Velocidade de upload ideal: streaming, jogos ou para trabalho

Vamos te ajudar a escolher uma boa velocidade de upload para você nunca mais enfrentar atrasos nas suas atividades online. Confira!

06/07/2020 20:58
Velocidade de upload ideal

A velocidade de upload da internet nos diz em quanto tempo a sua conexão pode colocar os dados na rede mundial de computadores. 

 

Geralmente, ela gira em torno de 10% a 20% da velocidade de download no plano de internet contratado, mas pode chegar até 100%, dependendo do seu provedor.

 

Apesar de estarmos fazendo upload o tempo inteiro em que navegamos na internet, só percebemos a necessidade de uma boa velocidade quando estamos em alguma atividade específica, como jogos, chamadas de vídeo ao vivo ou subindo algum material para pastas em nuvem.

 

A grande maioria das plataformas que fazem upload de forma mais intensa, como jogos online, YouTube ou Twitch, possuem recomendações mínimas de velocidade de upload ideal. No entanto, muita gente nem sequer repara nisso, até precisar colocar um vídeo ou um arquivo grande no ar.

 

Neste artigo, vamos dar algumas dicas para você escolher a velocidade de upload ideal para a sua casa ou empresa, de acordo com a necessidade para jogos, reuniões ao vivo, sincronização de armazenamento e muito mais!

 

Como melhorar a internet em sua empresa

 

Qual a velocidade de upload ideal?

Qual a velocidade de upload ideal para uma boa internet? Essa é uma pergunta recorrente nos fóruns de tecnologia online e a resposta mais plausível que podemos dar é: depende da forma que você usa a sua internet.

 

Por mais que pareça uma resposta vaga, a internet é um serviço por demanda, que deve ser proporcional ao uso. Podemos compará-la, por exemplo, com a luz elétrica da sua casa ou empresa.

 

Se você gasta muita luz - ou, no nosso caso, muita internet - automaticamente você precisará de quantidades maiores chegando até você.

 

A grande diferença, que não levamos em conta, é que a internet nós adquirimos em pacotes. Isso significa que seria a mesma coisa se você assinasse a luz da sua casa, de acordo com as lâmpadas e tomadas que você utiliza.

 

Imagine só: você assina um pacote na companhia de energia, para chegar os kilowatts necessários somente para 3 tomadas e uma lâmpada. Se você tentar ligar as luzes da casa inteira, provavelmente sofrerá com a queda de energia.

 

Meio complicado, não é? Mas a internet funciona assim. Por isso, antes de contratar uma internet ou pedir o upgrade, você tem que fazer “as contas” de uma velocidade de upload e download ideal para o uso que você faz.

 

Diferença entre download e upload

O processo de retirar dados da internet para ver ou ler em nosso computador, TV, smartphone e etc, é chamado de download.

 

Pode ser visitando um site, vendo vídeos, baixando um filme, ouvindo músicas e até assistindo Netflix, você estará constantemente fazendo download de dados.

 

Já o processo contrário, de colocar coisas na internet, como escrever documentos online, enviar fotos ou vídeos para o Facebook ou qualquer outra atividade em que você coloque ou transmita alguma coisa pela internet, é chamado de upload.

 

Uma velocidade de download boa garante que você possa assistir vídeos ou carregar sites mais rapidamente, mas só uma velocidade de upload ideal, pode fazer com que suas partidas online, chamadas de vídeo ou até o envio de arquivos flua da melhor forma possível.

 

Como medir a velocidade de upload

Para medir a velocidade de upload da sua internet, você precisará fazer um teste de velocidade, como o SpeedTest.

 

Ao clicar em “iniciar”, ele apontará as velocidades de download e upload da sua internet. 

 

Normalmente, esses valores giram em torno de 80% a 100% da velocidade de download contratada e o upload sempre ficará em torno de 10% a 20% da velocidade de download contratada, salvo alguns casos.

 

Abaixo, podemos observar dois exemplos. 

 

O primeiro, se trata de um pacote de internet de 220 Mbps, considerado como de alta velocidade.

 

Você pode verificar que a velocidade de upload de 19,07 Mbps, é de aproximadamente 10% da velocidade contratada.

 

Mesmo parecendo uma ótima taxa de velocidade para upload, ainda teremos problemas para uma série de atividades online, como jogos e streaming ao vivo.

 

 

Já no segundo exemplo, temos uma conexão de fibra, que equipara as velocidades de download e upload, deixando a experiência do usuário muito mais fluida no mundo online.

 

 

Repare que, mesmo com a velocidade menor, no segundo caso temos uma velocidade de upload bem maior que o primeiro exemplo.

