Como trabalhar home office: dos primeiros passos à Internet

Trabalhar de casa pode parecer um sonho e já é possível para muitos profissionais das mais diversas áreas. Quer saber como trabalhar home office? Veja as nossas dicas!

23/07/2020 12:53
Como trabalhar home office

Desde o início da pandemia do novo Coronavírus estamos ouvindo falar em trabalhar de casa, ou como ficou popularizado, como trabalhar home office. 

 

O trabalho feito de forma remota, que já era comum em algumas profissões, agora se mostra eficiente e possível em diversos setores e muita gente ainda tem dúvidas de como começar a trabalhar de home office.

 

Apenas com um computador, uma boa conexão de Internet e alguns métodos de produção e disciplina podem modificar totalmente a sua relação de trabalho, te tornando mais produtivo e aumentando muito a sua renda.

 

Continue lendo para saber como trabalhar de home office!

 

Aprenda a melhorar o sinal de Wi-Fi da sua casa

 

Como trabalhar home office?

 

No Brasil ainda é muito difícil encontrar empresas com a cultura de trabalho totalmente voltada para o trabalho remoto. 

 

Felizmente, esse cenário está mudando, graças às novas tecnologias e também a possibilidade de realização dos trabalhos no regime de parceria entre empresa e profissional liberal. 

 

Mas, se você está pensando que trabalhar em casa é poder ficar de pijama o dia todo ou trabalhar na frente da TV, está enganado!

 

Praticar o home office de forma eficiente e produtiva só é possível quando existe disciplina. Para isso, é muito importante que você crie e estabeleça uma rotina de trabalho, sem distrações, para poder produzir!

 

Como começar a trabalhar home office?

A primeira possibilidade é verificar se existe a possibilidade de transformar o seu trabalho atual em um trabalho remoto.

 

Se você trabalha em setores administrativos, com tarefas feitas exclusivamente através da Internet ou telefone, pode ser uma ótima ideia para você e para o seu chefe que a sua posição seja executada trabalhando em casa.

 

Algumas atividades rotineiras como reuniões já podem ser facilmente realizadas em plataformas como Skype, Google Meet ou Zoom, o que facilita bastante a comunicação.

 

Além disso, a empresa poderá economizar com transporte e alimentação do trabalhador, além de garantir muito mais saúde e bem estar.

 

A segunda possibilidade para trabalhar em home office é buscando um novo emprego, que já ofereça a possibilidade de trabalhar em casa desde o princípio.

 

Para isso, você poderá verificar as vagas disponíveis no mercado, que atendam às suas expectativas salariais e que se encaixam no seu perfil intelectual e habilidades.

 

Já é possível encontrar sites de emprego para trabalhar de casa, com empresas sérias oferecendo diversos cargos. Você pode experimentar sites como:

 

 

A terceira possibilidade para começar a trabalhar em casa, é começando o seu próprio negócio

 

Você poderá montar uma empresa própria, como uma loja online, serviços de consultoria, aulas remotas, entre outras muitas outras possibilidades. 

 

A melhor forma de decidir qual negócio começar é verificar as suas habilidades, suas possibilidades de investimento e fazendo uma pesquisa de mercado.

 

Algumas marcas oferecem a possibilidade de franquias ou revendas online, que você também poderá considerar. O interessante, é buscar informações de como começar.

 

Por último, você também pode transformar o trabalho home office em uma possibilidade de renda extra. 

 

Algumas empresas contratam redatores, designers e muitos outros profissionais de forma remota, para cumprir trabalhos sob demanda, que você poderá conciliar com o seu trabalho atual.

 

Algumas das plataformas mais famosas para encontrar um trabalho home office para renda extra, são:

 

 

Neste caso, você receberá apenas pelos serviços entregues e a sua renda poderá variar, de acordo com o seu empenho ou tempo disponível.

 

Como as empresas podem acompanhar o desempenho do funcionário em home office?

