Sinal de Wi-Fi: saiba como melhorar a conexão na sua casa

Se o seu sinal de Wi-Fi não estiver atendendo às suas expectativas, você pode fazer muitas coisas para melhorar a situação antes de solicitar um novo plano ou trocar o seu roteador

09/07/2020 12:56
como melhorar o sinal de wi-fi

Não há nada pior do que estar em uma videochamada importante ou estar apresentando um seminário on-line e depois... bam! - você está desconectado porque o sinal de Wi-Fi caiu.

 

Ou mesmo que não caia completamente, a conexão fica fraca e agora você está percorrendo sua casa - com o laptop na mão - tentando encontrar uma conexão decente e precisa recorrer aos lugares mais improváveis para se ter um bom sinal de Wi-Fi.

 

Um sinal de Wi-Fi fraco ou oscilante poderia até não ser problema antes, mas agora, quando muitos estão sendo obrigados a trabalhar de suas casas, ter uma boa conexão se tornou quase vital.

 

Para muitas pessoas, o primeiro reflexo é ligar na operadora e pedir para aumentar o pacote. Mas, será que pagar mais pela Internet na sua casa é realmente a solução?

 

Muitas vezes, a própria arquitetura da casa pode ser o grande problema, mas como saber se ainda existem diversas outras possibilidades que podem estar interferindo no sinal de Wi-Fi?

 

Vamos entender como podemos melhorar o sinal de Wi-Fi da sua casa!

 

Aprenda a configurar seu roteador Wi-Fi

 

Como o sinal de Wi-Fi circula pela sua casa

Muita gente sabe como o Wi-Fi pode falhar na maioria das vezes, mas poucas pessoas sabem como ele realmente funciona.

 

Inicialmente, o Wi-Fi foi desenvolvido como uma maneira de substituir o cabo ethernet - o cabo que costumava conectar computadores à Web depois que eliminamos o acesso discado - o Wi-Fi é uma tecnologia popular que fornece interconectividade entre os dispositivos.

 

No entanto, o Wi-Fi evoluiu e agora é um substituto para muitos cabos diferentes, como cabos de vídeo, cabos de áudio, cabos USB.

 

Atualmente, o Wi-Fi transporta mais de 60% do tráfego de Internet no mundo!

 

 

Curiosamente, essa grande conquista é basicamente feita com ondas de rádio, embora seja um pouco mais complicada do que o som do seu carro.

 

Ao contrário do receptor FM do seu carro, o Wi-Fi é essencialmente dois rádios que se comunicam para a frente e para trás que usam menos energia e transmitem a uma distância muito menor. 

 

Esses dois rádios permitem que os usuários da Web baixem dados da Internet e enviem informações - até mesmo enviando endereços através do seu navegador, nesta comunicação bidirecional.

 

Outra maneira de o Wi-Fi ser mais sofisticado do que o rádio terrestre é que ele usa o Protocolo de Internet para se comunicar. 

 

Essa linguagem da Internet torna o Wi-Fi muito resistente e muito estruturado para transportar dados, mesmo os mais sigilosos. 

 

Toda transmissão que enviamos e recebemos tem esse requisito de confirmação. É como se, a cada passo que você desse na Internet, você enviasse milhares de cartas com confirmação de recebimento.

 

E uma vez que esses dados são colocados no ar em ondas de rádio, estão sujeitos a interferências, vitimadas por tudo, desde outros sinais de Wi-Fi a ondas de rádio emitidas por fornos de microondas a paredes de cimento. 

 

É aí que entram as duas frequências do Wi-Fi, 2,4 Gigahertz e 5 Gigahertz. O Wi-Fi pode transmitir em ambas as frequências, um benefício que ajuda o sinal a cortar todo o ruído e fornecer um sinal forte e rápido do roteador sem fio ao seu computador.

 

Essencialmente, essas frequências são como duas estações de rádio FM diferentes.

 

Segundo a física, quanto menor a frequência, mais longe uma transmissão pode ir. Com o Wi-Fi, 2,5 Ghz é a frequência mais baixa; portanto, ele pode alcançar computadores localizados mais distantes do que a banda de 5 Ghz.

 

Mas 5 Ghz oferece a capacidade de transportar mais transmissões, o que significa também uma velocidade maior.

 

Enquanto o Wi-Fi de 2,5 Ghz não consegue ultrapassar os 30 Mbps de velocidade, o Wi-Fi de 5 Ghz transporta a velocidade total do seu plano, podendo chegar até 1 Tbps.

 

Como medir o sinal do Wi-Fi

Para verificar a força do sinal de Wi-Fi, a primeira coisa a fazer é verificar se o dispositivo está com problemas. 

 

Seja usando iOS, Android, Mac ou Windows, você deve ter um indicador de conexão Wi-Fi. 

Geralmente, quatro ou cinco linhas curvas compõem o símbolo Wi-Fi e, quanto mais preenchidas, mais forte é a conexão.

 

Cada telefone, tablet e laptop é diferente e pode indicar uma força de Wi-Fi diferente. Mas vale a pena consultar um segundo ou mesmo terceiro dispositivo. 

 

Se você marcou um telefone, também considere testar um tablet. Compare o desempenho da Internet nos dois dispositivos e veja o que eles exibem para a força do Wi-Fi. 

 

Se você tiver resultados semelhantes com os dois, terá uma excelente linha de base para usar.

