Velocidade de download e upload ideal: como descobrir a sua

Não importa como você utiliza a sua Internet, você sempre estará limitado pela velocidade da sua conexão. Confira neste artigo como encontrar a velocidade de download e upload ideal para você!

06/05/2020 11:27
Descubra a velocidade de download e upload ideal para você

Se você chegou até este texto é porque tem tido problemas com a sua Internet ou quer ter certeza que estará contratando um bom plano. 

 

Saber qual a velocidade de download e upload ideal para o seu uso pode te salvar dos planos “promocionais” de operadoras e evitar problemas como lentidão e quedas de conexão.

 

Se você é um jogador online, um usuário da Netflix ou alguém que trabalha em casa, sabe como a velocidade da Internet é importante. Mas quanto de velocidade é realmente necessário para cada tipo de usuário?

 

As operadoras de Internet seguem tentando vender os mais diversos planos de Internet, com velocidades de download e upload cada vez maiores - e, com isso, fica cada vez mais difícil de se encontrar planos com preços mais baixos.

 

Mas será que você realmente precisa de um plano de 100, 200 ou 300 Mbps? Ou será que pode recorrer aos planos mais básicos, de 30 Mbps, por exemplo, sem nenhum prejuízo para sua utilização?

 

Como saber qual a largura de banda (taxa de download e upload) que melhor pode te atender, sem “atrasos”, mas sem desperdícios?

 

Leia este artigo até o final e entenda como é possível pagar apenas o justo pelo seu consumo de Internet!

 

Qual a velocidade de download e upload ideal?

Descubra qual a velocidade de download e upload ideal para o trabalho em home office

 

A velocidade da Internet é basicamente a capacidade de desempenho, em bytes por segundo, de uma conexão com a Internet, pois transfere dados entre a Internet e o dispositivo do usuário. 

 

Na terminologia moderna, a velocidade dos dados é medida em megabits por segundo (Mbps) e kilobits por segundo (Kbps). 

 

Um megabit equivale a 1.024 kilobits, portanto, uma conexão de 1,0 Mbps é mais de 1.000 vezes mais rápida do que uma executando a 1,0 Kbps.

 

Sua conexão com a Internet tem duas velocidades diferentes. As velocidades de download e de upload são medidas separadamente. Na maioria dos casos, a velocidade de download de uma conexão é mais rápida que a velocidade de upload. 

 

Para a maioria dos usuários, esse equilíbrio de velocidade fornece largura de banda para streaming e download, que compõem grande parte de nossas atividades online.

 

A Netflix recomenda uma conexão de 3 Mbps para um fluxo de qualidade padrão e 5 Mbps para um fluxo de alta definição. Dois fluxos simultâneos de qualidade HD precisariam de cerca de 10 Mbps e assim por diante.

 

Velocidade de download e upload ideal para assistir Netflix
Para conteúdos em 4k, a Netflix recomenda conexões acima de 25 Mbps para cada usuário conectado.

 

Para conteúdos em 4k, a Netflix recomenda conexões acima de 25 Mbps para cada usuário conectado.

 

Dentro do próprio aplicativo é possível ajustar o uso da sua largura de banda, controlando assim a necessidade de download e upload pelo aplicativo.

 

Jogos de vídeo online não exigem muita largura de banda para jogar. No entanto, o download de um videogame ou outro arquivo enorme requer muita largura de banda.

 

Em alguns sistemas, como o PSNetwork, Origin e Steam permitem aos seus usuários realizarem alguns ajustes de uso de dados. 

 

Qual a velocidade de download e upload ideal para jogos online

 

No entanto, esses ajustes são limitados e ainda será necessária uma boa velocidade de download e upload, principalmente para partidas ao vivo.

 

Os compartilhadores e downloads de arquivos frequentes podem optar por velocidades mais altas, embora seja fácil o suficiente para agendar seus downloads quando a demanda da rede for baixa e mais largura de banda for gratuita, como tarde da noite.

 

Se você usa a Internet apenas para navegação geral na Web, e-mail e mídias sociais, não precisará de muito mais que 1 Mbps.

