Como ser digital influencer em 2020 e crescer na internet

Os influencers ou, simplesmente, marketing de influência, é um fenômeno do qual todo mundo está falando. Tornou-se uma tática de marketing convencional e não está mais limitada a algumas marcas ou agências selecionadas.

Quase todas as grandes indústrias viram um aumento nos influenciadores. E as marcas os estão aproveitando agora mais do que nunca.

Ser um influenciador se tornou tão lucrativo que não é de se admirar que todos queiram ser um, com seus respectivos talentos ou gostos.

Por isso, hoje viemos ensinar a você como é simples se tornar um influenciador digital!

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O que é um digital influencer?

Na última década, vimos as mídias sociais crescerem rapidamente em importância. De acordo com o relatório We Are Social de janeiro de 2019, 3,484 bilhões de pessoas usam ativamente as mídias sociais – isso é 45% da população mundial.

Inevitavelmente, essas pessoas buscam influenciadores nas redes sociais para orientá-los em suas tomadas de decisão.

Os influenciadores da mídia social são pessoas que construíram uma reputação por seu conhecimento e experiência em um tópico específico.

Eles fazem postagens regulares sobre esse tópico em seus canais de mídia social preferidos e geram uma grande quantidade de seguidores de pessoas entusiasmadas e engajadas que prestam muita atenção às suas opiniões.

As marcas amam os influenciadores das redes sociais porque podem criar tendências e incentivar seus seguidores a comprar os produtos que promovem.

Um influencer digital é alguém que tem:

  • O poder de afetar as decisões de compra de outros por causa de sua autoridade, conhecimento, posição ou relacionamento com seu público.

  • Uma sequência em um nicho distinto, com quem ele ou ela se engaja ativamente. O tamanho do seguinte depende do tamanho do tópico do nicho.

É importante observar que esses indivíduos não são apenas ferramentas de marketing, mas ativos de relacionamento social com os quais as marcas podem colaborar para atingir seus objetivos de marketing.

Por que se tornar um digital influencer?

Em tempos cada vez mais digitais, ser um influenciador poderá abrir portas para novos mercados de trabalho, além de garantir uma renda extra e MUITOS mimos!

Os digitais influencer se tornaram tão popular, que cerca de 65% dos consumidores preferem os reviews dos influencers, que mostram as mais diversas formas de utilizar um produto ou dão novas indicações.

Por isso, cada vez mais marcas investem nos digitais influencers, com presentes e patrocínios que podem chegar a milhões!

Como ser digital influencer: 3 dicas

Selecione o seu nicho

Antes de iniciar seu caminho para se tornar um influenciador, você precisa primeiro selecionar seu nicho – você pode ser um influenciador de moda, jogos, produtos, brinquedos e etc.

Você precisa escolher um nicho no qual esteja interessado e sobre o qual possa criar conteúdo de forma consistente. Você também deve ter algum nível de especialização na área para poder se estabelecer como um influenciador.

Como um influenciador, você terá que pesquisar e postar conteúdo na área de interesse de sua escolha. Portanto, é importante escolher algo pelo qual você seja apaixonado e que goste de passar o tempo.

Você poderá escolher um único nicho ou alguns dos quais possui conhecimento e habilidade. Mas não amplifique demais.

Otimize seus perfis de mídia social

Depois de escolher seu nicho, o próximo passo é selecionar suas plataformas de mídia social preferidas e criar ou otimizar seus perfis.

A maioria dos influenciadores são populares em apenas uma ou duas plataformas de mídia social. Portanto, é melhor concentrar seus esforços em apenas 1 ou 2 canais.

Depois de selecionar seus canais, você precisa criar novos perfis ou otimizar os existentes.

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para otimizar seus perfis:

Mudar para uma conta empresarial

Se você pretende se tornar um influenciador, precisa mudar para uma conta empresarial, pois isso abre muito mais opções.

A maioria das plataformas como Instagram, Twitter e Facebook têm a opção de criar uma conta empresarial nas configurações do perfil.

Crie uma biografia envolvente

Sua biografia é a primeira coisa que alguém vê ao visitar seu perfil e, portanto, é uma parte importante para causar uma ótima primeira impressão.

Sua biografia deve ser capaz de contar sua história de uma maneira envolvente. Ele também deve fornecer todas as informações pertinentes sobre você, como seu nome completo, localização, detalhes de contato e áreas de especialização.

Adicionar uma foto de perfil e uma foto de capa

Você também precisa adicionar uma foto de perfil e uma foto de capa para seu perfil, pois eles também são componentes importantes da identidade de sua marca pessoal.

As pessoas costumam reconhecer um perfil de mídia social pela foto do perfil, então você precisa selecionar uma foto com cuidado.

Além disso, certifique-se de que seu rosto esteja claramente visível e de que a qualidade da imagem seja boa.

