Você acabou de chegar em casa do que parecia ser um dia sem fim no trabalho. Ansioso para relaxar por uma hora, você cai no sofá, liga sua nova e brilhante TV 4K e começa a assistir a um episódio da sua série favorita ou aquele filme que você tanto esperava.
A Netflix afirma claramente que está em 4K Ultra HD, mas o que você está vendo parece ter saído da era dial-up, carregado quase na manivela. O que pode ser?
A maioria das pessoas culpam a própria Netflix e logo se distraem nas redes sociais ou em outras atividades, mas a verdade é que existem diversas variáveis que podem acabar com a qualidade do vídeo ou aumentar o tempo de carregamento.
Muitas vezes, é a conexão com a Internet que está entre você e a felicidade 4K Ultra HD, e não a própria Netflix.
Mas calma! Nada de ligar para o seu provedor de Internet sem antes dar uma olhada na sua própria casa. A solução pode ser tão simples quanto ajustar seu limite de dados no Netflix ou reiniciar o roteador.
Vamos começar?
O que pode estar afetando a qualidade da sua transmissão?
Se você estiver com um vídeo borrado ou com baixa qualidade de vídeo durante o streaming da Netflix, isso pode ser causado por sua conexão com a Internet ou por uma configuração na sua conta Netflix.
-
Sua conexão pode ser afetada por outras atividades on-line em sua rede, como jogos on-line, compartilhamento de arquivos ou outras transmissões de vídeo.
-
Se você estiver usando uma rede sem fio não segura, poderá estar compartilhando inconscientemente sua conexão com outras pessoas na sua área.
-
Seu roteador pode estar muito longe da sua TV ou computador, ou podem ter obstáculos para o sinal que estão indo em direção ao seu aparelho.
-
Seu roteador pode estar com algum defeito ou funcionando em uma frequência abaixo da recomendada para seu dispositivo.
-
O seu provedor de serviços de Internet (ISP) pode estar fornecendo uma velocidade de conexão mais lenta que os 2,5 Mbps recomendados.
-
As configurações de transmissão podem estar acima ou abaixo dos formatos suportados pela sua TV, ou dispositivo.
Normalmente, problemas com a qualidade da transmissão da Netflix podem ser resolvidos em casa mesmo, sem a necessidade de esperar o suporte do servidor.
Separamos algumas dicas para te ajudar a encontrar o problema e acabar com ele, para poder assistir a sua série sem interferências!
7 dicas para aumentar a qualidade da Netflix
1. Altere o seu plano para HD ou Full HD
Seu primeiro passo deve ser verificar seu plano e configurações do Netflix.
Provavelmente, seu plano suporta streaming em HD, mas alguns planos permitem apenas streaming em definição padrão, e o streaming em 4K Ultra HD está disponível apenas no plano mais caro, por isso vale a pena conferir pelo menos uma vez.
Se você tem o plano certo, a próxima ordem de operação é ajustar as opções de streaming da Netflix.
Comece abrindo sua conta e, na seção “seu perfil”, encontre as Configurações de reprodução. Aqui, você verá quatro opções diferentes: Baixa , Média , Alta e Automática .
Provavelmente é óbvio o que isso significa, mas aqui está uma visão detalhada de como cada configuração afeta sua qualidade de imagem (e, potencialmente, seu limite de dados).
-
Baixa: a transmissão nesse nível consumirá cerca de 0,3 GB por hora. A transmissão em baixa qualidade forçará o conteúdo a ser reproduzido na definição padrão. Essa é a melhor opção para aqueles com conexões ruins ou para quem está transmitindo com limites de dados.
-
Médio: o streaming de qualidade média marcará o uso de seus dados até cerca de 0,7 GB por hora. Nesse limite, você ainda estará bloqueado na definição padrão.
-
Alto: o streaming de alta qualidade permite que você transmita fluxos HD e 4K Ultra HD com o plano adequado, mas isso também significa que o uso de dados pode variar bastante. Dependendo da sua rede, você pode usar 3 GB por hora para streaming básico de 720p ou até 7 GB por hora para streaming 4K Ultra HD.
-
Automático: como o nome indica, isso permitirá que a qualidade do seu streaming flutue com as velocidades atuais da Internet e a conexão de rede para fornecer a experiência de streaming mais estável. Com essa estabilidade, no entanto, surge uma maior probabilidade de queda na qualidade.
Se você estiver transmitindo em outra opção que não seja Alta, não terá qualidade HD ou 4K Ultra HD da Netflix.
Esteja ciente de que qualquer alteração nessas configurações pode levar até oito horas para entrar em vigor; portanto, se você alternar e não notar uma alteração imediata na fidelidade da imagem, seja paciente.
Mais uma vez, resoluções mais altas de streaming queimam dados como se fossem cobertos com querosene; portanto, tenha cuidado com o uso se você tiver um limite de dados.
2. Verifique se o seu aparelho é compatível com transmissão em HD
Nem todos os dispositivos estão preparados para receber uma imagem em HD ou 4K Ultra.
É sempre válido conferir nas configurações do seu dispositivo quais as configurações máximas de reprodução de vídeo que são suportadas.
Você pode encontrar essas definições no manual de instruções ou pode buscar pelo modelo do dispositivo na Internet.
- Dispositivos que suportam HD, funcionam com vídeos no formato de 1366×768 pixels, em HDR.
- Dispositivos que suportam FullHD, funcionam com vídeos no formato 1920×1080 pixels, em HDR+.
