Como é o uso da Internet no Brasil?

O uso da internet no Brasil conta com 149 milhões de pessoas conectadas diariamente. O que isso quer dizer?

16/04/2020 22:29
O uso da internet no Brasil

O acesso à Internet tornou-se vital para a comunicação, obtenção de informações, busca de emprego e participação em uma economia mundial em constante mudança. 

Nos últimos anos, o Brasil tem se tornado uma potência mundial em utilização e consumo de Internet e serviços online. Com mais de 70% da população brasileira conectada, o país se tornou um dos maiores mercados online do mundo!

Até mesmo nas áreas rurais e comunidades carentes, o acesso à Internet ainda é grande e pessoas de todas as idades estão conectadas. 

Quer saber como isso é possível? Continue lendo o nosso artigo!

Como é o uso da Internet no Brasil?

Como é o uso da internet no Brasil

Que o brasileiro adora estar sempre conectado, a gente já sabe. Mas o que muita gente não sabe é que até mesmo quem não curte a Internet acaba dependendo dela.

Qual o dispositivo mais utilizado?

Uma pesquisa feita pelo IBGE, sobre o uso da Tecnologia de Informação e Comunicação no Brasil, feita em 2017, aponta que 98% das pessoas conectadas utiliza a Internet através do celular, sendo que 95% delas usam a rede para enviar e receber mensagens.

Interessante, não é mesmo? Os aplicativos de mensagem como iMessage, WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, Skype, Hangouts, entre outros se popularizaram tanto, que se tornou quase uma unanimidade.

Já o uso do computador é feito por cerca de 57% da população, tanto para lazer, como para trabalho. 

Os últimos colocados são a Smart TV, com 16% e os tablets IOS e Android, que representam cerca de 15% dos acessos à Internet.

Quais são os serviços mais utilizados?

Quais os serviços mais utilizados na internet brasileira

Como foi apontado anteriormente, os serviços de mensagens online são muito utilizados entre os navegantes, mas existem diversos outros serviços também muito utilizados.

Os navegadores de Internet são acessados por praticamente 100% dos internautas, sendo o Chrome, desenvolvido pelo Google, o navegador mais utilizado, com 75% dos acessos via computador e 65% nos Smartphones.

Os serviços de e-mail também são de grande importância na vida dos brasileiros. 

Por ser vinculado ao uso dos Smartphones, cerca de 92% dos usuários de Internet possuem pelo menos uma conta de e-mail, sendo que 60% delas acessam a caixa de entrada diariamente.

Entre os provedores de e-mail mais utilizados, estão o Gmail, o Hotmail, o Yahoo e o iCloud (Apple Mail).

Já as redes sociais estão em pleno crescimento quando se trata de acessos mensais e usuários. Cerca de 80% das pessoas que acessam a Internet utilizam pelo menos uma rede social (Facebook, Instagram, YouTube e etc.).

Além disso, o brasileiro fica, em média, 225 minutos conectados às redes sociais. 

É como se cada brasileiro passasse cerca de 4 horas diárias nas redes sociais, colocando o Brasil como o país que mais utiliza redes sociais na América Latina e o segundo no ranking mundial, perdendo apenas para as Filipinas!

Entre as redes sociais mais utilizadas no Brasil, o YouTube segue invicto, com cerca de 94% dos acessos, seguido pelo Facebook (91%), Instagram (70,1%) e Twitter (40%).

Quantas pessoas atualmente utilizam a Internet no Brasil?

A última pesquisa realizada pelo Data World Bank, realizado em 2018, aponta que 70,43% da população brasileira acessa a Internet diariamente. 

Segundo o IBGE, o Brasil conta com uma população total de mais de 211 milhões de pessoas. Isso significa mais de 145 milhões de pessoas no Brasil estão conectadas à Internet. 

Qual é o consumo de banda no nosso país?

Com o consumo de Internet aumentando, o consumo de dados aumenta também. Em 2015 o brasileiro gastava em média 45 GB mensais. 

Com o avanço da tecnologia e com a melhora na rede de cabeamento, as projeções para 2020 eram de um consumo de 181,8 GB por mês!

No entanto, o Brasil ainda permanece com uma das conexões mais lentas do mundo, com média de 5,9 Mbps de velocidade média. O que melhora um pouco esses números, são as conexões por fibra óptica, que batem uma média de 34 Mbps.

Segundo a Anatel, a média de velocidade dos planos contratados no Brasil é de 24,42 Mbps, com o preço médio de R$3,50 por 1 Mbps.

O consumo de banda aumentou durante pandemia do Coronavírus

O consumo de internet no Brasil ampliou com o coronavírus

O isolamento social modificou a vida de milhares de pessoas no mundo inteiro e aqui no Brasil não está sendo muito diferente.

Com as pessoas em casa, houve uma mudança brusca nos padrões de uso da Internet: nos últimos dias, a curva de tráfego na Internet está presa em um “eterno domingo”, que vai crescendo durante a manhã, se estabilizando a tarde e dando um pico maior à noite.

No último dia 18, a Anatel chegou a recomendar aos provedores para que aumentassem a capacidade dos servidores, caso contrário, poderíamos ter um “apagão nacional” devido ao excesso de usuários conectados.

Só em São Paulo, alguns pontos de acesso à Internet chegaram a disparar 10 TB de dados por segundo, o suficiente para transmitir mais de 3 milhões de vídeos em streaming em HD!

Qual é a posição do Brasil no mundo, em termos de consumo de Internet?

Com todas essas informações, parece até que o Brasil está em um dos primeiros lugares no ranking mundial de consumo de Internet, não é mesmo? E você está certo!

Segundo um relatório publicado pela We Are Social, em parceria com a Hootsuit, constatou que cada pessoa gasta, em média, 6 horas diárias na Internet. Isso significa que em um ano, você fica conectado por cerca de 100 dias inteiros e sem interrupções!

Todas essas horas conectados à rede nos coloca em 2° lugar no ranking mundial de uso de Internet, ficando atrás - novamente - das Filipinas.

Conclusão

Com toda essa gente passando horas e mais horas na Internet, os serviços online se multiplicaram. Hoje em dia, dá pra fazer praticamente tudo pela Internet.

No entanto, na hora de acessar sites, vídeos, músicas e streaming, ganha quem possui a melhor velocidade. A Netflix, por exemplo, só carrega perfeitamente em conexões acima de 5 Mbps.

Além disso, os sites aprimoraram seus serviços de experiência de usuário, aumentando a frequência de download e upload de dados como jamais visto antes. 

Por isso, independentemente de ter apenas uma conexão na sua casa ou utilizar a Internet para trabalhar, você precisa de uma conexão de qualidade, que garante a chegada completa ou com perda mínima do pacote de dados da sua Internet, como as redes de fibra óptica.


Acesse agora mesmo o blog da Konnet e saiba tudo sobre a Internet de fibra óptica no Brasil e como ela funciona!