5 cursos para quem se interessa por tecnologia

Descubra as especificidades de cada curso e decida qual deles combina mais com você.

13/05/2021 18:11
Créditos: Pixabay.

Você se interessa por tecnologia e quer estudar mais sobre essa área? Então, este texto é para você.

 

A Konnet Telecom listou cinco cursos técnicos e de graduação que estão dentro do universo da tecnologia.

 

Vale lembrar que, como a área da tecnologia é muito abrangente, cada curso foca em um assunto. Por exemplo: enquanto alguns se debruçam sobre os hardwares, outros preferem os softwares. Há, ainda, aqueles que ensinam sobre a Web, bancos de dados e gestão e empreendedorismo dentro do universo da TI.

 

Quer saber mais sobre cada curso e suas especificidades? Leia mais:

 

  1. Ciência da Computação: O curso de Ciência da Computação oferece, ao estudante, a oportunidade de aprender a planejar, desenvolver, implementar e gerenciar sistemas e programas de informática, atuando tanto na parte de hardware quanto de software. Durante o curso, o aluno passa a dominar conteúdos como sistemas operacionais, modelagem e simulação de sistemas, engenharia de software, redes de computadores, inteligência artificial e computacional, processamento de dados e robótica. Pertencendo à grande área das Ciências Exatas, o curso de Ciência da Computação exige, do estudante, base matemática e raciocínio lógico. Um profissional formado em Ciências da Comunicação, no mercado de trabalho, pode atuar como desenvolvedor, programador, arquiteto de software e analista ou gerente de TI.

 

  1. Engenharia de Software: Diferentemente da Ciência da Computação, que abrange, também, o hardware, a Engenharia de Software se volta apenas para softwares, sistemas, jogos, aplicativos e plataformas digitais, ensinando, ao estudante, a projeção, o desenvolvimento e a manutenção deles para servidores, computadores e dispositivos móveis. Como o curso pertence à grande área das Ciências Exatas, o estudante tem disciplinas como Algoritmos, Lógica de Programação, Análise e Projeto de Software, Programação Web, Programação Orientada a Objetos e Inteligência Artificial. Assim, o estudante é qualificado para compreender e aplicar processos, técnicas e procedimentos de construção, evolução, avaliação, consultoria, negociação, ensino e pesquisa de software. No mercado, ele pode atuar, principalmente, como profissional de TI.

 

  1. Sistemas da Informação: No curso de Sistemas da Informação, o estudante aprende a administrar o fluxo de informações geradas e distribuídas por redes de computadores em organizações e fora delas. Assim, ele planeja, desenvolve, instala e gerencia sistemas de processamento, armazenamento, recuperação e disponibilização de dados. O curso, que pertence às Ciências Exatas, oferece disciplinas como Administração de Servidores, Algoritmos, Banco de Dados, Desenvolvimento de Sistemas, Inteligência Artificial e Internet das Coisas. O profissional em Sistemas da Informação pode atuar em diversas áreas do mercado de tecnologia, como desenvolvimento de softwares, gerenciamento empresarial, e-commerce, marketing e segurança da informação. Ele também é o profissional mais indicado para trabalhar com Big Data.

 

Créditos: Pixabay.
Créditos: Pixabay.

 

  1. Sistemas para Internet: Em Sistemas para Internet, o estudante se qualifica para projetar, desenvolver, instalar e configurar bancos de dados, páginas para Internet e Intranet, servidores de e-commerce, programas de computador e aplicativos para plataformas móveis - ou seja, serviços on-line. Com disciplinas como Análise de Sistemas Web, Fundamentos de Redes e Dados, Sistemas Operacionais, Linguagem de Programação, Padrões Web e Programação Web, o aluno se capacita para elaborar interfaces adequadas à aplicação de acordo com o perfil de um público alvo, realizar perícias e emitir pareceres técnicos sobre os serviços digitais. No mercado de trabalho, ele pode atuar como consultor ou profissional de TI.

 

  1. Gestão da Informação: O curso de Gestão da Informação forma profissionais qualificados para fomentar inovações tecnológicas, lidar com informações em ambientes corporativos e traçar estratégias de orientação de negócios. Pertencente à grande área das Ciências Sociais Aplicadas, o estudante desenvolve habilidades referentes à Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva, associando a Tecnologia da Informação à Gestão e ao Empreendedorismo. No mercado de trabalho, o profissional em Gestão da Informação pode atuar como cientista de dados, gerente de projetos, consultor, empreendedor e analista, seja em dados, business intelligence, marketing, mercado, gestão de pessoas ou operações.

Você gostou das nossas dicas e quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre Tecnologia, Educação, Saúde, Economia, Segurança e Arte? É só acessar o site ou as mídias sociais da Konnet Telecom.

 

Mais conteúdos que podem te interessar:

Da História da Internet no Brasil à relação dos adolescentes com a Web: 5 livros de não-ficção sobre a Internet

 

A revolução tecnológica já está acontecendo: saiba tudo sobre a Internet das Coisas

 

Conheça o Big Data, o recurso que transformou o mundo dos negócios