Entenda seu público

Antes de começar a criar conteúdo e postar nas mídias sociais, você precisa entender seu público-alvo.

Os influenciadores têm influência sobre seu público e fortes conexões com eles. Isso se deve ao fato de não atenderem a todos, mas apenas àqueles com interesses semelhantes no mesmo nicho.

Para se tornar um influenciador, é importante que você saiba quem você está almejando e faça isso bem para construir uma base de seguidores leais.

Para entender seu público, você pode primeiro começar analisando sua base de seguidores atual para obter insights sobre seus interesses e dados demográficos.

A maioria das plataformas de mídia social tem uma ferramenta de análise integrada que fornece essas percepções sobre seu público atual.

O Twitter Analytics, por exemplo, fornece insights sobre os interesses de seus seguidores atuais, gêneros, localizações, etc.

Criar e publicar conteúdo relevante

O próximo passo para se tornar um influenciador é postar conteúdo útil e relevante para seus seguidores.

Quanto mais você conseguir se envolver com seu público, mais pessoas serão influenciadas por suas opiniões e recomendações.

Esse é o requisito mais importante para ser um influenciador, o fato de seus seguidores realmente ouvirem você.

Você precisa formular uma estratégia de conteúdo e usar uma combinação de tipos de conteúdo, de preferência aqueles de que seu público mais gosta.

Alguns influenciadores mantêm seus feeds sobre suas áreas de interesse escolhidas, como comida, viagens, moda, beleza, etc.

Esses influenciadores não misturam postagens sobre suas vidas pessoais com postagens de nicho e mantêm seu conteúdo focado apenas em seu nicho.

O que significa que um influenciador de alimentos pode postar receitas, fotos de visitas a restaurantes, avaliações e até promoções de marcas.

Podemos citar aqui a Maísa, influencer jovem que posta sobre auto aceitação, moda, beleza e entretenimento. Seu conteúdo são voltados para o Twitter e Instagram, mas ela não esquece as outras redes também.

Um outro exemplo é a influencer digital Kim Kardashian, famosa mundialmente por mostrar sua vida de luxo, além de tratar sobre moda, beleza, alimentação, família e casamento.

Quanto ganha um digital influencer

Os ganhos de um influencer vão depender do tamanho e poder de influência de suas redes sociais.

Os megainfluenciadores são os mais famosos. Para entrar para este nicho, o influenciador precisa ter um mínimo de 1 milhão de seguidores, em pelo menos uma plataforma social.

Eles costumam ser os mais famosos, dentro e fora das redes, e também podem ganhar milhões – além de todos os presentes, é claro.

Seus ganhos normalmente vêm de monetização de seus canais e patrocínios de marcas, que podem oferecer desde dinheiro, até produtos ou serviços totalmente gratuitos (o que acaba fazendo com que seus ganhos em dinheiro rendam ainda mais).

Também existem aqueles influencers intermediários, chamados de macroinfluenciadores. São aqueles influencers com grande repercussão regional ou de nichos mais específicos, que possuem entre 40 mil e 1 milhão de seguidores em pelo menos uma das redes.

Eles podem ganhar através da monetização dos canais e de patrocínios de marcas, podendo ter ganhos que variam entre R$10 mil reais até R$300 mil reais, dependendo do nicho.

Já os microinfluenciadores são aqueles com menos seguidores, geralmente influencers regionais ou com um nicho muito específico.

Eles precisam ter entre 1 mil e 40 mil seguidores em pelo menos uma rede social, sendo que cada marca tem um requisito mínimo para contratação de influencers.

Geralmente, os microinfluenciadores ganham patrocínios de produtos – os mimos e recebidos – mas não têm muito retorno financeiro de seus canais (ainda).

Como ganhar dinheiro como digital influencer

Primeiro, você precisará se tornar um influencer. Influenciar as pessoas de alguma forma é o requisito básico para que as marcas cheguem até você.

Você pode começar testando produtos que normalmente você compraria, falando de um assunto no qual você domina ou ensinando as suas habilidades. Quanto mais sucesso fizer, mais as marcas poderão te enxergar.

Além disso, você precisará habilitar a monetização de seus canais. Assim, cada visualização recebida te retornará em forma de dinheiro.

Com o tempo, as marcas também começarão a te procurar para parcerias, pagas ou gratuitas, que podem complementar (muito) os seus ganhos!

Quantos seguidores eu preciso para ser digital influencer?

O mínimo para ser considerado um influenciador é de 1 mil seguidores, sendo preferencial garantir mais de 5 mil seguidores para garantir a monetização e os patrocinadores.

Conclusão

As redes sociais estão cada vez mais presentes em nossas vidas e se tornar um influenciador não é tão difícil quanto parece.

Você precisará de planejamento para as suas redes e conhecimento sobre o assunto que deseja falar.

No mais, basta ter uma boa câmera de celular e uma internet estável, para postar suas fotos e vídeos nos horários certos!

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