Se você encontrar mensagens pop-up alarmantes enquanto navega na Internet, alegando que um vírus foi detectado no seu computador e que você deve baixar um software para se livrar dele. 

 

Cuidado! Essas formas de comunicação costumam ser golpes para induzi-lo a baixar um software que pode colocar em risco a segurança do seu computador. 

Se essas mensagens não vieram de seus próprios aplicativos antivírus ou anti-spyware, não confie neles! 

 

Há spyware no computador ou ele foi infectado por um antivírus falso (também chamado de “desonesto”).

 

3. Seu computador ficou instável

Esse é outro sinal de que algo está errado com o seu computador. A maioria dos malwares bagunça arquivos importantes que impedem o funcionamento correto do computador. 

 

Isso pode fazer com que seu computador trave. 

 

Se o seu computador travar ao tentar executar um aplicativo específico ou abrir um arquivo específico que informa que algo corrompeu os dados. Pode ser malware.

 

4. Sua proteção antivírus e firewall foi desativada inesperadamente

Esta é mais uma característica comum de que seu computador pode estar infectado. 

 

Se todos os seus componentes de segurança, como antivírus e firewall, foram desativados automaticamente sem o seu consentimento, é mais provável que um malware tenha desativado sua proteção antivírus. 

 

Por esse motivo, você deve verificar continuamente se seu antivírus está funcionando e funcionando com proteção total.

 

5. Mensagens de erro desconhecidas e peculiares

Se você está recebendo continuamente mensagens de erro indicando que seus programas não são executados ou seus arquivos não abrem, pode ser outro sinal de infecção.

 

Outros indicadores possíveis que sugerem que algo está errado com seu computador incluem:

 

  • Mensagens estranhas indicando que você não pode acessar certas unidades em seu computador;

  • Hardware, como chaves USB e impressoras, não está respondendo aos comandos;

  • Os tamanhos dos arquivos variam, mesmo se você não estiver acessando esses arquivos.

 

Como remover um malware

Etapa 1: desconecte-se da Internet 

Antes de fazer qualquer outra coisa no seu computador, você deve desconectar a Internet para evitar que ele transmita qualquer informação de volta para o servidor de malware ou infecte outros dispositivos. Faça o seu melhor para ficar offline. 

 

Se você precisar ficar online para baixar uma ferramenta, desconecte-se imediatamente assim que terminar e não reconecte quando tiver o que precisa. Pode ser útil imprimir estas instruções antes de desconectar.

 

Etapa 2: entrar no modo de segurança 

Isole quaisquer problemas com o seu PC ou Mac entrando no modo de segurança. 

 

MAC: Faça isso iniciando ou reiniciando o dispositivo e, em seguida, segure imediatamente a tecla shift. O logotipo da Apple deve aparecer na tela. 

 

Windows: Isole quaisquer problemas com o seu PC reiniciando-o no modo de segurança. Isso permite que seu computador execute verificações enquanto executa o número mínimo de programas de que precisa para operar. 

 

  • Reinicie seu PC;

  • Ao ver a tela de login, mantenha pressionada a tecla Shift e selecione Liga / Desliga → Reiniciar;

  • Depois que o PC reiniciar, vá para a tela "Escolha uma opção" e selecione "Solucionar problemas", depois "Opções avançadas" e "Configurações de inicialização";

  • Na próxima tela, clique em “Reiniciar” e aguarde o carregamento da próxima tela;

  • Um menu aparecerá com opções de inicialização numeradas. Selecione o número 4 ou F4 para iniciar seu PC no modo de segurança.

 

Etapa 3: evite fazer login em contas 

Muitas formas de malware visam acessar suas informações confidenciais. 

 

Eles fazem isso roubando suas credenciais de login após rastrear seus pressionamentos de tecla ou retirando sua senha da tela ou área de transferência. 

 

Evite a perda de informações de login, evitando fazer login. 

 

Etapa 4: excluir arquivos temporários

MAC: Exclua os arquivos temporários que podem ter sido instalados por malware fechando todos os aplicativos que você abriu - clique com o botão direito neles, selecione “Sair” e depois:

  • No Finder, selecione “Ir” na barra superior;

  • Clique em “Ir para a pasta” e digite ou copie e cole “~ / Biblioteca /”;

  • Vá para a pasta “Cache”;

  • Mova todos os arquivos do cache clicando em “Mover para a lixeira”;

  •  “Esvaziar” o Lixo;

  • Verifique seu monitor de atividade.

 

Windows: Acelere a verificação de vírus e libere espaço em disco, excluindo arquivos temporários. Basta pesquisar a ferramenta “Limpeza de disco” e executá-la.

 

Etapa 5: verifique seu monitor de atividade 

Se você acha que tem software malicioso em seu PC, você precisa encontrá-lo no Activity Monitor e interromper sua execução. 

 

Por meio do Activity Monitor, você pode ver todos os aplicativos em execução no computador e como cada um afeta seu desempenho.

 

Etapa 6: execute um scanner de malware

Agora você está pronto para realmente curar o seu PC da infecção por malware. 

 

Felizmente, executar um scanner de malware geralmente é o suficiente para livrar seu computador da maioria das infecções padrão. 

 

Se você já tinha um programa antivírus em seu dispositivo, deve baixar um scanner de malware sob demanda que seja diferente do que você está usando para antivírus. 

 

Etapa 7: conserte seu navegador da web 

Na maioria dos casos, o malware tentará modificar a página inicial do navegador da Internet para que possa reinfectar o dispositivo, mostrar anúncios, desacelerar a navegação e simplesmente irritá-lo. 

 

Verifique se o endereço da página inicial é o correto e prossiga para verificar se há extensões maliciosas no navegador da Internet. Já falamos sobre isso em nosso guia para remover o vírus Chromium, mas você pode revisar os princípios básicos a seguir:

 

Conclusão

Os malwares são programas maliciosos, que podem infectar o seu computador, celular ou as suas redes, atrapalhando o funcionamento dos seus dispositivos ou roubando os seus dados.

 

Para enviar os inconvenientes que um malware pode trazer, é muito importante manter o seu sistema e programas sempre atualizados e fazer varreduras constantes em seus dispositivos com programas antivírus próprios.

 

É importante, também, verificar se os seus fornecedores de Internet oferecem segurança na conexão, protegendo os servidores contra usuários mal intencionados.


A melhor e mais segura Internet de Governador Valadares. Conheça!