 

O que são downloads e uploads?

As velocidades da Internet são medidas pela quantidade de dados que sua conexão com a Internet pode transferir por segundo, ou seja, megabits de dados por segundo (Mbps).

 

As velocidades da Internet que você vê em Mbps medem a taxa na qual um provedor entrega dados da Internet para e de sua casa (geralmente denominada velocidade de download).

 

Os dados também seguem duas direções - você baixa e carrega informações da Internet, para que cada conexão tenha velocidades de download e de upload.

 

A velocidade de download refere-se a quantos megabits de dados por segundo são necessários para baixar dados de um servidor na forma de imagens, vídeos, texto e muito mais. 

 

Atividades como ouvir música no Spotify, baixar arquivos grandes ou transmitir vídeos no Netflix exigem o download de dados.

 

Velocidade de download e upload ideal para baixar arquivos grandes
Os armazenamentos em nuvem funcionam como um backup virtual. Para o correto funcionamento é necessário ter uma velocidade de download e upload acima de 5 Mbps.

 

Os armazenamentos em nuvem funcionam como um backup virtual. Para o correto funcionamento é necessário ter uma velocidade de download e upload acima de 5 Mbps.

 

Já a velocidade de upload refere-se a quantos megabits de dados por segundo você pode enviar informações do seu computador para outro dispositivo ou servidor na Internet. 

 

Embora o download de informações seja mais comum, algumas atividades on-line precisam de dados para viajar na direção oposta. 

 

O envio de e-mails, jogos de vídeo ao vivo em estilo de torneio e videochamadas a um amigo exigem velocidades rápidas de upload para você enviar dados para o servidor de outra pessoa.

 

Quer aumentar a velocidade da Internet? Confira nossas dicas!

 

Como descobrir sua taxa de download e de upload

A primeira coisa a fazer é verificar a velocidade pela qual você está pagando, se caso você ainda não conheça ou não se lembre. 

 

Em alguns casos, tudo o que você precisa fazer é analisar a fatura paga mais recente e o plano de velocidade listado nela. 

 

Algumas operadoras oferecem a descrição das velocidades de download e upload, mas se isso não acontecer, busque a próxima solução.

 

Se sua fatura listar algo como “velocidade de explosão”, “velocidade de saída” ou “oferta de velocidade” ou “velocidade de assinatura”, o número descrito é a velocidade pela qual você paga. 

 

No entanto, a única maneira de descobrir a velocidade real que chega até a sua casa, é medindo a velocidade com aplicativos específicos para isso.

 

Como fazer o teste de velocidade

A maneira mais fácil de fazer um teste de velocidade é com o Speedtest.net (é uma das nossas ferramentas favoritas aqui). 

 

Tudo o que você precisa fazer é clicar em “iniciar” (geralmente a grande seta verde) na tela de testes. 

 

Para um teste mais preciso, verifique se você não está baixando ou carregando nada - por exemplo, convém interromper serviços como o Dropbox, Steam, Netflix, entre outros.

 

Deixe o teste funcionar por alguns segundos e você verá seus resultados, como na tela abaixo:

 

 

Você verá quatro conjuntos diferentes de números: Ping, Jitter, Velocidade de download e Velocidade de upload

 

O Ping é o tempo que leva para que seus dados façam uma ida e volta ao servidor e já sabemos o que significam as velocidades de upload e download. 

 

Já o jitter indica o atraso na rede para a transferência dos arquivos do servidor para o seu computador.

 

Sua velocidade pode apresentar variações para mais ou para menos do pacote contratado. No entanto, velocidades de download menores que 80% do plano contratados devem ser relatados para a Anatel.

 

Se o seu teste de velocidade der um valor menor que 80% do seu plano, reinicie o seu roteador e refaça o teste. 

 

Se ainda assim a velocidade estiver mais baixa, entre em contato com o seu provedor ou ligue para o atendimento 1331 da Anatel, ou acesse o AnatelConsumidor.

 

O que esperar da sua velocidade de Internet?

As diversas tarefas e atividades que podemos fazer online podem requerer diversas demandas de velocidade de Internet diferente. 

