Como uma empresa de médio ou grande porte, você sabe o quão importante é uma conexão com a Internet confiável.
Mas quando se trata de escolher um provedor de serviços de Internet (ISP), pode ser confuso descobrir qual é o mais adequado para seus requisitos de negócios.
Ter a Internet comercial certa garante que seus funcionários possam manter contato rápido e fácil com seus clientes, stakeholders e fornecedores.
Com tantos ISPs para escolher, é importante dedicar um tempo para considerar qual provedor de Internet oferece o melhor ajuste para sua empresa de médio ou grande porte.
Embora a velocidade da Internet seja crucial para o sucesso dos negócios, também é importante que o seu ISP forneça flexibilidade e escalabilidade para o crescimento dos negócios.
Qual a diferença entre a Internet para empresas e residencial?
Internet comercial tem mais recursos e benefícios do que residencial, e vale o custo mais alto.
A Internet residencial geralmente restringe as velocidades de upload de acodo com cada contrato, enquanto a Internet comercial exige velocidades de upload mais rápidas para executar as operações.
Além disso, os ISPs fornecem serviço garantido e tempo de atividade para a Internet comercial.
Economizar alguns reais agora pode acabar lhe custando mais, porque as diferenças entre Internet comercial e residencial são muitas.
Aqui estão os fatores mais importantes para a sua empresa: Internet empresarial vs. conexão residencial:
Paridade
Os residenciais e até mesmo alguns provedores de Internet comerciais mantêm os preços baixos, oferecendo velocidades de download impressionantemente rápidas, enquanto ignoram suas velocidades de upload muito mais lentas.
Para streaming de filmes e navegação na web, a velocidade do download é importante. Se você está criando conteúdo e precisa entregá-lo aos clientes, a velocidade do upload é realmente importante – o mesmo vale para fazer backup de seus dados fora do local.
As conexões comerciais da Internet geralmente oferecem velocidades idênticas de download e upload, conhecidas como paridade.
Em conexões residenciais, a velocidade de upload otimizada é a norma: 20 Mbps a menos, 2 Mbps a mais é um pacote padrão, que seria anunciado como “20 × 2”, com a velocidade de upload deixada completamente de lado.
Acordos de Nível de Serviço
Um contrato de nível de serviço (ou um SLA) é um contrato entre um provedor de serviços e seus clientes, indicando quais serviços o prestador fornecerá, além de definir padrões de desempenho.
Os provedores de serviços usam SLAs para gerenciar as expectativas dos clientes e para esclarecer quando eles não são responsáveis por problemas ou interrupções de desempenho.
Ao tomar conhecimento desses parâmetros, os clientes comerciais (clientes residenciais geralmente recebem promessas de “melhor esforço”) menos vinculantes sabem o que esperar dos fornecedores e podem compará-los aos SLAs de outros fornecedores.
Os SLAs também definem meios de compensação, caso o nível de serviço não seja atingido, por meio de créditos ou reembolso.
I.P. estático
As conexões comerciais da Internet geralmente vêm com endereços IP (Internet Protocol) estáticos, números permanentes atribuídos pelo provedor de serviços de Internet (ISP).
Se não estiver incluído, você poderá adicionar um IP estático ao configurar seu serviço. Um endereço IP estático também é conhecido como endereço fixo.
Isso é ideal para hospedar um site ou servidor de e-mail a partir da sua localização ou para conectar-se a um servidor na lista de permissões, para que você possa usar um serviço fornecido por outra empresa.
Além disso, se você tiver controles de aquecimento e ar condicionado ou câmeras de vídeo em sua empresa, poderá acessar esses controles remotamente com um IP estático.
As conexões de Internet residenciais geralmente usam endereços IP dinâmicos que são temporários e mudam sempre que o computador ou dispositivo acessa a Internet a partir da sua rede.
O seu ISP configurará isso para que ocorra automaticamente usando um DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol).
Quando se trata de segurança, os IPs dinâmico e estático são comparáveis, desde que você tenha um bom programa de segurança ou firewall instalado.
Rapidez
As velocidades de negócios na Internet tendem a ser duas a cinco vezes mais rápidas que as conexões residenciais, o que significa que mais pessoas podem fazer mais, mais rapidamente.
Vinte funcionários que compartilham uma conexão residencial de 5 Mbps no escritório podem fazer pouco sentido financeiro quando você conta com ela para ajudar a concluir transações e gerar renda.