 

Se você determinou que sua conexão Wi-Fi é fraca em um determinado local, a próxima coisa a fazer é dar uma volta e prestar atenção nas barras Wi-Fi do seu smartphone ou tablet. 

 

Acompanhe a que distância você está do roteador e quantas paredes existem entre ele e você.

 

Preste atenção quando suas barras Wi-Fi aumentam e diminuem. É uma verificação rudimentar, mas, na maioria dos casos, é suficiente.

 

Verificando se o dispositivo está funcionando, você poderá fazer uma verificação mais completa.

 

Se você quiser se aprofundar na investigação sobre o seu sinal de Wi-Fi, precisará usar um aplicativo ou programa (como Wi-Fi Analyzer) para medir seus decibéis em relação a um miliwatt (dBm).

 

Você pode medir um sinal Wi-Fi de várias maneiras. A medida mais precisa é miliwatts (mW), mas também é a mais difícil de ler devido ao número de casas decimais (0,0001 mW). 

 

O Indicador de Intensidade de Sinal Recebido (RSSI) é outra opção, mas os fornecedores de Wi-Fi o tratam de maneira inconsistente e com escalas variadas. 

 

Os decibéis relativos a miliwatt (dBm) evitam esses problemas e muitos fabricantes convertem o RSSI em dBm de qualquer maneira, portanto, abordaremos essa medida.

A primeira coisa a saber é que as medições de dBm serão exibidas em números negativos.

 

A escala varia de -30 a -90. Se vir -30, você terá uma "conexão perfeita" e provavelmente estará ao lado do roteador Wi-Fi. 

 

No entanto, se você detectar um sinal de Wi-Fi listado em -90, o serviço será tão fraco que você provavelmente não poderá se conectar a essa rede. Uma conexão excelente é de -50 dBm, enquanto -60 dBm provavelmente é bom o suficiente para transmitir, lidar com chamadas de voz e qualquer outra coisa.

 

Como melhorar o sinal de Wi-Fi da sua casa

 

Depois de saber o quão forte é sua rede, você terá uma ideia melhor do que fazer para melhorá-la. 

 

Por exemplo, se você consegue alcançar os cantos da sua casa e ainda vê um sinal de 60 dBm (ou a maioria das barras), os problemas que você está tendo não estão relacionados à força do Wi-Fi. 

 

Verifique se há interferência, considere mudar de canal ou atualize para um roteador que suporte 5 GHz, se o atual não.

 

Se você afastar uma sala ou duas do roteador e perceber que está perdendo rapidamente o sinal, é hora de considerar a idade do seu roteador.

 

Se o seu roteador for mais antigo, talvez seja hora de atualizar. Ao fazer isso, procure um que suporte os sinais Wi-Fi de 2,4 e 5 GHz . O sinal de 5 GHz não se estende até 2,4 GHz, mas possui mais opções para contornar problemas de interferência.

 

Configurações, posicionamento e outras dicas

Se o teste de largura de banda que você fez mostrar pontos mortos em sua casa, tente mover o roteador sem fio. 

 

Não é incomum que um roteador Wi-Fi fique preso no canto de uma casa ou apartamento, perto da parede onde o serviço entra em sua casa. Esse é o pior lugar para isso. 

 

Wi-Fi é rádio, os rádios têm alcance limitado e às vezes têm problemas para penetrar nas paredes. 

 

Se for prático, tente mover o roteador para um local mais central, executando um cabo coaxial ou Ethernet mais longo da tomada na parede.

 

Tente manter o roteador longe de grandes pedaços de metal, como geladeiras ou fornos de microondas. 

 

O Wi-Fi também não funciona bem com muita água; portanto, fique longe de aquários de 100 litros.

 

Em seguida, tente as verificações de velocidade novamente para ver se isso ajudou.

 

É possível, também, que você não consiga mover o roteador ou que a mudança não tenha ajudado. Nesse caso, procure obter um extensor de alcance e colocá-lo onde o sinal é fraco.

 

Se a sua casa for muito grande, o mais recomendado é que você obtenha roteadores Mesh, também conhecidos como Wi-Fi 6. No entanto, antes de gastar com um TP-Link Deco ou Google Nest vale a pena verificar a compatibilidade dos seus dispositivos.

 

Devo usar um repetidor de sinal Wi-Fi?

 

Embora você possa usar qualquer um dos dispositivos para aumentar seu Wi-Fi em sua casa ou escritório, use um extensor de Wi-Fi se desejar estender a mesma conexão forte e confiável que você obtém do seu roteador. 

 

Você pode usar um repetidor de Wi-Fi se quiser levar o Wi-Fi para um local que não seja adequado ou conveniente para cabos, como um quintal.

 

Você não deve usar um repetidor de WiFi em um local que não tenha uma conexão forte e confiável. 

 

Conclusão

Infelizmente, não existe uma solução única para aumentar o sinal Wi-Fi em todas as residências. 

 

No entanto, se você tentar cada um desses métodos, poderá obter as informações mais precisas para tomar uma decisão informada sobre o que fazer em seguida.

 

Pode ser que apenas uma mudança de posição do roteador modifique a sua opinião sobre o seu plano ser insuficiente ou seu servidor ser ruim.

 

Mas, se nada disso der certo, você pode considerar trocar o seu plano por outro que te atenda melhor!

 

Conheça o melhor plano para sua Internet