O universo da alta tecnologia: entenda a realidade aumentada

Esta tecnologia que insere elementos virtuais no ambiente real está crescendo em nosso dia-a-dia. Entenda o que é a realidade aumentada, como ela funciona e qual é a diferença entre ela e a realidade virtual.

04/05/2021 11:38
Imagem: Pixabay.

A realidade aumentada e a realidade virtual são duas tecnologias que estão mudando a forma como utilizamos celulares, computadores e televisores, criando experiências interativas entre máquinas e usuários.

 

Atualmente, ambas contam com um crescimento rápido no mercado de tecnologia. As indústrias têm investido pesadamente nessas tecnologias, que são implementadas de diferentes formas na sociedade.

 

Se você quiser saber mais sobre a realidade virtual, tecnologia de interface que imerge os usuários em ambientes simulados, leia o artigo: “O mundo da alta tecnologia: entenda a realidade virtual”.

 

Mas, hoje, a Konnet Telecom explica o que é a realidade aumentada, como ela funciona e qual é a diferença entre ela e a realidade virtual. Leia mais:

 

 

O que é realidade aumentada?

 

Realidade aumentada, ou “Augmented Reality” (AR), é uma tecnologia que promove a reprodução de elementos virtuais no mundo real, por meio de óculos ou telefones inteligentes. Ela também pode ser chamada de realidade expandida ou de realidade ampliada.

 

Em outras palavras, a realidade aumentada altera o mundo real com elementos virtuais, proporcionando ao usuário uma experiência interativa, que inclui informações perceptivas, sejam visuais, auditivas, olfativas, hápticas ou somatossensoriais. Esses componentes são percebidos como partes naturais do ambiente.

 

Imagem: Pixabay.
Imagem: Pixabay.

 

 

Como a realidade aumentada funciona?

 

A realidade aumentada funciona por meio de três componentes básicos: um objeto real, uma câmera e um software.

 

A câmera capta a imagem do objeto real e a transmite para o software. Ele, por sua vez, faz a interpretação da imagem real e, a partir dela, cria uma imagem virtual. Essa imagem é, normalmente, um objeto virtual e tridimensional.

 

Vale ressaltar que, para que isso seja possível, o objeto real precisa ter uma marca de referência que possibilite a interpretação e a criação de um objeto virtual.

 

Depois, o dispositivo de saída, como a tela de uma televisão ou de um celular, exibe o objeto virtual em sobreposição ao real, dando a sensação de que eles são a mesma coisa.

 

Imagem: Pixabay.
Imagem: Pixabay.

 

 

Qual é a diferença entre realidade aumentada e realidade virtual?

 

A realidade virtual é um ambiente virtual gerado por meio de alta tecnologia, que cria a sensação de presença e engana os sentidos do usuário.

 

a realidade aumentada insere elementos do mundo virtual no mundo real. Desta maneira, o usuário não é imergido em um ambiente completamente virtual, mas, sim, interage com alguns elementos virtuais no próprio mundo real.

 

Hoje, a realidade aumentada pode ser utilizada em diversos setores da sociedade, seja voltada para o entretenimento ou para a medicina. Mas esse é um assunto para ser explorado nos próximos textos.

 

 

Você gostou do nosso artigo e quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre Tecnologia, Educação, Saúde, Economia, Segurança e Arte? É só acessar o site ou as mídias sociais da Konnet Telecom.

 

Mais conteúdos que podem te interessar:

A revolução tecnológica já está acontecendo: saiba tudo sobre a Internet das Coisas

 

Conheça o Big Data, o recurso que transformou o mundo dos negócios

 

Armazenamento em nuvem: o que é, como funciona, quem inventou e quais aplicativos usar