Como fazer reclamação na Anatel: quando e como denunciar

A história é sempre a mesma. Você entra em contato com a operadora, recebe um excelente atendimento, assina o contrato e tudo são flores, até o momento em que você começa a ter problemas.

Basta a Internet cair, o telefone ficar mudo ou identificar cobranças indevidas que o atendimento se torna outro, deixando a situação ainda mais estressante e difícil de resolver.

Atendimentos demorados, horas ao telefone, idas à unidade mais próxima e, em muitos casos, o problema não se resolve.

E não importa se o problema é com Internet, celular, TV ou telefone. A dificuldade em obter uma solução já é um problema tão comum, que só no segundo trimestre de 2020 foram registradas mais de 1,5 milhão de reclamações contra operadoras e serviços.

Por isso e para garantir que você tenha todos os seus direitos de consumidor, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deixa um canal aberto para todos aqueles que estão sofrendo para encontrar uma solução diretamente com as operadoras.

O processo é simples, rápido e pode ser feito de onde você estiver, através do canal Anatel Consumidor, pela Internet.

O processo todo, entre o registro do cidadão e a solução do problema pela operadora, leva cerca de 10 dias para se concluir.

Quer saber como registrar a sua reclamação na Anatel? Continue a sua leitura!

Onde fazer reclamação sobre Internet?

Se você está tendo problemas constantes com a sua Internet, o primeiro passo é entender quais as causas desse problema.

Se a sua Internet estiver mais lenta, você poderá tentar as soluções básicas para resolver o problema de Internet lenta em casa.

Caso as soluções básicas não funcionem ou a sua Internet fique com quedas constantes, o próximo passo é entrar em contato com a operadora.

Você poderá em contato pelas centrais de atendimento da sua operadora. Caso o seu problema não seja resolvido, você poderá entrar em contato com a Anatel, através do canal Anatel Consumidor, na Internet, ou pelo telefone 1331.

O que é a Anatel?

A Anatel é uma agência reguladora de empresas e serviços de telecomunicação, vinculada ao Governo Federal.

Ela é responsável por gerenciar os contratos e concessões das empresas de telecomunicação, fiscalizar a prestação de serviços, controlar as tarifas, expedir normas, aplicar sanções ou fazer intervenções quando necessário.

É a Anatel quem garante que os direitos do usuário sejam cumpridos e que os serviços prestados sejam de qualidade.

Que tipo de reclamação pode ser feita na Anatel?

A Anatel recebe reclamações sobre serviços ou atendimento não satisfatórios das operadoras de telefone, celular, Internet e TV por assinatura, entre outros assuntos, como certificações e interesses coletivos ou restritos.

A Anatel aceita solicitações para:

  • Reclamações sobre serviços ou operadoras;

  • Informações sobre direitos do consumidor, obrigação das operadoras ou qualquer outro assunto de competência da Anatel;

  • Sugestões para inovações ou novos regulamentos;

  • Denúncias sobre violação de regras ou leis, empresas ou indivíduos sem autorização prestando serviços, equipamentos não certificados ou insatisfação com empresas, funcionários ou serviços.

Em que casos devo abrir uma reclamação na Anatel?

Se você está enfrentando problemas com a sua operadora ou com os serviços prestados, você poderá registrar a sua reclamação na Anatel, através do Anatel Consumidor ou do telefone 1331.

Você pode reclamar caso a sua operadora:

  • Não tenha informado todas as condições do seu contrato;

  • Não te dê acesso ao seu contrato ou documentos de cobranças;

  • A operadora não deixe claro em seu site todas as ofertas de preços e planos;

  • Caso o serviço contratado não seja prestado de forma devida;

  • Caso haja cobranças ou mudanças de planos indevidas, ou não solicitadas pelo usuário;

  • Entre outras situações que você pode consultar aqui.

Como fazer reclamação na Anatel?

Para registrar uma reclamação, sugestão, denúncia ou para solicitar informações, você poderá utilizar o Anatel Consumidor, pelo site ou aplicativo, ou entrar em contato pelo telefone 1331.

Para registrar a sua reclamação no site Anatel Consumidor

Para registrar a sua reclamação através do site, basta acessar o site do aplicativo clicando aqui.

Para o primeiro acesso, você poderá criar um cadastro novo clicando em Cadastre-se e preenchendo com seus dados. Você também pode entrar no sistema com o seu login único do gov.br.

Dentro do sistema, basta clicar no botão Registrar Solicitação, na parte central da página. E escolher entre as opções: Reclamação, Pedido de Informação, Sugestão ou Denúncia.

Dentro do sistema de Reclamação, você poderá escolher entre as operadoras disponíveis no sistema ou registrar uma operadora não localizada.

Depois de escolher a operadora, basta selecionar a opção “banda larga fixa” ou qualquer outro serviço que você esteja enfrentando problema e selecionar o assunto entre as opções disponíveis.

Você também deverá selecionar o problema específico pelo qual esteja passando. Dentro do sistema de reclamação, você poderá deixar a sua mensagem e anexar documentos, quando necessário.

Para registrar a sua reclamação no aplicativo Anatel Consumidor

O primeiro passo para registrar a sua reclamação pelo aplicativo Anatel Consumidor, é baixá-lo em seu smartphone ou tablet, através da loja oficial de aplicativos.

Você pode clicar aqui para baixar o app para sistema Android ou IOS.

Para o primeiro acesso, você deverá realizar um cadastro no sistema clicando em “Cadastre-se”. Para fazer o login, basta digitar o seu CPF e senha no aplicativo e clicar em “Entrar”.

Dentro do aplicativo, você poderá visualizar suas solicitações ou registrar uma nova, clicando em “Registrar Solicitação”. Depois, basta selecionar a operadora para qual deseja reclamar, o serviço e o assunto.

Para finalizar, basta digitar a sua reclamação, conferir os dados e anexar documentos se necessário.

É possível fazer reclamação por telefone?

A Anatel também disponibiliza uma central de atendimento por telefone, através do número 1331.

A central funciona de segunda à sexta-feira, de 8h às 20h, exceto nos feriados.

Para deficientes auditivos, é possível solicitar uma videochamada através da Central de Intermediação de Comunicação – CIC da sua operadora de serviços.

Como fazer reclamação na Anatel como Pessoa Jurídica

Para acessar o sistema do Anatel consumidor como pessoa jurídica, basta se cadastrar com o CNPJ da sua empresa.

Após o cadastro, você poderá acessar o sistema com o CNPJ e senha e seguir os mesmos passos para registrar sua reclamação.

Conclusão

Se você está passando por problemas na sua Internet banda larga e está encontrando dificuldades em solucionar diretamente com a sua operadora, registrar a sua reclamação na Anatel pode ser a solução para você.

No portal Anatel Consumidor você poderá registrar a sua reclamação, acompanhar a resposta da sua operadora, dar um feedback sobre a solução e consultar todo o seu histórico de reclamações.

Mas agora vai a dica de ouro:

Para evitar novos problemas com a sua Internet, serviços ruins ou cobranças indevidas, o ideal é que você busque por novas operadoras.

Por isso, a Konnet é a sua melhor opção para uma internet de alta velocidade, sem quedas e sem dor de cabeça. Pode pesquisar!

Fale com a gente e mude para a Konnet: a internet que funciona!

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