Tudo o que você precisa saber sobre software

O que é software? Quais são os tipos de software que existem? Para que ele serve? Entenda tudo sobre esse recurso.

18/05/2021 17:50
Imagem: Shutterstock. Uso gratuito.

Ao contrário do que muitos pensam, o software não está presente somente na vida de programadores e de outros profissionais das Tecnologias de Informação.

 

Na verdade, seja na hora do trabalho, do estudo, da diversão ou da comunicação com outras pessoas, o software está sempre presente no dia-a-dia de todos os que têm dispositivos eletrônicos em casa.

 

Mas, afinal, o que é software? Quais são os tipos de software que existem? E para que ele serve?

 

A Konnet Telecom explica tudo isso no artigo abaixo. Acompanhe:

 

 

O que é software?

 

O software representa toda a parte lógica da informática, ou seja, é o conjunto de instruções escritas para serem interpretadas pelo hardware, que são os computadores ou outros microeletrônicos. Em inglês, software significa “programa”.

 

Diferentemente do hardware, o software inclui a parte não-física dos dispositivos eletrônicos, como informações, dados, arquivos, aplicativos e programas.

 

Imagem: Pixabay. Uso gratuito.
Imagem: Pixabay. Uso gratuito.

 

Quais são os tipos de software que existem?

 

Existem diversos tipos de software. Os principais são os softwares de sistemas, os softwares de aplicações e os softwares de programação.

 

Os softwares de sistemas são os softwares encarregados de mediar a comunicação entre o dispositivo eletrônico e o usuário. Eles são a base na qual rodam os outros softwares, como os softwares de aplicação e os softwares de programação. São divididos em dois tipos: os sistemas operacionais, como Windows, Linux, macOS, iOS, Android; e os programas utilitários, que auxiliam na manutenção do dispositivo, como o limpador de disco e os antivírus.

 

Os softwares de aplicações são os mais conhecidos pelos usuários, pois trata-se dos navegadores, aplicativos, jogos, etc. Eles podem executar tarefas diversas, a depender das instruções que recebem. Exemplos clássicos de softwares de aplicações são o Google Chrome, o Firefox, o Safari, o Microsoft Office Word, o Microsoft Office Excel, o Microsoft Office PowerPoint, o Microsoft Office Excel Calc, Microsoft Office LibreOffice Impress, entre muitos outros.

 

magem: Pixabay. Uso gratuito.
magem: Pixabay. Uso gratuito.

 

Os softwares de programação são as ferramentas utilizadas pelos programadores para desenvolver novos programas, por meio de linguagens de programação, como o Java, o PHP, o Python, o Swift e outros. Existem muitos softwares de programação disponíveis para compra, entre eles, o AppCode, o AspMaker e o CodeCharge Studio.

 

Existem, ainda, os softwares de tutorial, que são os programas que auxiliam e ensinam os usuários de outros programas a fazer determinada atividade; os softwares de exercitação, que apostam na interatividade entre usuário e máquina; os softwares de investigação, que buscam dados e informações; os softwares de jogos, voltados para o lazer e para a educação; os softwares de simulação, como simuladores de vôos e gerenciamentos de cidades; os softwares de inteligência artificial, cada vez mais utilizados; os softwares abertos, que dão liberdade de criação ao usuário; entre muitos outros.

 

 

Para que serve o software?

 

O software é o responsável por todas as atividades que fazemos dentro de computadores, celulares, tablets e outros dispositivos microeletrônicos, como acessar à Internet; editar áudios, imagens e textos; comunicar-nos uns com os outros por ligação ou pelas redes sociais; entre muitas outras tarefas.

 

Por outro lado, o software depende do hardware, já que, sem ele, não haveria nenhum equipamento físico no qual os programas pudessem funcionar. Em outras palavras, software e hardware são interdependentes e complementares.

 

Para saber mais sobre o hardware, leia o artigo: “Tudo o que você precisa saber sobre hardware”.

 

 

Você gostou do nosso artigo e quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre Tecnologia? É só acessar o site ou as mídias sociais da Konnet Telecom.

 

Mais conteúdos que podem te interessar:

Entendendo a proteção de dados: você sabe o que é criptografia?

 

A revolução tecnológica já está acontecendo: saiba tudo sobre a Internet das Coisas

 

Conheça o Big Data, o recurso que transformou o mundo dos negócios