Por que o seu servidor DNS tem tudo a ver com a velocidade da sua Internet

A Konnet explica o que é DNS, para que ele serve, quais são os melhores servidores DNS e como trocar o servidor DNS no seu roteador.

21/05/2021 12:50
Imagem: Pixabay. Uso gratuito.

Embora poucos saibam, existem duas maneiras de acessar um site na Internet. O primeiro modo é digitar o endereço IP da sua hospedagem. O segundo, muito mais fácil, é digitar o nome do domínio do site, como www.konnet.com.br.

 

Quando digitamos o nome do domínio do site, existe um recurso que faz a tradução da URL para o endereço IP do servidor e, com isso, nos direciona para o site que buscamos.

 

Mas você já se perguntou que recurso é esse? Nós te respondemos: é o Domain Name System ou, simplesmente, DNS.

 

No artigo de hoje, a Konnet Telecom explica o que é DNS, para que ele serve, quais são os melhores servidores DNS e como mudar o servidor DNS do seu roteador. Afinal, ninguém quer enfrentar dificuldades com as configurações do roteador, não é mesmo?

 

Leia mais:

 

O que o DNS e para que ele serve?

 

Domain Name System, também chamado de DNS ou Sistema de Nomes e Domínios, é o sistema hierárquico e distribuído que gere os nomes de domínios para computadores ou outros dispositivos conectados à Internet.

 

Em termos mais simples, o DNS é uma coleção de banco de dados que traduz a URL do site, como www.konnet.com.br, para o endereço IP do servidor. Cada nome de domínio tem apenas um endereço IP.

 

Esse procedimento permite que o usuário navegue no site que está procurando. Dessa maneira, a função do DNS é facilitar a localização de sites para o usuário da Internet.

 

Os interessados em entender melhor o Endereço IP podem ler o artigo “Endereço IP: o que é, para que serve e como descobrir o seu”.

 

 

Por que trocar o servidor DNS?

 

Todos os provedores de acesso à Internet, como a Konnet Telecom, têm DNS próprios. Se os servidores DNS fornecidos pelo provedor forem lentos ou não estiverem configurados adequadamente, a velocidade de navegação pode diminuir muito.

 

Ao trocar o servidor DNS, o usuário está optando por trocar o banco de dados que o computador dele utiliza como referência para navegar na Internet. Existem alguns servidores de DNS que são públicos e, por isso, têm um enorme banco de dados.

 

magem: Pixabay. Uso gratuito.
Imagem: Pixabay. Uso gratuito.

 

Quais são os melhores servidores DNS?

 

Existem diversos provedores públicos de DNS, como o Cloudfare WARP, o Google Public DNS e o OpenDNS.

 

Cloudfare WARP: A solução pública de DNS lançada pela empresa de tecnologia Cloudfare, chamada WARP, fornece uma Internet mais rápida e segura para os usuários. Com o número primário do servidor DNS sendo 1.1.1.1 e o secundário, 1.0.0.1, o usuário pode aumentar a velocidade da sua conexão.

 

Google Public DNS: O DNS público do Google é o mais utilizado do mundo. Entre as suas vantagens, estão a velocidade da navegação, a melhora da segurança e a ausência de redirecionamento. O número primário do servidor público de DNS do Google é 8.8.8.8 e o secundário, 8.8.4.4.

 

OpenDNS: O OpenDNS aumenta a velocidade de navegação, bloqueia sites de phishing que tentam roubar informações pessoais do usuário, controla os sites acessados por crianças e é utilizado por mais de 30 milhões de usuários. O número primário do seu servidor público é 208.67.222.222 e o secundário, 208.67.220.220.

 

Existem muitos outros servidores DNS, tanto públicos quanto privados.

 

 

Como trocar o servidor DNS do seu roteador

 

Para trocar o servidor DNS do seu roteador, o primeiro passo é acessar a interface de configuração dele. Para isso, é só digitar o endereço 192.168.0.1 no seu navegador e preencher o nome de usuário e a senha de administrador. Essas credenciais, normalmente, estão na parte debaixo do roteador ou no manual do dispositivo.

 

Depois de acessar a interface de configuração do roteador, basta encontrar o menu de configuração do servidor DNS na seção “LAN”, “WAN”, “DHCP” ou “Internet” do roteador. Mude o número do DNS para os números primário e secundário do servidor DNS que você escolheu. E pronto!

 

Caso seja necessário, peça suporte técnico na equipe da Konnet Telecom por meio dos números de telefone (33) 3508-1700 ou 0800 603 1700.

 

 

Você gostou do nosso artigo e quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre Tecnologia, Educação, Saúde, Economia, Segurança e Arte? É só acessar o site ou as mídias sociais da Konnet Telecom.

 

Mais conteúdos que podem te interessar:

Entendendo a proteção de dados: você sabe o que é criptografia?

 

A revolução tecnológica já está acontecendo: saiba tudo sobre a Internet das Coisas

 

Conheça o Big Data, o recurso que transformou o mundo dos negócios