5 plataformas de jogos educativos para crianças e adolescentes

Conheça plataformas de jogos voltados para crianças, adolescentes, pré-vestibulandos, pessoas com deficiência e muito mais.

26/03/2021 13:59
...

Como vivemos em tempos de grandes mudanças tecnológicas, a Educação vem se transformando e se aliando, cada vez mais, à Tecnologia.

 

Hoje, com o isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19, essas transformações só aceleraram. Nós já discutimos um pouco sobre isso nos artigos “Quais são os impactos da pandemia na Educação - e como eles podem afetar o futuro” e “Conheça a gamificação, uma técnica que alia Educação à Tecnologia”.

 

No texto de hoje, a Konnet Telecom apresenta cinco plataformas de jogos digitais educativos voltados para crianças e adolescentes. Há uma variedade de plataformas, com objetivos, metodologias e direcionamentos diferentes. Confira:

 

 

  1. Racha Cuca: Você já ouviu falar do Racha Cuca? Essa plataforma educativa é especialmente reconhecida pelos seus jogos de Matemática. Contando com quebra-cabeças, quizzes, sudoku e enigmas, o Racha Cuca disponibiliza jogos que aprimoram as habilidades das crianças em usar a lógica, trabalhar com números e fazer contas com mais eficiência. Mas não é só isso! A plataforma também tem jogos voltados para a Língua Portuguesa (como anagramas, caça-palavras e jogo da forca) e, em seu blog, discute sobre diversas curiosidades, como a cultura dos países, os jogos esportivos, os planetas e outros assuntos interessantes. E as crianças adoram!

 

...

 

 

  1. EduEdu: O EduEdu é uma plataforma voltada para alunos com dificuldades em Língua Portuguesa e Matemática. A partir de uma breve avaliação, a plataforma identifica as principais dificuldades da criança e gera atividades personalizadas, monitorando o progresso do estudante ao longo do ano. Além de tudo isso, o EduEdu conta com um espaço socioemocional, onde a criança tem a oportunidade de reconhecer e registrar suas emoções. A plataforma trabalha com o conceito de gamificação. Desenvolvida pelo Instituto ABCD, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ela é totalmente gratuita e está disponível no Google Play.

 

...

 

 

  1. Ludo Educativo: O Ludo Educativo disponibiliza jogos de todas as áreas do conhecimento, como Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências, Artes, Meio Ambiente e outros. O seu objetivo é que os alunos aprendam com base nos reforços positivos, nas recompensas imediatas e na repetição e que desenvolvam habilidades sociais como o trabalho em equipe. A plataforma também conta com conteúdos para adolescentes e pré-vestibulandos. Os jogos são divididos em dois grupos: Ludo Educa, que desenvolve áreas de aprendizagem específicas, e Ludo Escola, com enfoque em matérias de sala de aula. O Ludo Educativo foi desenvolvido pelo Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e tem o apoio da FAPESP e do CNPq. Uma curiosidade interessante é que a plataforma disponibiliza o jogo Vacinax - Segunda Dose, que ensina à criança sobre o funcionamento das vacinas contra o coronavírus.

 

...

 

 

  1. PlayTable: A PlayTable é uma plataforma de aprendizado baseada na ludopedagogia. Ela é baseada em uma mesa interativa e multidisciplinar, disponível para compra, em que as crianças podem brincar, jogar, explorar, experimentar, se expressar e conviverem juntas. Contando com mais de 700 atividades educativas, entre jogos, livros digitais, clipes musicais e desenhos animados, a plataforma já recebeu diversos prêmios e certificações, além de estar presente em mais de 1200 escolas e ser utilizada por mais de 400 mil alunos. Ela também conta com um blog e com conteúdos especializados para a Educação Especial, com jogos alicerçados na fonoaudiologia e em metodologias específicas para crianças com autismo, Síndrome de Down e outras deficiências; e para crianças em tratamento de saúde, com jogos que ajudam na recuperação de crianças internadas e/ou em rotinas de terapia ocupacional.

 

...

 

 

  1. Qranio: O Qranio é uma plataforma que possui diversas categorias educacionais, tanto por nível de ensino (como Ensino Fundamental e ENEM) quanto por disciplina (como Biologia, Química, Física, Matemática e outras). Depois do cadastro na plataforma, o usuário pode escolher com quais assuntos deseja interagir e optar entre o Modo Individual e o Modo Duelo. Além disso, é possível responder à Pergunta do Dia, uma pergunta aleatória sobre conhecimentos gerais. Baseado na gamificação, cada jogada vale a moeda virtual Qi$, que, futuramente, pode ser trocada por produtos, descontos e vale-compras de lojas parceiras do Qranio. Ah, e, ainda por cima, os alunos ainda podem ganhar prêmios! O aplicativo é gratuito nos três primeiros meses e está disponível para Android e Apple.

 

...

 

 

Gostou das nossas dicas e quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre Tecnologia, Educação, Saúde, Economia, Segurança Digital e Arte e Cultura? Saiba mais acessando o nosso site e as nossas mídias sociais!

 

 

Mais conteúdos que podem te interessar:

 

Conheça a gamificação, uma técnica que alia Educação à Tecnologia

 

Quem foram os inventores das tecnologias que mais usamos hoje?

 

5 aplicativos de Primeiros Socorros que você precisa ter no seu celular