 

Em uma comparação rápida, podemos dizer que no segundo exemplo, teríamos chamadas de vídeo muito mais “limpas”, jogos com poucos ou sem nenhum atraso e transmissão de vídeos ao vivo, em alta definição.

 

Maiores necessidades de upload alto

Mesmo parecendo uma boa ideia contratar um pacote de internet de alta velocidade para download e upload, você deve avaliar as suas necessidades ou da sua empresa.

 

Atividades básicas do dia-a-dia, como verificação de e-mail, navegar em sites e redes sociais e até assistir um filme na internet não exigem muita coisa. Um pacote básico de velocidade poderá ser o suficiente.

 

Já para quem adora jogar online, fazer transmissões ao vivo ou até mesmo trabalhar com envio e recebimento de dados na internet ou arquivos pesados, o ideal é que busque um plano para suprir as velocidades recomendadas.

 

Veja aqui algumas velocidades de upload recomendadas:

 

Jogar online

Cada plataforma e tipo de jogo é um pouco diferente. Mas você geralmente atende aos requisitos mínimos para jogos on-line com estas velocidades de internet:

 

  • Velocidade de download: 3 Mbps;

  • Velocidade de upload: 1 Mbps;

  • Taxa de ping: menor que 150 m/s.

 

Lembre-se de que esses números são apenas para um jogador e são requisitos mínimos. 

 

Para um melhor desempenho de jogos online, recomendamos velocidades de download e upload mais próximas de 15–25 Mbps por jogador. (Velocidades mais rápidas da Internet também aceleram downloads de jogos e tempos de carregamento).

 

Para vários jogadores que usam a mesma conexão com a Internet, multiplique o requisito pelo número de jogadores que estariam online ao mesmo tempo. 

 

Para facilitar, separamos os requisitos mínimos por jogador, das principais plataformas e consoles:

 

Requisitos de velocidade da Internet para o XBox One

Velocidade mínima de download necessária: 3 Mbps

Velocidade mínima de upload necessária: 0,5 Mbps (500 Kbps)

Taxa máxima de ping permitida: 150 ms (milissegundos)

 

Ao contrário da maioria dos sistemas de jogos desta lista, o Xbox One torna seus requisitos de velocidade claros e fáceis de encontrar. Inclui até uma taxa máxima de ping, para garantir que seus jogos funcionem sem problemas.

 

Requisitos de velocidade de internet para Playstation 4

Velocidade mínima de download necessária: N / D (estimativa de 3 Mbps)

Velocidade mínima de upload necessária: N / D (estimativa de 1 Mbps)

Taxa máxima de ping permitida: N / A (estimativa de 150 ms)

 

Os requisitos de velocidade listados para o PlayStation 4 no manual do utilizador simplesmente afirmam que ele requer uma conexão de banda larga e não funciona com a Internet discada. 

 

O manual, no entanto, não fornece um número específico para velocidade de download, velocidade de upload ou taxa de ping.

 

Como as recomendações dos outros principais consoles são tão semelhantes, recomendamos o uso dos mesmos parâmetros para sua conexão com o PlayStation.

 

Requisitos de velocidade da Internet para jogos de computador (PC Games)

Velocidade mínima de download necessária: 3–6 Mbps

Velocidade mínima de upload necessária: 0,75-1 Mbps

Taxa máxima de ping permitida: 100–150 ms

 

Os computadores pessoais (PCs) variam muito e os jogos que as pessoas jogam neles variam ainda mais. Essa variação dificulta a recomendação de velocidade. 

 

No entanto, levando em conta as experiências pessoais e as encontradas nos fóruns gamers, conseguimos chegar aos valores aproximados, que podem variar para mais ou para menos, de acordo com a complexidade dos gráficos do jogo.

 

Fazer streaming

Vamos ver quais taxas de bits e as taxas de upload correspondentes, às três principais plataformas de streaming recomendam o uso de streamers. 

 

Segmentaremos por plataforma, resolução e quadros por segundo, quando aplicável.

 

Requisitos de velocidade da Internet para o Facebook Live:

  • A plataforma fornece apenas a taxa de bits máxima recomendada de 4.000 kbps para vídeo. Para áudio, recomenda até 128 kbps. A resolução máxima é de 720p, com 30 quadros reproduzidos por segundo. No total, almeje uma velocidade de upload de 5,7 Mbps.

