O que é hardware? Quais são os tipos de hardware que existem? Para que ele serve? Aumente os seus conhecimentos básicos em informática com este texto.
Hoje em dia, ter conhecimentos básicos em informática é muito importante, não só para quem busca uma vaga nessa área do mercado de trabalho, mas para todos que utilizam equipamentos eletrônicos em seu dia-a-dia.
Para fazer reparos técnicos, por exemplo, conhecer alguns conceitos básicos da tecnologia é fundamental.
Por isso, no artigo de hoje, a KONNET explica tudo o que você precisa saber sobre hardware.
O que é hardware? Quais são os tipos de hardware que existem? E para que serve o hardware? Continue a leitura para saber.
O que é hardware?
Hardware é qualquer elemento físico de computadores e outros sistemas microeletrônicos. Ele pode ser um dispositivo externo ou interno. Em inglês, hardware significa “equipamento”.
Alguns exemplos de hardware são: o processador do computador (CPU), o teclado, o mouse, o monitor, a impressora, a memória RAM, a memória ROM, o disco rígido (HD), o SSD, a placa de vídeo, os drives de CD e DVD, a placa mãe, o modem, o pen drive, o scanner, o microfone, a caixa de som, o cabo de rede e a webcam. Todos esses equipamentos são físicos, ou seja, palpáveis.
Quais são os tipos de hardware que existem?
Existem dois tipos de hardwares: o hardware interno e o hardware externo.
Os hardwares internos são todos os dispositivos internos de um microeletrônico. No caso de um computador, por exemplo, os hardwares internos são o processador, a placa mãe, a memória RAM, o disco rígido e os cabos internos. Todos esses equipamentos, integrados, fazem o computador funcionar.
Já os hardwares externos são todos os dispositivos externos de um microeletrônico. Mais uma vez, no caso de um computador, os hardwares externos são o monitor, o teclado, o mouse, os cabos externos, os fones de ouvido e as unidades de armazenamento externas, como os pen drives e os HDs e SSDs externos.
Para que serve o hardware?
As peças e os aparatos eletrônicos que constituem o hardware são fundamentais para fazerem o computador e outros microeletrônicos funcionarem.
Porém, é importante ressaltar que o hardware precisa do software, que é o conjunto de componentes lógicos (e não-físicos) de um equipamento. Hardware e software são interdependentes e complementares.