Quem foram os inventores das tecnologias que mais utilizamos hoje?

Você já parou para pensar quem inventou o computador, o celular, o algoritmo, a Internet, o modem e a fibra ótica - ou seja, tudo o que mais usamos no cotidiano?

18/02/2021 20:27
...

Imagine passar um dia inteiro sem acesso à Internet. Difícil, não é?

 

Nos dias de hoje, equipamentos como celulares e computadores estão tão presentes no nosso dia-a-dia que toda a nossa rotina gira em torno deles. Mas… você já parou para se perguntar quem foram os inventores desses aparelhos?

 

Não? Então está na hora de saber.

 

Hoje, a Konnet Telecom apresenta os inventores do computador, do algoritmo, do modem, da fibra ótica, da Internet e do celular.

 

Ficou curioso? Confira:

 

 

Quem inventou o...

 

  • Computador: Foi o cientista, matemático, filósofo e engenheiro mecânico inglês Charles Babbage, no século 19. Ele desenvolveu o projeto de uma máquina analítica, que ele conceituava como um “aparato de uso geral” que incorporava uma Unidade Lógica e Aritmética, uma “memória” capaz de armazenar “mil números de 40 dígitos”, uma entrada de “dados” e programas - ou seja, um computador! Porém, devido à falta de peças apropriadas na época, Babbage nunca conseguiu colocar o seu projeto em prática. Foi só durante a 2ª Guerra Mundial que o britânico Alan Turing desenvolveu o Colossus, o primeiro computador digital programável do mundo. Além disso, ele publicou trabalhos sobre Inteligência Artificial e decifrou o código do Enigma, um dispositivo utilizado pelos nazistas para trocar mensagens cifradas. Existe até um filme sobre Turing, dirigido pelo norueguês Morten Tyldum, chamado “O Jogo da Imitação”.

 

Charles Babbage. Foto: The Telegraph.
Charles Babbage. Foto: The Telegraph.

 

Alan Turing. Foto: DW Brasil.
Alan Turing. Foto: DW Brasil.

 

  • Programa de computador (algoritmo): Foi a matemática e escritora inglesa Ada Lovelace, que, na década de 1840, foi apresentada pelo matemático Charles Babbage à mais recente invenção dele, a máquina analítica. Porém, enquanto Babbage estava focado nos números, Lovelace percebeu, na máquina, um potencial para processar símbolos, como anotações musicais. Assim, incubida da tarefa de traduzir, do francês para o inglês, um artigo de Babbage sobre a máquina analítica, Lovelace acaba expandindo o texto. Nele, a matemática definiu o que é uma operação de computador, revelou conceitos fundamentais da era digital e acrescentou tabelas e diagramas que demonstram como funciona um programa de computador (algoritmo) e como ele pode ser levado à máquina. Dessa forma, Lovelace se tornou a primeira programadora da História. Ah, e uma curiosidade: Ada Lovelace era filha do poeta inglês Lord Byron, que escreveu livros como “Don Juan” e “O Corsário”.

 

Ada Lovelace. Foto: Scientific Americans Blogs
Ada Lovelace. Foto: Scientific Americans Blogs

 

  • Modem: Os antecessores do modem são, respectivamente, o telefone, o fax e o fax-modem. O que esses três aparelhos têm em comum são a capacidade de transmissão de dados à longa distância. Criado em 1950, o fax-modem tinha a função de transmitir informações para o exército americano por meio de linhas telefônicas. Então, em 1965, o engenheiro elétrico Robert Lucky inventou os equalizadores, que diminuíram a interferência. Desde então, a velocidade de transmissão do modem só aumenta, chegando a 10 gigabytes por segundo.


 

 Robert Lucky atualmente. Foto: Engineering and Technology Wiki.

Robert Lucky atualmente. Foto: Engineering and Technology Wiki.

 

  • Fibra ótica: Foi o físico indiano Narinder Singh Kapany, na década de 1950. Estudando o fenômeno da reflexão total interna, ele buscava uma maneira de aprisionar a luz. Com o objetivo de alcançar os índices de refração da luz que almejava durante seus experimentos, ele realizou algumas adaptações no processo de fabricação das fibras de vidro, chegando ao que chamamos, hoje, de fibra ótica. À princípio, Kapany pensou que sua invenção seria útil apenas à área da Medicina, no aperfeiçoamento do endoscópio, mas, ela acabou servindo a diversos equipamentos, como automóveis, mísseis, satélites e eletrodomésticos. Nas Telecomunicações, os cabos de fibra ótica têm uma capacidade maior de transmissão de dados do que os cabos convencionais, podendo transmitir até 20 mil conversas telefônicas simultâneas. Ah, e na Konnet Telecom, a velocidade de transmissão pode chegar a até 600 megabytes por segundo.

 

Narinder Kapany. Foto: BBVA Openmind.
Narinder Kapany. Foto: BBVA Openmind.

 

  • Internet: Foi o Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América. O projeto, cujo objetivo era criar uma rede de armazenamento de dados que resistisse a um eventual ataque nuclear da União Soviética, nasceu na década de 1960, em meio a Guerra Fria. Ele foi idealizado pela Advanced Research and Projects Agency (Arpa) e financiado pela National Aeronautics and Space Administration (Nasa) e pelo Pentágono. A primeira operação via internet aconteceu em 1969, por meio da rede Arpanet, que conectou quatro instituições de pesquisa. Primeiramente exclusiva do meio militar, a internet só foi disponibilizada para o meio acadêmico e científico em 1982 e, para a população em geral, em 1992, por meio do World Wide Web. No Brasil, a exploração comercial só foi liberada em 1995. Hoje em dia, quem consegue imaginar a vida sem internet?

 

Logotipo do Departamento de Segurança dos EUA.
Logotipo do Departamento de Segurança dos EUA.

 

  • Celular: Foi o engenheiro eletrotécnico e designer estadunidense Martin Cooper. Ele e a equipe que liderava na Motorola, em 1973, desenvolveram o protótipo do primeiro aparelho portátil do mundo da telefonia, o Dynamic Adaptive Total Area Coverage. Mais conhecido como Dyna Tac, o celular tinha 33 centímetros de comprimento, 8,9 centímetros de largura e 4,4 centímetros de profundidade, além de pesar 793 gramas. A bateria só durava 30 minutos e demorava 10 horas para ser carregada. Com o passar do tempo, o celular foi diminuindo de tamanho e ganhando mais funcionalidades. O Dyna Tac era muito diferente do que estamos acostumados hoje em dia, não é?

 

Martin Cooper ao lado do Dyna Tac. Foto: eBiografia.
Martin Cooper ao lado do Dyna Tac. Foto: eBiografia.

 

 

Você gostou do nosso artigo e quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre Tecnologia, Educação, Saúde, Economia, Segurança e Arte? É só acessar o site ou as mídias sociais da Konnet Telecom.

 

Mais conteúdos que podem te interessar:

O que é Robótica e por que é importante aprender sobre ela na escola

10 aprendizados em “O Dilema das Redes”

Quais são os impactos da pandemia na Educação - e como eles podem afetar o futuro