 

Por isso, é sempre bom fazer uma lista de tudo o que pode ser utilizado na Internet, inclusive aplicativos de mensagens, chamadas de voz, jogos online, incluindo as atividades de outros usuários. Confira:

 

  • De 1 Mbps a 5 Mbps: enviar e receber e-mail, postagens em redes sociais, aplicativos de mensagem, aplicativos de corrida e delivery;

  • De 5 Mbps a 10 Mbps: aplicativos de streaming, chamadas de voz, administração de armazenamento em nuvem, download de arquivos leves;

  • De 15 Mbps a 25 Mbps:  jogos online em média resolução, baixar vídeos em HD, chamadas de vídeo, aulas online e aplicativos relacionados ao trabalho remoto;

  • Mais de 25 Mbps: jogos em UHD e 4K, download e upload de vídeos em 4K, jogos em streaming, redes compartilhadas para escolas, comércios, empresas e condomínios.

 

Colocamos na tabela abaixo as velocidades sugeridas para cada usuário a partir da lista de atividades ou tipo de conexão, para facilitar a visualização:

Tabela de velocidade de download e upload ideal para cada uso

 

 

Com essa tabela, podemos verificar que:

 

  • Em uma casa que vive apenas uma pessoa que executa tarefas simples, como verificar e-mail ou redes sociais, um plano de Internet de até 5 Mbps é suficiente;

  • Em uma casa que vive apenas uma pessoa, que adora jogos e filmes online, o ideal seria contratar uma velocidade de até 10 Mbps;

  • Em uma casa com 4 pessoas, onde duas executam atividades corriqueiras e uma joga online, o cálculo seria de:

    • 5 Mbps para cada usuário de atividades simples;

    • 25 Mbps para cada usuário de jogos online;

    • A velocidade ideal, neste caso, seria de aproximadamente 50 Mbps.

  • Em redes compartilhadas, o cálculo também deverá ser feito por usuário conectado (ainda que possam atingir o máximo oferecido pelas operadoras ou servidores). Nesse caso, o ideal é contatar o servidor e contratar mais pontos de acesso.

 

Planos acima de 100 Mbps são específicos para quem quer aproveitar ao máximo suas opções online. 

 

Conexões acima de 100 Mbps já são consideradas de alta velocidades e servem tanto para redes particulares, quanto compartilhadas, podendo garantir qualidade máxima em qualquer experiência - de filmes em 4K a jogos mais “pesados”.

 

O compartilhamento de arquivos também se torna otimizado nas conexões de alta velocidade, sendo possível fazer downloads e uploads em apenas alguns segundos.

 

O que pode atrapalhar a velocidade de download e upload ideal?

Diversos fatores podem interferir na velocidade da sua Internet. Desde objetos, até mesmo o seu computador.

 

Caso você queira verificar a possibilidade de melhora da sua rede apenas com modificações internas, você poderá verificar os seguintes pontos:

 

Franquia

Uma das causas para a lentidão na sua conexão pode ser o fim da sua franquia de dados contratados para o mês.

 

Algumas operadoras possuem o sistema de franquias na distribuição, com limites no uso de dados mensais, que variam de acordo com as velocidades contratadas.

 

Ao atingir esse limite, as operadoras poderão cortar a sua conexão ou diminuir a velocidade de navegação.

 

Wi-Fi

Muitos de nós usamos redes Wi-Fi em nossas casas e empresas sem pensar duas vezes. Às vezes, eles podem ser a causa de velocidades lentas de upload e download.

 

Os fatores em jogo incluem a distância do seu ponto de acesso, interrupções físicas, interferência de sinal de microondas e telefones sem fio ou muitos vizinhos competindo pela mesma faixa de espectro não licenciado (muito comum em prédios de apartamentos).

 

Um dos aspectos mais frustrantes do uso de redes Wi-Fi é a interferência de sinal. 

 

Sua conexão pode estar zumbindo e desaparecer pelo que parece ser uma razão inexplicável. Se cair por tempo suficiente, um upload ou download poderá falhar. 