 

O grande diferencial do trabalho em home office é a forma de avaliação do desempenho do funcionário.

 

Diferentemente do trabalho presencial, as empresas que adotam o trabalho remoto não controlam o horário em que o funcionário está trabalhando, mas sim os resultados que ele traz.

 

Isso acontece porque o objetivo real do seu trabalho não é te manter preso em uma atividade, mas sim trazer bons resultados para a empresa, seja ele de vendas, de prazos cumpridos ou qualquer outro objetivo que a sua empresa possa estabelecer.

 

No marketing digital, por exemplo, são utilizadas métricas de desempenho, como cumprir datas limites, número de acessos do site, visualizações das redes sociais, cadastros realizados e até sobre os valores gastos nas campanhas de marketing.

 

Já no setor de vendas e financeiro, por exemplo, podem ser utilizados os números de vendas feitas, de clientes fidelizados, contratos realizados e muito mais.

 

Cada profissão tem seus próprios objetivos e as métricas de desempenho utilizadas podem variar.

 

Se você é um gestor e ainda precisa monitorar a produtividade diária, o ideal é que você monitore o total de horas trabalhadas através de aplicativos próprios para isso. 

 

Alguns recursos como o Bitrix24 e o Clockfy podem te ajudar a marcar quando uma tarefa é iniciada e quando é finalizada, ajudando a lembrar, inclusive, quando algo está atrasado.


 

Home office: vantagens e desvantagens

Mesmo parecendo muito mais difícil do que parece, o trabalho home office possui mais vantagens do que desvantagens, tanto para a empresa, quanto para o trabalhador.

 

Entre as vantagens do trabalho home office está a melhoria de produtividade e satisfação com o trabalho. Isso acontece porque o seu funcionário terá maior conforto estando em sua própria casa e poderá gerenciar melhor o tempo de trabalho e lazer.

 

Trabalhar em casa também elimina o estresse que o trânsito ou transporte público podem causar, o que melhora a saúde e o bem-estar do trabalhador consideravelmente. Trabalhando em casa você se sentirá menos cansado.

 

Além disso, o trabalho remoto pode ajudar nas contas da empresa. Isso porque você economizará com despesas de transporte e alimentação do seu empregado, por exemplo.

 

Vantagem-bônus: você poderá trabalhar de bermuda e chinelo nos dias quentes ou enrolado em um edredom quentinho no inverno.

 

Mesmo parecendo o paraíso, o trabalho home office também possui alguns pontos negativos, mas que são fáceis de gerenciar.

 

 

Entre as desvantagens do trabalho home office está o fato de você ter que desenvolver maior disciplina e precisar criar um espaço na sua casa exclusivamente para trabalhar.

 

Mesmo parecendo sensacional a ideia de poder trabalhar enquanto maratona uma série ou cuida dos filhos, separar o trabalho da vida pessoal é a melhor forma de manter o foco e a produtividade.

 

O ideal é que você estabeleça um horário para trabalhar, com as pausas necessárias e a privacidade que você precisa. É claro que poderá flexibilizar melhor os seus horários, mas manter a rotina ajuda a manter a produtividade.

 

O descontrole das horas-extras também pode ser muito ruim, tanto para o empregado, tanto para a empresa. O ideal é que se estabeleçam metas de trabalho e datas de entrega para demandas. 

 

Assim, você poderá ter um controle melhor de como organizar a sua rotina de trabalho, para evitar estresses adicionais.

 

Desvantagem-bônus (para quem tem filhos): a possibilidade de poder ficar com seus filhos enquanto trabalha pode parecer incrível, a princípio, mas é necessário muito cuidado para que isso não se torne uma forma de desenvolver estresse por sobrecarga.

 

O ideal é que você mantenha a rotina de escola, creche e atividade dos pequenos, para que você tenha seu horário para trabalhar tranquilamente, sem interrupções. 

