8 fatos (muito) curiosos sobre a Internet

Quem não imagina a própria vida sem a Internet mal pode imaginar as curiosidades que a cercam.

26/04/2021 19:29
Imagem: Pixabay.

Ah, a Internet… O que seria da nossa vida sem ela? É ela que nos mantém informados, que nos entretém, que nos ajuda a estudar e a trabalhar, que nos mantém conectados a quem amamos…

 

Pois é... Quem não imagina a própria vida sem a Internet mal pode imaginar as curiosidades que a cercam. Por isso, a Konnet Telecom preparou uma lista de 8 fatos (muito!) curiosos sobre a Internet.

 

As curiosidades remetem à história da rede, ao seu acesso e muito mais. Leia:

 

 

1. A “mãe” da Internet, ARPANET, foi criada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América (USDOD), na década de 1960. O objetivo principal do USDOD, que fora idealizado pela Advanced Research and Projects Agency (Arpa) e financiado pela Nasa e pelo Pentágono, era criar uma rede de armazenamento de dados que resistisse a um eventual ataque nuclear da União Soviética, durante a Guerra Fria. Você pode saber mais sobre o assunto no artigo “Quem foram os inventores das principais tecnologias que usamos hoje?”, que a Konnet Telecom publicou anteriormente.

 

2. A primeira operação da ARPANET aconteceu em 29 de outubro de 1969, às 22:30 horas, em uma pequena sala da Universidade da Califórnia, no campus Los Angeles (UCLA). Naquele dia, o programador Charley Kline enviou uma mensagem curta para outro computador do Instituto de Pesquisa de Standford (SRI). Em 21 de novembro de 1969, a primeira ligação permanente da ARPANET foi estabelecida e, em 5 de dezembro de 1969, a rede conectou, além das duas instituições já mencionadas, a Universidade da Califórnia em Santa Bárbara e a Universidade de Utah.

 

3. O termo Internet foi utilizado pela primeira vez em 1974, como uma abreviação de “internetworking”. Porém, foi só em 1982 que a Internet, como a conhecemos hoje, foi criada. Naquele ano, a ARPANET foi dividida em duas: a MILNET, dedicada a aplicações militares da Defense Data Network, e a ARPANET, menor e mais nova, para pesquisa e desenvolvimento. Assim, o termo Internet foi utilizado para se referir à rede como um todo. Além do mais, na década de 1990, o conceito de uma rede mundial de Internet Protocol Suite (TCP/IP) foi introduzido.

 

4. A Internet só foi disponibilizada para a população em geral em 1992, pois, naquele ano, surgiram diversas empresas provedoras de acesso à Internet nos EUA. Além disso, o Laboratório Europeu de Física e Partículas (Cern) inventou a World Wide Web (WWW), que é nada mais do que um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet. Assim, a WWW foi a responsável por colocar informações ao alcance de qualquer usuário da Internet.

 

5. A Internet chegou ao Brasil em 1988, por iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). A Embratel passou a disseminar o acesso à Internet em 1995, porém, a exploração comercial dela só foi liberada em 1995. Desde então, surgiram diversas empresas de Telecomunicações interessadas em divulgar o acesso à Internet, como a Konnet Telecom.

 

6. O primeiro site registrado com domínio “.com” na história da Internet ainda está no ar. É o Symbolics.com, que conta, hoje, com um museu digital sobre a história da rede, abordando momentos como a chegada do Wi-Fi, do Google, do YouTube, do Twitter e do Minecraft. Saiba mais em: 3 museus sobre a Internet (e na Internet!) para conhecer, que a Konnet Telecom publicou anteriormente.

 

7. Em 2019, 134 milhões de brasileiros, o que equivale a 74% da população e 71% dos lares do país, tinham acesso à Internet. Os dados são da última pesquisa TIC Domicílios do Centro Regional de Estudos para Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic). Dos 46 milhões de brasileiros restantes, 45% afirmavam que não tinham acesso à Internet porque o serviço é muito caro e 37%, porque não tinham celular, computador ou tablet. Uma em cada cinco pessoas só acessa a Internet através da rede dos vizinhos.

 

8. Já na perspectiva global, 4,1 bilhões de pessoas, ou 53,6% da população mundial, tinham acesso à Internet em 2019. Os dados são da pesquisa “Mensurando o Desenvolvimento Digital: Fatos e Números 2019”, da União Internacional de Telecomunicações (UIT). A pesquisa sugere, também, que 3,6 bilhões de pessoas seguem excluídas da rede, sendo que a maior parte delas são mulheres. Além disso, em 40 dos 80 países pesquisados, menos da metade da população tem conhecimentos básicos de Informática.

 

Imagem: Pixabay.
Imagem: Pixabay.

 

Você gostou das nossas curiosidades e quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre Tecnologia, Educação, Saúde, Economia, Segurança e Arte? É só acessar o site ou as mídias sociais da Konnet Telecom.

 

Mais conteúdos que podem te interessar:

A revolução tecnológica já está acontecendo: saiba tudo sobre a Internet das Coisas

 

Vamos falar sobre cultura do cancelamento na Internet?

 

Conheça 6 mulheres que fizeram (e fazem) diferença na Tecnologia