 

Os dispositivos que estão se conectando através da banda de 2,4 Ghz, usada pelas redes 802.11 b / g, são mais suscetíveis a interferências de rádio e a essas interrupções repentinas.

 

As conexões que usam a faixa de 5,0 Ghz, 802.11 a / n / ac, tendem a ter menos dessas interrupções quando alguém liga o micro-ondas ou fala em seu telefone sem fio antigo, mas elas têm seus próprios desafios. 

 

Quanto maior a frequência, mais difícil é a passagem de um sinal pelos materiais; portanto, essas conexões tendem a ser bloqueadas mais facilmente por obstruções físicas.

 

O que fazer para evitar uma velocidade de download e upload lenta

 

Uma maneira de testar se a sua rede Wi-Fi é potencialmente a causa de um problema de conexão é conectar o computador a uma conexão com fio. 

 

Um simples teste de velocidade feito na rede Wi-Fi e na rede com fio poderá mostrar aonde está o gargalo de sua Internet - no servidor ou na rede sem fio apenas.

 

Se o problema for na sua rede Wi-Fi, talvez mover meu ponto de acesso para um local mais central ou instalar um extensor de rede ajude a melhorar a velocidade da conexão. Caso contrário, talvez seja hora de procurar um roteador melhor. 

 

Se você decidir se conectar, pode fazer o óbvio e executar o cabo Ethernet entre o roteador e o computador, o que é bom se o computador estiver perto do roteador. 

 

Você também poderá procurar profissionais elétricos para passar o cabo Ethernet por dentro da tubulação de sua casa e saindo nas paredes como uma simples tomada ou cabo de TV, para evitar fios expostos.

 

Pessoas usando a mesma rede

A desaceleração da velocidade da Internet também poderá ocorrer quando um grande número de pessoas tentar se conectar à Internet ao mesmo tempo. 

 

Isso geralmente ocorre durante o horário de pico da atividade, como após o horário de trabalho, quando todos chegam em casa e tentam se conectar à Web ou em redes domésticas com muitos “intrusos”. 

 

Da mesma forma, em um Wi-Fi público movimentado, onde muitos usuários estão usando uma rede (no aeroporto, por exemplo), as velocidades lentas da Internet são típicas.

 

Vírus

Quando um vírus ou malware entra em ação, ele pode estar em execução em segundo plano, conectando-se à Internet sem a sua permissão e esgotando os recursos da sua rede e do seu computador.

 

Por isso é muito importante que você instale um antivírus de confiança no seu computador e mantenha sempre atualizado.

 

Computador antigo

Às vezes, seu próprio computador pode ser um gargalo. Se você estiver usando um computador antigo, poderá ter um rádio Wi-Fi antigo, o que pode estar limitando a velocidade da sua conexão.

 

Por exemplo, seu computador antigo com Windows XP pode estar com uma placa de rede 802.11b, nesse caso a taxa máxima de transferência teórica será de 10 Mbps e a velocidade prática será muito menor. 

 

Não vale a pena pagar por uma conexão de 50 Mbps se esse for o gargalo.

 

Mesmo que o seu hardware não seja o culpado, as configurações de rede mal configuradas podem tornar as coisas mais lentas, assim como muitas abas abertas do navegador e processos em segundo plano, como o Dropbox. 

 

Convém verificar se você tem programas como um cliente bittorrent consumindo largura de banda.

 

Conclusão

Encontrar a velocidade de download e upload ideal para a sua necessidade pode ser uma tarefa trabalhosa, mas quando o cálculo é feito corretamente, pode evitar uma série de problemas. 

 

Se você já possui um plano de Internet que não supre toda a necessidade, negociar com o seu provedor para a adesão de um novo plano com preços promocionais pode ser uma solução viável.

 

No entanto, é necessário observar se a variação de preço vai compensar para o bolso. Em alguns casos, aderir a um novo plano pode sair mais vantajoso do que realizar upgrades ou downgrades na sua Internet.

 

O ideal é que você encontre o plano certo para você, com a velocidade que você precisa e um preço justo, com alguém que ofereça qualidade de conexão e suporte.

 

Em busca da velocidade de download e upload ideal? Converse com a Konnet