Como criar um negócio online: inicie seu negócio do zero

Muito mais do que trabalhar em casa: criar o seu próprio negócio online pode representar muito mais qualidade de vida, satisfação no trabalho e mais tempo com a família.

A ideia de ser o próprio chefe, estabelecer as próprias metas de ganho e ter a possibilidade de crescer no mercado tem atraído mais e mais pessoas, e o crescimento dos comércios eletrônicos no ano de 2020 pode se apresentar como uma excelente oportunidade.

Embora o início de um negócio online seja mais acessível, para fazê-lo crescer e se manter você deve seguir um processo semelhante ao de iniciar um negócio tradicional.

Para ajudá-lo a iniciar com seu novo negócio online com o pé direito, separamos algumas dicas essenciais para você e para o seu negócio!

Como criar um negócio online de sucesso?

A Internet é um grande equalizador. Nos negócios, especificamente, ela quase nivelou o campo de jogo.

Não importa há quanto tempo você está neste mercado ou se tem ideias muito boas – o mundo dos negócios online possui três características bem marcantes:

  • A concorrência é grande e feroz;

  • O mercado de produtos está ficando cada vez mais saturado (diversas lojas oferecem a mesma solução);

  • Os consumidores estão cada vez mais educados no consumo online e mais exigentes.

Antes de dar os primeiros passos na estrutura do seu negócio online, você precisa primeiramente escolher o que você vai vender e traçar uma boa estratégia.

Essa primeira decisão será tão importante, que ela praticamente definirá todas as outras etapas e iniciativas no seu negócio online, como marcas a trabalhar, estratégias de marketing, design e experiência do cliente, além de muitas outras características que vão transformar o seu negócio em ambiente único para os seus clientes.

Então pegue papel e caneta, para anotar tudo o que você precisa para começar o seu negócio online o mais rápido possível!

Primeiros passos: como criar um negócio do zero

Como já dissemos, o mais importante e o primeiro passo para começar um negócio online é escolher quais produtos ou serviços você quer vender.

Uma estrutura online ótima e excelente suporte ao cliente são ótimos, mas precisam estar atrelados a um produto de qualidade e que superam as expectativas de quem o compra.

Como escolher o que vender online?

Independentemente de qual setor você esteja, existem dois tipos de produtos que você pode vender:

1. Produtos comoditizados

Produtos comoditizados são essenciais, de alta demanda ou bens ou serviços populares que podem ser produtos físicos ou digitais.

Estes são produtos que todo mundo precisa. Produtos comoditizados são o que compõem a maioria das vendas online.

Pense em qualquer coisa que você compra na Amazon, Magalu ou FastShop que tem uma grande marca por trás – comida, tacos de golfe, roupas, brinquedos infantis, etc.

2. Produtos de nicho

Produtos de nicho são bens ou serviços que atendem a base de clientes específica e categoria de produto.

Em muitos casos, esses produtos são exclusivos, únicos ou feitos à mão, tornando-os alguns dos itens mais populares comprados online.

Os produtos de nicho geralmente são fabricados em pequenas tiragens de lote ou sob demanda.

Pense em um colar de contas exclusivo, iogurte artesanal congelado ou capa de couro para iPad.

No entanto, muitos lojistas vendem uma combinação de produtos comoditizados e produtos de nicho para aumentar sua margem de lucro.

A combinação de produtos comoditizados e produtos de nicho pode ser o diferencial da sua loja e a forma que você os oferece também pode ser uma chave para o sucesso do seu negócio online.

Negócios na Internet que deram certo

Agora você deve estar se perguntando: que tipo de negócio pode realmente dar certo?

Temos diversos exemplos de negócios que aliaram a criatividade e os produtos mais queridos do mercado, e obtiveram muito sucesso!

Um exemplo clássico são os clubes de assinatura para receber produtos em casa. Eles existem nos mais diversos nichos e garantem a fidelidade dos clientes, quando feitos de maneira caprichada.

Um bom exemplo que podemos dar é a BOX.Petiko. Um clube de assinatura que reuniu produtos até então comuns para os pets e se transformou em uma experiência única para os donos e seus bichinhos.

Todos os meses, eles enviam uma seleção de produtos temáticos e exclusivos para os assinantes, além dos brindes, o que fez com que se tornassem o maior clube de assinatura pet da América Latina!

Ainda na onda dos clubes de assinatura, podemos falar da Glambox. Um clube de assinaturas exclusivo para produtos de cuidados pessoais e beleza.

O sucesso da caixinha está nos produtos escolhidos a dedo, nos brindes exclusivos e na comodidade de receber tudo em casa, sem precisar enfrentar filas imensas na farmácia ou supermercado.

Além dos clubes de assinatura, que podem abraçar nichos desde vinhos, petiscos, café, saúde, beleza, artesanato e livros, temos também os negócios online que apostaram em produtos diferenciados e que fizeram muito sucesso.

Como transformar seu computador em uma empresa

Agora que você já pode ter algumas ideias, está na hora de transformar o seu computador na sua empresa.

