A revolução tecnológica já está acontecendo: saiba tudo sobre a Internet das Coisas

Entenda o que é a Internet das Coisas, como ela funciona, quem a inventou e quais são as suas vantagens.

16/03/2021 11:34
...

Há algum tempo, o termo “Internet das Coisas” vem se destacando no ramo da Tecnologia e das Telecomunicações. Além disso, mesmo que não percebamos, ele vem se atrelando ao nosso cotidiano.

 

No dia-a-dia, muitas famílias têm adotado dispositivos relacionados à Internet das Coisas para gerenciar tarefas domésticas. Os cursos técnicos e superiores de Informática também estão direcionando os seus conteúdos para essa área.

 

E no trabalho? Cada vez mais, organizações de diversos setores estão usando a Internet das Coisas para operar com mais eficiência e entender melhor os clientes, oferecendo serviços aprimorados, melhorando a tomada de decisões e aumentando o valor dos negócios.

 

Mas, afinal, o que é Internet das Coisas? Como ela funciona? Quem a inventou? E quais são as suas vantagens?

 

A Konnet Telecom responde a todas essas perguntas no artigo abaixo. Confira:

 

 

O que é Internet das Coisas?

 

A Internet das Coisas é um dos maiores fenômenos da revolução tecnológica que vivemos. Também chamada de “Internet of Things”, ou, simplesmente, “IoT”, é um sistema de dispositivos de computação inter-relacionados. Ela se baseia na conexão entre objetos físicos, usuários e a rede mundial de computadores - ou seja, a Internet.

 

Monitores cardíacos, carros com sensores, transponder de biochip... Tudo isso está relacionado com a Internet das Coisas. Vamos entender melhor?

 

 

Como funciona a Internet das Coisas?

 

...

 

O ecossistema da Internet das Coisas consiste em dispositivos inteligentes habilitados para a Web que usam sistemas incorporados, como processadores, sensores e hardware de comunicação, para coletar e transmitir os dados que adquirem em seus ambientes.

 

Assim, podemos dizer que a comunicação dos objetos físicos com a Internet, com os usuários e com outros objetos físicos acontece por meio de sensores inteligentes (como Bluetooth e GPS) e softwares que coletam e transmitem dados para a rede.

 

Qualquer produto natural ou artificial que possa receber um endereço de IP e, com isso, tenha a capacidade de transferir dados por uma rede, pode ser considerado como integrante da Internet das Coisas.

 

A IoT tem a capacidade de transferir dados pelas redes sem a necessidade de humanos para a interação. Ela também pode usar Inteligência Artificial e machine learning para ajudar a tornar os processos de coleta de dados mais fáceis e dinâmicos.

 

 

Quem inventou a Internet das Coisas?

 

O primeiro a falar sobre a Internet das Coisas foi o executivo e tecnólogo britânico Kevin Ashton. Estudante do Massachusetts Institute of Technology, ele propôs o termo “Internet das Coisas” em 1999. Dez anos depois, Ashton escreveu o artigo “A coisa da Internet das Coisas”.

 

No artigo, Ashton defendia que, no futuro, a limitação de tempo faria com que as pessoas se conectassem à Internet de outras maneiras. Assim, os usuários precisariam de novos dispositivos que acompanhassem suas atividades, armazenassem suas informações e auxiliassem no seu dia-a-dia. E, detalhe: todos os dispositivos precisariam conversar dentro da mesma rede.

 

Vale lembrar que a ideia de conectar objetos já é discutida desde 1991. Na época, a Internet começava a se popularizar pelo mundo e o cofundador da Sun Microsystems, Bill Joy, acreditava que um dos meios para a conexão entre objetos era a conexão de Device para Device (D2D).

 

 

Quais são as vantagens da Internet das Coisas?

 

As vantagens trazidas pela Internet das Coisas são inúmeras! Vamos listar algumas delas:

 

  • Aumento do nível de automação dos processos;

  • Aumento da produtividade;

  • Ampliação das análises de dados;

  • Reforço da Segurança da Informação;

  • Auxílio no dia-a-dia.

 

O fato é que, ao contrário do que muitos pensam, a Internet das Coisas não é algo do futuro. Ela está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia, auxiliando pessoas e negócios em seu cotidiano. Você está preparado para essa revolução tecnológica?

 

 

Você gostou do nosso artigo e quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre Tecnologia, Educação, Saúde, Economia, Segurança e Arte? É só acessar o site ou as mídias sociais da Konnet Telecom.

 

Mais conteúdos que podem te interessar:

Conheça os planos de internet via Fibra Óptica da Konnet

 

Conheça a gamificação, uma técnica que alia Educação à Tecnologia

 

Quem foram os inventores das tecnologias que mais usamos hoje?