O que é Robótica e por que é importante aprender sobre ela na escola

A Robótica vem sendo introduzida em escolas e universidades desde a década de 1960 e traz grandes vantagens para os estudantes. Entenda.

21/01/2021 18:52
...

Engenheiros elétricos, engenheiros mecânicos, engenheiros aeroespaciais, cientistas da computação… São vários os profissionais que se dedicam a estudar a Robótica, um ramo que, nos últimos anos, cresceu no mercado e passou a ser incorporado à grade curricular das escolas.

 

Mas, afinal, o que é a Robótica? Qual é a importância do aprendizado de Robótica nas escolas? São essas as perguntas que a Konnet Telecom responderá no texto de hoje.


 

O que é Robótica?

 

Esse ramo educacional e tecnológico trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados controlados por circuitos elétricos e inteligência computacional.

 

Em termos mais simples, a Robótica estuda como fazer robôs. A área tem muita relevância no mercado porque, hoje, os robôs são muito presentes no cotidiano das pessoas e das indústrias, trazendo vantagens como a automatização de trabalhos, a redução de custos, o aumento da produtividade e a resolução de problemas.


 

Robótica nas escolas

 

...

 

A Robótica Educacional, ou Robótica Pedagógica, é uma metodologia de ensino que introduz os alunos ao universo da automação. Ela começou a ser incluída em escolas e universidades na década de 1960, mas só se tornou mais comum com o advento de placas de desenvolvimento de tecnologia aberta, como a Arduino, que facilitaram o entendimento da eletrônica e da programação.

 

Instigando os estudantes a construir os próprios conhecimentos a partir da realização de uma ação concreta, a Robótica Educacional possibilita que os alunos partam de conceitos da Matemática e da Física para trabalhar de forma multidisciplinar.

 

Dentre as vantagens do aprendizado de Robótica nas escolas, estão: o estímulo ao raciocínio lógico, o fortalecimento do espírito de equipe, o fomento da criatividade, o desenvolvimento de habilidades para resolver problemas complexos, a melhora do desempenho escolar e a aproximação com as demandas do mercado de trabalho.

 

Em 2018, os resultados de uma pesquisa realizada com participantes do Torneio de Robótica indicaram que 94% passaram a se interessar mais por conteúdos de Ciências Exatas depois de participarem do torneio. Além do mais, 50% dos entrevistados afirmaram que as notas escolares aumentaram no último ano e 76% acreditam mais em sua capacidade de inovação. A pesquisa foi realizada pela consultoria John Snow Brasil.

 

Exemplos de projetos

 

Não faltam exemplos de projetos de Robótica desenvolvidos por escolas e universidades e, nesse sentido, os torneios são muito importantes para estimular a criatividade dos estudantes.

 

Em 2017, por exemplo, o Serviço Social da Indústria (SESI), organizou um Festival de Robótica. O Torneio SESI F1 nas Escolas, uma das categorias do festival, tinha a missão de construir carros de no mínimo 50 gramas para percorrerem a pista de 20 metros no menor espaço de tempo. Os vencedores conseguiram atingir até 90 quilômetros por hora.

 

...

Foto: Portal da Indústria.

 

Além disso, cientistas da Universidade de Harvard criaram os RoboBees, abelhas robôs muito semelhantes às abelhas reais. Além de atuar na polinização, elas acumulam outras funções, como coletar dados científicos, promover a segurança e buscar por pessoas desaparecidas.

 

...

Foto: Universidade de Harvard.

 

Por fim, o importante é compreender que, longe de pertencer somente aos livros e filmes de ficção científica, a tecnologia está cada vez mais presente na vida dos seres humanos. Por isso, aprender a trabalhar com ela desde cedo é fundamental para habitar o mundo de maneira autônoma e responsável.


 

Gostou do texto e quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre Tecnologia, Educação, Economia, Segurança, Saúde e Arte? É só acessar o site ou as mídias sociais da Konnet Telecom.

 

Mais conteúdos que podem te interessar:

Quais são os impactos da pandemia na Educação - e como elas podem afetar o futuro

 

Como estudar para o Enem pela Internet

 

3 avanços da Tecnologia em Saúde em 2020