Existem poucas coisas que são tão irritantes quanto tentar usar a Internet e, de repente, ver que sua conexão com a Internet não funciona.
O problema é que existem tantos pontos de falha que é difícil saber onde está o problema de conexão.
Pode ser o seu computador. Pode ser o roteador. Ou pode ser um problema com o seu provedor de serviços de Internet (ISP).
A seguir, apresentamos um guia rápido e simples para executar todos esses pontos de falha e corrigir sua conexão com a Internet imediatamente.
O que pode interferir na sua conexão?
Mesmo tendo um bom plano de Internet banda larga e um roteador bem avaliado entre os usuários, a internet estará sempre sujeita à interferências que podem vir de objetos simples ou até de problemas maiores.
Confira:
1. Lâmpadas, móveis e geladeiras
Isso tem muito a ver com a posição do seu roteador. Geladeiras, lâmpadas e até luzes pisca-pisca podem interferir no sinal do Wi-Fi.
Especialistas descobriram que lâmpadas, geladeiras, alto-falantes, babás eletrônicas, telefones sem fio e controles de portas de garagem podem ser responsáveis por interferir no sinal Wi-Fi, enquanto ele viaja para o computador.
Móveis grandes ou paredes grossas também podem ser um problema para o sinal do Wi-Fi. Isso ocorre porque todos esses dispositivos transmitem ondas de rádio, semelhantes aos sinais enviados pelo seu roteador.
A melhor maneira de evitar esse problema é posicionar o roteador para que não fique próximo a esses objetos ou estruturas.
2. O Wi-Fi do seu vizinho
Seu roteador transmite Wi-Fi trabalhando em um dos vários canais disponíveis – essencialmente as frequências nas quais uma rede sem fio pode operar.
Os roteadores modernos tentam escolher o melhor e o menos congestionado automaticamente, mas às vezes isso pode significar que você e seu vizinho estão operando no mesmo canal.
Você pode perceber alguma interferência séria na sua conexão se os roteadores estiverem muito próximos.
Para resolver isso, você pode alterar seu canal, através do seu provedor de rede. A maioria fornecerá instruções para os roteadores nos sites deles.
3. Muitas pessoas próximas ao roteador
Deseja transmitir o Spotify na sua festa em casa? Você já se perguntou por que seu Wi-Fi piora quando você realiza uma grande festa em casa?
Não, não é apenas o fato de que podem haver muitas pessoas monopolizando ou roubando todo o sinal de uma vez.
O número de corpos físicos ao redor pode ter impacto em um sinal.
Um experimento da Universidade da Califórnia descobriu que o sinal sem fio flutuava com menor qualidade na presença de pessoas.
Dois adaptadores Wi-Fi foram colocados nas extremidades opostas de uma sala. O sinal caiu completamente quando alguém atravessou o caminho do sinal e se espalhou com a presença de corpos humanos na sala, mas não no caminho direto do sinal.
Os cientistas esperam usar essas descobertas para poder contar o número de pessoas em uma sala usando Wi-Fi para operações de segurança e busca, e salvamento.
4. A sua localização
Não, não queremos dizer o quão perto você e seu laptop estão do roteador. Essa é óbvia.
O fato é que algumas áreas terão apenas melhor cobertura de banda larga e, portanto, Wi-Fi do que outras, pois depende de quão bem conectadas elas são – pode haver enormes diferenças geográficas de velocidade.
5 dicas para verificar a sua conexão
Uma conexão lenta com a internet pode ser algo bem ruim. Seja atrapalhando o filme que você está assistindo ou o seu jogo.
Pior ainda, para os trabalhadores em casa e os trabalhadores remotos, já que uma conexão ruim à Internet pode interromper as reuniões, interromper o fluxo de trabalho e reduzir a produtividade.
Felizmente, apesar disso, você tem algum controle sobre a velocidade da sua conexão à Internet.
De fato, existem várias coisas fáceis e eficazes que você pode fazer para acelerar sua conexão com a Internet. Aqui estão nossos favoritos.
1. Verifique se o Wi-Fi está ligado/ conectado
Verifique se o roteador Wi-Fi está ligado e funcionando normalmente. Caso esteja, o seu aparelho pode estar desconectado.
Nesse caso, verifique o nome da rede (também conhecido como SSID) e a senha da conexão de rede.
Se você está acostumado a se conectar automaticamente quando está ao alcance de um roteador, mas não consegue mais, podem ter sido feitas alterações na rede enquanto você estiver ausente.