 

Primeiros passos: como preparar seu home office

Você precisará definir um espaço de trabalho profissional que separa seus negócios da sua vida pessoal, independentemente de trabalhar por conta própria ou para empresas. 

 

É muito importante que você fique atento à estrutura, iluminação, conforto sonoro, privacidade e etc.

 

O primeiro passo é identificar o que você precisa adquirir para montar o seu espaço. Você poderá fazer uma lista com:

 

  • Mesa de escritório;

  • Cadeira ergonômica;

  • Computador;

  • Internet banda larga;

  • Impressora;

  • Espaço para projetos manuais, quando for o caso;

  • Arquivo ou local específico para guardar objetos de trabalho;

  • Agenda ou planner;

  • Fones de ouvido para participar das reuniões online;

  • Equipamentos específicos da sua profissão ou exigidos pela empresa.

 

O ideal é que você consulte o seu empregador, para pedir recomendações de equipamentos ou materiais que possam ser necessários.

 

Você também precisará considerar a luz e o som do ambiente. Deixe o ambiente iluminado e arejado, de preferência com a luz do dia através das janelas. 

 

Evitar as luzes artificiais podem ajudar a manter o corpo em modo de vigília e aumentar a produtividade.

 

O som também precisará ser controlado, já que você pode precisar de um local silencioso para executar planejamentos ou participar de reuniões.

 

Se você utiliza o telefone para trabalhar, o ideal é que você tenha uma linha dedicada para o trabalho, que você possa desligar fora do seu horário de expediente.

 

Que tipo de Internet eu preciso para trabalhar home office?

Isso vai depender do que você precisará fazer no seu trabalho. O e-mail básico e a navegação na web provavelmente não exigirão velocidades de download superiores a 0,5 Mbps. 

 

Você pode até conseguir fazer chamadas de vídeo de baixa qualidade a essa velocidade.

 

A velocidades de download de 1,5 Mbps, você provavelmente pode transmitir vídeo em baixa definição e fazer chamadas de vídeo em alta definição.

 

Com velocidades de download de 2,0 Mbps, você pode fazer chamadas de vídeo em grupo maiores.

 

Se a velocidade de download for de 5,0 Mbps e acima, você poderá baixar grandes arquivos e transmitir vídeos em alta definição sem muita dificuldade.

 

Obviamente, você pode usar serviços como o DropBox ou outros serviços em nuvem, nos quais precisa fazer o upload de dados. Nesse caso, pense no tamanho de um arquivo e na hora em que você deseja fazer o download. Em seguida, divida os dois para encontrar a velocidade ideal.

 

Exemplo

  • Digamos que seus maiores arquivos para upload sejam 300 MB (megabytes), que são 300 * 8 = 2400Mb (megabits).

 

  • Vamos supor também que você deseja fazer o upload do arquivo em 8 minutos ou 8 * 60 = 480 segundos.

 

  • A velocidade de upload deve ser de 2400 megabits / 480 segundos = 5 Mbps .

 

  • Qualquer coisa acima desse valor permitirá que você envie um arquivo de 300 MB em menos de 8 minutos!

 

No entanto, a maioria das empresas que contratam funcionários online sugerem Internet com velocidades acima de 25 Mbps, para que você possa trabalhar confortavelmente e entregar as suas tarefas muito mais rápido!

 

Dicas para melhorar a sua Internet

Existem várias maneiras de melhorar a velocidade da sua Internet, se você achar que falta para o seu trabalho. Você pode solucionar alguns problemas comuns, atualizar seu hardware e até optar por um tipo diferente de Internet.

 

Problemas comuns de Internet

Antes de tentar melhorar a velocidade da Internet, verifique se ele é realmente o culpado pelo desempenho lento. Por exemplo, se tudo o que você fizer no computador for lento, o próprio computador poderá ser antigo e precisar ser substituído.

 

Se você frequenta apenas alguns sites para trabalhar, pergunte a outras pessoas no trabalho se elas experimentam a mesma lentidão. 