Depois de selecionado o seu nicho de público e os produtos que você quer comercializar, você precisará montar as primeiras estruturas do seu negócio online.

Você precisará de um bom planejamento de negócio, constando todos os detalhes de como o seu negócio funcionará. Certifique-se de verificar informações como:

  • Site oficial ou marketplace (custos de implementação e manutenção);

  • Fornecedor (estoque próprio ou dropshipping);

  • Embalagens personalizadas;

  • Formas de pagamento (cartão de crédito, boleto bancário e etc);

  • Formas de distribuição (PAC, Sedex, frete próprio);

  • Formalização da sua empresa.

Para que tudo isso seja possível, você poderá contar com a ajuda de profissionais remotos ou presenciais para te ajudar.

A importância de uma boa Internet

Para criar um negócio online, uma boa conexão de Internet é mais que essencial. Seu site será como a sua loja, com a diferença de que deverá funcionar 24 horas por dia.

Ter uma boa conexão de Internet também facilitará na hora de fazer a gestão de produtos e estoque, contatar clientes e fornecedores, além de estabelecer uma conexão muito mais próxima entre todos os seus parceiros e colaboradores.

Uma boa conexão de Internet vai permitir que você faça a gestão do seu negócio muito mais rapidamente, economizando tempo e evitando maiores transtornos.

Passos para criar um negócio online

Agora vamos ao que importa de verdade? O verdadeiro passo-a-passo para criar um negócio online, do zero!

Escolha sua área de atuação

Você já sabe o quanto é importante escolher bem o produto que você vai vender, mas a sua área de atuação também é de extrema importância.

Você poderá trabalhar no setor de serviços, comida, importados, personalizados e até mesmo no setor de revendas. O mais importante é que tudo seja bem planejado e o seu público bem definido.

Depois de definir a sua área de atuação, você precisará formalizar o seu negócio, com alvará e CNPJ, definir seus fornecedores, métodos de entrega e pagamento.

Com tudo isso planejado e já pronto para ser colocado em prática, é hora de avançar para o próximo passo.

Crie um site

Você só deverá investir na criação de um site próprio quando tudo já estiver bem definido. Assim, você poderá personalizar o seu site de acordo com a identidade da sua empresa e a sua necessidade.

Por exemplo, se o seu objetivo for criar um clube de assinatura, você precisará de um site funcional para capturar novos assinantes e para que seus clientes tenham controle sobre o que está sendo oferecido e cobrado.

Diferentemente de uma loja virtual, em que o mais importante é a vitrine de produtos e um carrinho fácil de ser utilizado.

As lojas virtuais precisam ser bem mais detalhadas, conter mais informações e ser bem mais intuitivas, que um clube de assinaturas.

Você também poderá optar por lojas online dentro de marketplaces, como Mercado Livre, Magalu, Walmart e etc.

Por isso, o ideal é que você tenha  a ajuda de um bom programador, para que juntos vocês possam encontrar a melhor solução para você e a sua loja.

Capture e-mails e divulgue seu conteúdo

O terceiro passo é traçar uma estratégia de marketing para ficar cada vez mais próximo dos seus clientes. Seja através de anúncios, redes sociais, e-mail e etc.

Seu cliente deverá sentir que você está ali e se importa com ele, oferecendo uma solução efetiva e dando todo o suporte necessário.

Você poderá recorrer às redes sociais para criar uma boa base de clientes, para só então começar a divulgar seu negócio por e-mail.

Algumas plataformas podem ajudar a facilitar essa missão, como RD Station ou Leadlovers.

Seja profissional

Mesmo que o seu negócio esteja no início, o que vai garantir o sucesso e o crescimento nas vendas é o seu profissionalismo.

Encarar o seu negócio online como uma empresa séria desde o início, vai garantir que os seus clientes sintam confiança no seu produto e obtenham a melhor experiência ao comprar com você.

Mesmo que você não queira trabalhar 8 horas por dia, estabelecer um horário fixo para suporte e estar sempre presente nas decisões sobre o seu negócio, poderá influenciar muito na forma como você ganha dinheiro.

Conclusão

Montar um negócio online não é uma tarefa muito fácil, nem pode ser visto como um simples empreendimento para uma renda-extra.

Você precisará de dedicação, horas de trabalho e muita determinação para que tudo dê certo para o seu negócio online, mesmo conciliando com outros trabalhos “formais”.

Você também precisará se dedicar aos estudos de marketing digital, jornada de compra e experiência do cliente, para aprimorar cada vez mais o seu espaço e ter mais sucesso nas vendas!

E tudo isso, você poderá fazer online, do conforto da sua casa. Basta ter uma boa conexão de Internet!

Você gostou do nosso artigo e quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre Tecnologia? É só acessar o site ou as mídias sociais da KONNET.

Compartilhar
Contratar pelo WhatsApp
Contratar
Escanear o código
Olá, querido(a) visitante!
Como podemos lhe ajudar hoje?