 

Requisitos de velocidade da Internet para o Twitch:

  • Para vídeos de até 480p , recomenda-se 400 a 1200 kbps. Com 160 kbps de áudio e de 20 a 25 quadros por segundo, você deve ter uma velocidade de upload entre 672 kbps e um pouco acima de 1,6 Mbps;

  • Para vídeo 480p a até 60 quadros por segundo, você deve usar uma taxa de bits entre 1.500 e 3.000 kbps. Essa é uma velocidade de upload entre cerca de 2 Mbps e 3,8 Mbps;

  • Para vídeo 720p a 30 quadros por segundo, uma taxa de bits entre 2.500 e 4.000 kbps seria suficiente. Isso se traduz em velocidades de upload entre 3,2 Mbps e cerca de 5 Mbps;

  • Para vídeo 720p a 60 quadros por segundo, a taxa de bits deve estar entre 3.500 e 5.000 kbps. Em termos de velocidade de upload, isso significa entre 4,4 Mbps e 6,2 Mbps;

  • Para vídeo 1080p a 30 quadros por segundo, a taxa de bits deve ser de 3.500 a 5.000 kbps - o mesmo que para vídeo 720p a 60 fps. As velocidades de upload também são as mesmas, entre 4,4 Mbps e 6,2 Mbps;

  • Para vídeo 1080p a 60 quadros por segundo, a taxa de bits recomendada está entre 4500 e 6000 kbps. Essa é uma velocidade entre 5,6 Mbps e 7,4 Mbps.

 

Requisitos de velocidade da Internet para o YouTube:

  • Para vídeo 480p , é recomendado o intervalo de 500 a 2.000 kbps. Com os 128 kbps de áudio recomendados pelo YouTube, isso se traduziria em uma velocidade entre 760 kbps e 2,6 Mbps;

  • Para vídeo 720p a 30 quadros por segundo, o intervalo é de 1.500 a 4.000 kbps. Essa é uma velocidade entre aproximadamente 2 Mbps e 5 Mbps;

  • Para vídeo 720p a 60 quadros por segundo, o intervalo é de 2.250 a 6.000 kbps. Em termos de velocidade, isso varia entre 2,9 Mbps e 7,4 Mbps;

  • Para vídeo 1080p a 30 quadros por segundo, o intervalo de taxa de bits é de 3.000 a 6.000 kbps. Isso se traduz em velocidades entre 3,8 Mbps e 7,4 Mbps;

  • Para vídeo 1080p a 60 quadros por segundo , o intervalo de taxa de bits é de 4.500 a 9.000 kbps . Nas velocidades de upload, isso significa entre 5,6 Mbps e 11 Mbps;

  • Para vídeo 1440p a 30 quadros por segundo, o intervalo de taxa de bits é de 6.000 a 13.000 kbps. Isso está entre 7,4 Mbps e 15,8 Mbps nas velocidades de upload recomendadas;

  • Para vídeo 1440p a 60 quadros por segundo, o intervalo é de 9.000 a 18.000 kbps. Nas velocidades de upload, isso está entre 11 Mbps e 21,8 Mbps;

  • Se você realmente deseja transmitir vídeos 4K em tempo real, fazê-lo a 30 quadros por segundo exigirá que você envie entre 13.000 e 34.000 kbps. Em termos de velocidade, são 15,8 Mbps e 41 Mbps;

  • Para transmitir vídeo em 4K a 60 quadros por segundo, o intervalo de taxa de bits recomendado é de 20.000 a 51.000 kbps . Você precisará de uma velocidade de upload entre 24,2 Mbps e cerca de 61,5 Mbps.

 

Como você pode ver, o YouTube é o local ideal para a transmissão ao vivo da mais alta qualidade. O Facebook parece ser o mais acessível, enquanto o Twitch ainda é o paraíso dos jogadores.

 

Home office

Aqui estão algumas recomendações gerais sobre a rapidez com que a velocidade de download e upload deve ser para diferentes aplicativos de trabalho.

 

Velocidades recomendadas de download e upload para trabalhar em casa (Teletrabalho ou Home Office)

Aplicativo     Velocidade de download recomendada     Velocidade de upload recomendada

Zoom                                 1,2–3 Mbps                                                1,2–3 Mbps

Slack                                 200 Kbps a 4 Mbps                                   100 Kbps a 600 Kbps

Skype                                30 Kbps a 8 Mbps                                      30 Kbps a 1,5 Mbps

Cisco Webex                     0,5-2,5 Mbps                                              0,5–3 Mbps

Google Hangouts Meet     18 Kbps a 3,2 Mbps                                  12 Kbps a 3,2 Mbps

 

Como você pode ver, essas velocidades não chegam nem perto dos 100, 200 ou 1.000 Mbps que alguns planos de internet oferecem. Mas se você estiver trabalhando em casa enquanto seu parceiro, colega de quarto ou filhos estiverem usando a Internet também, precisará de mais velocidade para garantir que todos fiquem conectados e felizes.

 

Internet para empresas

Quando se trata da Internet, quanto maior a sua base de funcionários, maior deverá ser a velocidade de internet da sua empresa. 