 

Pode ser que esses sites tenham muita demanda nos horários de pico e não possam acompanhar as solicitações de dados pelos usuários.

 

Por exemplo, se você baixar arquivos para o trabalho enquanto sua esposa transmite filmes no Netflix e seus filhos jogam jogos on-line em seus computadores, você experimentará tempos de download lentos.

 

É por isso que é uma boa ideia planejar com antecedência o seu trabalho, para que você não faça o download de arquivos quando todo mundo em casa estiver tentando usar a Internet também. 

 

Exceto isso, você pode tentar melhorar sua velocidade por meio de atualizações de hardware ou de um meio diferente para a Internet.

 

Atualizações de hardware

Existem algumas atualizações de hardware que você pode tentar melhorar a velocidade da Internet.

 

Primeiro, darei uma breve visão geral. Um modem leva a Internet para você, independentemente de você morar em uma casa, apartamento ou condomínio. Um roteador encaminha dados (na forma de pacotes) para o seu computador. 

 

Um reforço de sinal permite que você obtenha um sinal de Internet mais forte em áreas da sua casa onde o sinal é fraco.

 

O primeiro passo é garantir que o modem suporte as velocidades de Internet necessárias. Em seguida, verifique se o seu roteador também suporta essa velocidade. Caso contrário, a velocidade rápida do modem será prejudicada pelo roteador mais lento.

 

Em seguida, verifique se o escritório está próximo o suficiente do roteador ou use um amplificador de sinal para obter a Internet a partir do local atual do escritório. Você também pode reiniciar o roteador para verificar se isso corrige um problema de conexão.

 

Uma maneira de testar a velocidade da Internet em sua casa é baixar o mesmo arquivo grande de salas diferentes e cronometrar cada download. Isso lhe dá uma ideia das salas "lentas" em sua casa.

 

Por fim, você pode conectar seu computador ao roteador diretamente com um cabo Ethernet, para ver se isso ajuda a melhorar a velocidade da Internet.

 

Que tipos de trabalho remoto posso fazer do meu computador?

Existe uma lista extensa de trabalhos que podem ser feitos de forma remota, sem comprometer a qualidade.

 

Desde trabalhos autônomos, a empresas privadas e até mesmo as atividades do funcionalismo público podem ser facilmente adaptados para o trabalhar em casa, com eficiência e muito mais qualidade de vida.

 

Separamos aqui uma lista de trabalhos que oferecem a possibilidade de trabalhos home office e seus respectivos salários, para que você possa começar o mais rápido possível:

 

  • Atendimento ao cliente (online e telemarketing) - R$ 1.045 a R$ 2.500;

  • Assistente virtual - R$ 800 a R$ 5.000;

  • Secretária remota - R$ 1.500 a R$ 5.000;

  • Programação HTML, CSS, JAVA, SQL - R$ 2.500 a R$ 15.000;

  • Designer 2D - R$ 1.200 a R$ 8.000;

  • Designer 3D - R$ 2.300 a R$ 8.000;

  • Editor de vídeo - R$ 1.700 a R$ 15.000;

  • Professor/ Tutor online - R$ 4.500 a R$ 7.000;

  • Redator/Revisor/Tradutor - R$ 800 a R$ 10.000;

  • Terapeuta - R$ 2.500 a R$ 6.800;

  • Consultor - R$ 1.500 a R$ 15.000.

 

 

Conclusão

Trabalhar em casa não precisa ser um desafio a ser vencido durante o período de pandemia e isolamento social. 

 

Você poderá introduzir a cultura do trabalho remoto na sua vida de forma prazerosa e adotá-lo como cultura de trabalho, sem perder o foco e a produtividade, podendo melhorar muito a sua qualidade de vida!

 

Você poderá contar sempre com a Konnet para oferecer conexão de alta velocidade de qualidade para apoiá-lo em todos os seus projetos.

 

Vem pra Konnet! Conheça nossos planos.