Por mais irritante que possa ser para você os downloads arrastadores e os uploads eternos de uma conexão residencial mais lenta, eles são ainda mais entediantes para seus clientes.
Pode ser anterior à Internet, mas o velho ditado “tempo é dinheiro” ainda se mantém.
Quais as exigências para contratar um plano de Internet para empresas?
As exigências para a contratação podem variar de empresa para empresa.
Geralmente, é necessário apenas ceder informações básicas para o contrato, como CNPJ, razão social, nome do responsável financeiro, endereço de faturamento e instalação e o dia do vencimento.
Quais são os tipos de Internet para empresas?
Se você não sabia, banda larga é um termo geral que se refere a praticamente qualquer tipo de conexão comercial ou residencial à Internet que seja mais rápido que as antigas conexões lentas de discagem.
Na maioria dos casos, você está conectado a um serviço de banda larga por meio de um conjunto complexo de cabos – de cobre ou de fibra. No entanto, também há banda larga sem fio, que funcionam por satélite.
Escolher o melhor tipo de serviço de Internet envolve analisar cada tipo de conexão, seus benefícios e falhas. Abaixo estão as principais conexões com a Internet, para que você possa encontrar uma que seja adequada para sua pequena empresa.
Linha de Assinante Digital (DSL)
O DSL é uma conexão de Internet de banda larga fixa de alta tecnologia, mas de alta velocidade, que viaja ao longo das linhas telefônicas de cobre.
A tecnologia de dois fios permite que a conexão forneça Internet de banda larga sem qualquer interferência do serviço telefônico.
Suas instalações estão conectadas ao serviço por meio de um modem DSL, ao qual você conecta dispositivos de escritório por meio de redes locais ou sem fio (LAN).
O DSL é ideal para os seus negócios se você realizar uma navegação na web leve a moderada, backups na nuvem e compartilhamento de arquivos.
Essa conexão também pode suportar videoconferência e streaming de áudio e apresenta velocidades rápidas de download.
Internet a cabo
A mesma conexão que permite que as pessoas mudem da National Geographic para a ESPN por vários anos também pode trazer conectividade de banda larga à Internet para seus negócios.
A banda larga por cabo geralmente está disponível por meio de cabos coaxiais, mas as novas tecnologias agora usam conexões coaxiais de fibra híbrida (HFC).
A Internet a cabo é ideal para os seus negócios se você moderar o compartilhamento de arquivos, a navegação na web e os backups online.
Também é um tipo de conexão eficiente quando você precisa usar serviços de VoIP e streaming de áudio HD, além de apresentar velocidades moderadas de upload e downloads rápidos.
Internet de fibra
A conectividade de fibra óptica à Internet é um dos novos participantes no mundo da banda larga.
Essa tecnologia oferece velocidades incrivelmente rápidas e as pequenas empresas podem confiar solidamente nela para suas atividades diárias. Infelizmente, esta tecnologia está disponível em algumas áreas nos Estados Unidos.
A fibra ótica é a solução de Internet certa para os seus negócios, se você costuma navegar intensamente na web, fazer backups on-line e compartilhar constantemente arquivos no Drive e outros.
Além disso, esse é o melhor tipo de conexão com a Internet para streaming de áudio HD frequente, serviços VOIP, servidores de hospedagem e serviços complexos baseados em nuvem.
Satélite
Se a sua empresa estiver localizada em uma área remota ou rural que não tem acesso a serviços de Internet fixa, como cabo, fibra ou DSL, a Internet via satélite salvará o dia.
Na maioria dos casos, seu ISP instalará um prato receptor apontando para o céu, como uma antena de parabólica.
O prato obtém dados de satélites órbita no espaço na forma de frequências de rádio, que são traduzidas para sinais da Internet por um modem em seu escritório.
Infelizmente, a atual tecnologia de Internet via satélite não pode oferecer velocidades tão rápidas quanto o cabo ou DSL, ou algo próximo do que a fibra traz.
Por outro lado, o satélite oferece cobertura nacional sem a necessidade de acessar um serviço de Internet fixo.
3 dicas para escolher o melhor plano de Internet empresarial
Além de saber tudo o que nós já colocamos neste artigo, você também precisa saber exatamente o que analisar na hora de fechar um plano empresarial.