- Dispositivos que suportam 4K Ultra, funcionam com vídeos no formato 3840×2160 pixels, em HDR10+.
3. Ajuste as configurações de reprodução da sua conta
Após verificar quais as configurações de vídeo suportadas por seu dispositivo, é chegada a hora de ajustar nas configurações da Netflix.
Para isso, você vai precisar acessar a sua conta através de um navegador de computador ou celular. As opções de streaming serão sincronizadas apenas com o seu perfil, pois estão nas opções do seu perfil nas configurações. Portanto, certifique-se de escolher (ou alternar) para o perfil correto antes de prosseguir.
Quando estiver na tela de abertura geral do Netflix (home), será necessário abrir o menu de configurações.
Para fazer isso, mova o cursor ou toque no canto superior direito da tela. Isso permitirá que você abra a lista de perfis anexados à sua conta e também a opção de visualizar as preferências da sua conta.
Selecione a opção Conta para fazer exatamente isso.
Nas configurações da sua conta, você pode visualizar suas opções de pagamento, seu endereço de e-mail para a Netflix, modificar seu plano de pagamento e muito mais. Para modificar suas opções de reprodução, role até a parte inferior da página e procure pelas opções “Meu perfil”.
É aqui que você encontra a maioria de suas seleções para alterar o funcionamento da Netflix, incluindo a capacidade de limpar sua lista de assistidos recentemente e alterar a ordem da sua lista – ambas são opções úteis que você deve observar se estiver procurando modifique como o seu perfil do Netflix funciona.
Por padrão, o Netflix define isso como Automático em todos os perfis, o que significa que o vídeo mudará automaticamente com base na qualidade do seu dispositivo de Internet.
Se a sua casa não tiver o suporte de uma conexão rápida o suficiente, não poderá reproduzir vídeo em HD e o Netflix fará o downgrade automático da sua resolução.
4. Evite conectar muitos dispositivos ao mesmo tempo na rede
Conectar vários dispositivos ao mesmo tempo, em uma mesma rede, pode diminuir a velocidade da Internet por “congestionamento”.
Por isso, é recomendável que você proteja o seu roteador com uma senha de acesso ou, em caso de roteador dualband, selecione uma banda específica e com menos dispositivos conectados para utilizar a Netflix.
Para Internet com largura de banda menor que 5 Mb, também é recomendável que você desconecte jogos e downloads durante o carregamento do filme.
5. Verifique a qualidade do sinal de sua rede de Wi-Fi
Se a qualidade da Netflix não está boa, pode ser que o seu dispositivo esteja recebendo um sinal de Internet ruim.
Verifique a distância entre o roteador e os dispositivos, se existe algum obstáculo para o sinal e se as antenas estão posicionadas de forma correta.
Em casas de dois pavimentos, é interessante adicionar um extensor de sinal, para que todos os aparelhos recebam Wi-Fi corretamente.
6. Reinicie o seu modem
Se depois de verificar tudo, a qualidade continua ruim, tente reiniciar o modem.
Muitas vezes, quando o modem se encontra em funcionamento direto por muito tempo, ele começa a “reter dados” como cash, o que diminui a velocidade geral e, consequentemente, a do seu Wi-Fi.
Alguns roteadores ou modem de modelos mais antigos também não suportam o gerenciamento de rede durante muito tempo, o que pode fazer o dispositivo “travar”.
Reiniciar o modem fará com que ele volte a funcionar de forma mais “limpa” o que vai garantir que toda a banda chegue aos dispositivos.
7. Contrate um plano de Internet com maior capacidade
Entrar em contato com o seu provedor de Internet deve ser sempre o último recurso.
Se mesmo depois de verificar todas as possibilidades de interferência de sinal na sua casa, a sua Internet continuar lenta e a Netflix continua em qualidade ruim, significa que está na hora de contratar um plano com largura de banda maior.
Você pode consultar com o seu provedor as possibilidades de upgrade no seu plano ou sair em busca de provedores novos, com planos melhores e preços mais acessíveis.
Aqui na Konnet você encontra planos de Internet fibra óptica ou via rádio, com a velocidade que você precisa e o preço que cabe no seu bolso. Clique aqui e confira o melhor plano para você.Imagem
Conclusão
Se você anda tendo problemas com a qualidade dos vídeos da Netflix, seguir os passos desse artigo pode salvar a sua hora de lazer.
Quando se trata de mau funcionamento de aplicativos de Internet, as possibilidades de interferências são muitas. Culpar somente a Internet ou somente o computador pode ser um erro.
Verifique as configurações de reprodução de vídeo, o sinal do Wi-Fi, a largura de banda correta, a velocidade da Internet e reinicie o modem.
Se nada disso funcionar, entre em contato com um suporte para uma verificação mais profunda da sua rede ou faça o upgrade do seu plano de Internet.
É muito importante que você sempre verifique os fatores externos antes de entrar em contato com o suporte. Em 80% dos casos, o problema pode ser simples de resolver.
Se o seu caso for a largura de banda inadequada para reproduzir os vídeos, você pode considerar trocar o seu plano ou até o seu provedor de Internet.
O recomendável é que você sempre dê preferência para planos de Internet de fibra óptica, já que essa tecnologia é mais confiável e bem mais estável que as demais conexões.
Fale com um de nossos especialistas e conheça todas as vantagens de se ter uma rede de fibra óptica na sua casa!