 

Com duas pessoas fazendo o download de dados, a velocidade do download é reduzida pela metade. Portanto, se você tiver cinco pessoas baixando arquivos ao mesmo tempo em vez de uma pessoa, levará ainda mais tempo para cada pessoa baixar cada arquivo. 

 

É por isso que empresas maiores e com mais usuários precisam de planos de Internet mais rápidos.

 

Por exemplo, se você opera um call center com mais de 30 funcionários no telefone e na Internet simultaneamente, precisará usar as grandes armas e optar por um plano de 1 Gbps ou 1.000 Mbps. 

 

Por outro lado, se você administra uma pequena loja de mãe e filho com apenas alguns funcionários, um plano de 75 Mbps pode fazer o truque. 

 

No entanto, convém adicionar uma folga à velocidade da Internet para abrir espaço para o crescimento dos negócios.

 

Fizemos uma tabela para te ajudar a calcular a velocidade de upload e download ideal para a sua empresa:

 

Velocidade da Internet (download)     Número de dispositivos conectados     O que você pode fazer

5 Mbps (1 ou 2 dispositivos) = Navegação online, pesquisa, e-mail

25 Mbps (3 a 5) =  Download de arquivos grandes, Wi-Fi básico, comunicação comercial

75 Mbps (5 a 10) = Streaming de vídeo, compartilhamento frequente de arquivos, inúmeras transações de PDV

150 Mbps (10 a 15) = Computação em nuvem frequente, videoconferência, backups de dados

250 Mbps (15 a 20) = Hospedagem de servidor, streaming e conferência contínuos

500 Mbps (20 a 30) = Hospedagem para vários servidores, computação constante na nuvem, backups on-line pesados

1 Gbps/1.000 Mbps (30+) = Operação com velocidade extrema para escritórios prontos para empresas com interrupções quase nulas

 

Você também pode conferir outras dicas para escolher uma internet para empresas clicando aqui. 

 

Como aumentar a velocidade de upload

Com as velocidades de upload geralmente ficando abaixo das velocidades de download, o upload de coisas pode ser um pesadelo.

 

Para aumentar a velocidade de upload da sua internet ou aproveitá-la ao máximo, você poderá tentar as dicas abaixo:

 

Mude seu provedor de banda larga ou plano

Um dos motivos mais comuns para a velocidade de upload ser lenta pode se basear no provedor e no pacote que você possui. Diferentes fornecedores têm um desempenho melhor em determinadas áreas do país e pode valer a pena mudar.

 

Como aproveitar o máximo da sua velocidade de upload

  • Tente usar uma conexão com fio. Se você estiver atualmente usando uma conexão Wi-Fi, tente mudar para um cabo Ethernet, pois as conexões com fio têm uma velocidade de upload mais rápida;

  • Limpe seus arquivos temporários. Limpar o seu histórico, cache e cookies pode aumentar a velocidade geral do seu computador, e isso aumentará a velocidade de upload;

  • Remova outros dispositivos da sua rede. Ter muitos dispositivos conectados à Internet de uma só vez pode realmente diminuir a velocidade, então tente removê-los. Isso também pode incluir impressoras sem fio e telefones celulares;

  • Remova malware. O malware é uma das coisas que mais pode diminuir a velocidade do seu computador; portanto, verifique se não há vírus. Você pode fazer isso baixando o software antivírus e certificando-se de que está funcionando corretamente;

  • Altere suas configurações de DNS. Diferentes servidores de nomes de domínio (DNS) têm velocidades diferentes. Você pode alterar seu DNS localizando os mais rápidos e inserindo o código manualmente nas configurações da Internet ou baixando ferramentas para ajudar a obter os mais rápidos. Duas ferramentas confiáveis ​​são o DNS do Google e o OpenDNS, mas também existem algumas de nível profissional pelas quais você precisa pagar;

  • Atualize os drivers de dispositivo. Se os drivers do seu dispositivo estiverem desatualizados, isso pode atrasá-lo bastante. Você pode atualizá-los clicando em 'atualizar drivers de dispositivo' no menu de opções do adaptador de rede;

  • Carregar fora dos horários de pico. Este não é particularmente útil se você precisar fazer o upload rapidamente agora, mas os horários fora de pico têm velocidades muito mais rápidas, e isso é algo a considerar ao escolher o horário em que você faz o upload de algo.

 

Conclusão

Verificar a velocidade de upload disponibilizada pelo seu plano é a melhor maneira de poder navegar, trabalhar ou jogar online, sem interrupções ou atrasos.

 

Lembre-se de que, na hora de contratar um plano, o ideal mesmo é que você busque por operadoras que oferecem velocidades de download e upload equiparadas, o que infelizmente não acontece nas grandes operadoras.

 

Conheça o melhor plano para você.