Se você pensou em olhar apenas o valor mensal, saiba que não vale a pena. Existem outros aspectos que devem ser considerados e que vamos te explicar o porquê:
1. Analise a qualidade da conexão
A primeira característica que você deve analisar é a qualidade da conexão. Grandes ISPs oferecem planos aparentemente vantajosos, com preços baixos, mas já parou para se a conexão é realmente estável?
Grandes provedores costumam acumular diversos clientes, o que pode congestionar as linhas e causar lentidão na conexão – principalmente em horários de pico e finais de semana.
Além disso, algumas empresas ainda não oferecem conexões de fibra óptica, o que pode diminuir consideravelmente o pacote de dados recebido na sua empresa, em relação ao que foi assinado.
O ideal é que você consulte empresas, de preferência locais, com conexões de fibra óptica – ou via satélite quando for o caso.
Aqui a Konnet, oferecemos diversos planos de fibra óptica, para você escolher o que cabe nas atividades e no bolso da sua empresa.
2. Pesquise as operadoras
Nem sempre aquele plano maravilhoso que você viu na Internet vai estar disponível no seu endereço. Algumas empresas de Internet atendem uma região limitada ou apenas algumas areas da sua cidade.
Por isso, é muito importante que você considere fazer uma pesquisa aprofundada sobre as empresas que disponibilizam o serviço para a sua região.
Analise as operadoras levando em conta as avaliações dos usuários, os planos disponíveis, as opções de servidores particulares, a distância entre a sua empresa e o servidor e, se possível, consulte qual a operadora as empresas da sua região utiliza.
3. Fique atento aos custos adicionais
É sempre bom ficar atento às famosas letrinhas miúdas dos contratos. Algumas empresas já aderiram à prática de cobrança por franquia, o que adiciona custos à sua conta caso você ultrapasse o limite mensal, ou corta a sua conexão ao final do pacote.
Consulte a equipe de vendas e peça os detalhes do plano, antes de fechar o contrato. Em caso de cobrança por franquia, é melhor repensar.
Outro custo que pode vir escondido no seu contrato é o de instalação e do modem. Esses custos costumam vir dissolvidos na fatura mensal e, se você não observar, vai pagar a mais.
O ideal é verificar todos os custos, desde a instalação até a manutenção da sua Internet, pacote de dados e em caso de pontos de Internet adicional.
Fale com os especialistas da Konnet para saber todos os detalhes dos nossos planos!
Como escolher o melhor plano de Internet para empresas?
Agora que você sabe o que está vendo, precisará examinar os diferentes pacotes e ofertas.
Suas opções variam muito, dependendo da sua localização. Isso torna difícil dar conselhos gerais nesta etapa, mas aqui estão algumas considerações importantes:
Pacotes
Muitas empresas de cabo oferecem pacotes com diferentes combinações de serviços de telefone, Internet e televisão.
Pense bem antes de se inscrever nessas transações em massa; as empresas costumam tentar vender mais e atrair clientes com mais serviços.
Você realmente precisa de um telefone fixo? Você consegue sobreviver com a transmissão de televisão do seu novo serviço de Internet, em vez de um pacote completo a cabo? Em algumas situações, agrupar serviços pode fazer sentido, mas pesar o custo e o valor antes de decidir.
Desconfie do upsell em geral: saiba exatamente o que deseja antes de se inscrever e não fique tentado até fazer sua pesquisa sobre um “acordo”.
Promoções
Muitas vezes, você poderá encontrar promoções para atrair novos clientes, digamos, um ano de serviço de Internet a R$99 por mês, em vez de R$150.
Você pode encontrar bons preços com essas ofertas, mas verifique se está pronto para pagar o preço total ou cancelar o serviço no final do período promocional.
Negocie
Um recurso que muita gente não conhece é a negociação. Cerca de 40% dos clientes que tentam negociar os valores cobrados mensalmente por planos de Internet, conseguem reduzir os custos ou melhorar as vantagens.
Conclusão
Agora que você já sabe como escolher o melhor plano de Internet para sua empresa, está na hora de sair em busca do plano ideal para o seu negócio.
Consulte as melhores operadoras, compare preços e condições e converse com os consultores, para entender melhor as condições de contrato.
Aqui na Konnet, a nossa equipe está sempre disponível para te ajudar a encontrar o plano ideal para a sua empresa.
Clique aqui para falar com um especialista e entender melhor todos os planos e condições!