Pode ser tão simples quanto os administradores atualizando a senha ou o SSID pode ter sido alterado para uma senha diferente.
2. Teste diretamente com um cabo LAN
Verifique suas conexões WAN (rede de área ampla) e LAN (rede de área local). Em termos leigos, esses são os cabos Ethernet que vão e voltam ao seu roteador.
Se você suspeitar que os cabos são os culpados, tente trocá-los por novos.
3. Verifique o firewall do seu computador
Se você se conectar à Internet usando um roteador, pode haver um problema com as definições de configuração e elas devem ser atualizadas.
Para determinar se um problema de conectividade de rede está sendo causado por uma configuração incorreta ou por um problema com o roteador, você pode ignorar o roteador e conectar seu computador diretamente ao modem.
Mas tenha cuidado ao conectar o seu computador diretamente com a Internet. Pois isso pode deixá-lo vulnerável a ataques.
Para proteger o computador contra-ataques, verifique se um firewall está instalado e se ele está ativado no seu computador.
4. Verifique a placa de rede do seu computador
Verifique se tudo está correto com a sua placa de rede realizando um simples diagnóstico.
O próprio sistema operacional poderá fazer essa verificação e informar se a sua placa de rede ou receptor de Wi-Fi estão bem.
No Windows, o diagnóstico de rede pode ser feito clicando com o botão direito do mouse em cima do ícone de conexão de rede e clicando em “solucionar problemas” ou “diagnóstico de rede”.
Já nos dispositivos com MacOS, basta manter a tecla Alt pressionada e selecionar “Abrir diagnóstico de rede sem fio”.
5. Verifique os cabos de sua conexão
Por fim, é muito importante verificar se todos os cabos estão conectados corretamente ao roteador e equipamentos.
Tente fazer a troca dos cabos mais antigos. Muitos cabos se rompem com o tempo de uso e isso pode acabar interferindo no funcionamento da Internet.
Afinal, por que a Internet não está funcionando? Como resolver o problema?
Você sabia que boa parte dos problemas domésticos de Wi-Fi podem ser solucionados desconectando o roteador, aguardando cinco segundos e depois conectando-o novamente?
Isso redefine o dispositivo e freqüentemente melhora a velocidade.
Reinicie o seu modem
Se sua conexão sem fio parar de funcionar repentinamente, antes de tentar qualquer outra coisa, reinicie o roteador. Aqui está o processo:
-
Desconecte ou desligue seu roteador.
-
Aguarde 2-5 minutos antes de conectá-lo novamente.
-
Aguarde mais 5 minutos e tente novamente a conexão.
Na maioria dos casos, isso deve resolver seu problema e permitir que você volte a ficar online. Se você seguir estas etapas.
Se algo ainda não estiver funcionando, entre em contato com o seu provedor de serviços de Internet para obter assistência.
Desative o modo avião
Muitas pessoas colocam seus aparelhos em modo avião sem perceber.
Quando ativado, esse modo desliga todos os tipos de conexão do celular, seja o chip, Wi-Fi, bluetooth, rádio e qualquer outro meio que precise de enviar ou receber sinal.
Os computadores também possuem esse modo, que podem ser ativados apenas pressionando teclas erradas.
Para desativar, vá em configurações e procure por “conectividade” ou “rede”.
Entre em contato com o seu operador
Se depois de seguir todas as nossas dicas, a sua internet ainda não funcionar, significa que está na hora de ligar para o suporte técnico da sua operadora.
Vale lembrar que é muito importante que todos os passos sejam feitos, para que a operadora possa ter certeza de que o problema está na entrega do sinal.
Conclusão
Se você já tentou de tudo e ainda está enfrentando problemas de conexão com a Internet, é hora de ligar para o seu provedor de serviços.
O problema pode estar no fim deles e pode exigir uma nova conexão no poste entrando em sua casa ou novos equipamentos, como um modem ou um amplificador melhor.
Mas, se você estiver enfrentando lentidão em determinados horários do dia, é possível que seu ISP simplesmente não consiga lidar com o aumento da carga do usuário; nesse caso, convém encontrar um novo provedor de serviços.
Para encontrar um bom provedor de serviços de Internet, prefira aqueles que te oferecem as melhores opções de conexão por fibra óptica.
Você gostou do nosso artigo e quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre Tecnologia? É só acessar o site ou as mídias sociais da KONNET.